Últimos artigos
Alta do preço do aço para as montadoras elevaria valor de carro em médio prazo 29/03/2011
Camas de bronzeamento artificial são cancerígenas, diz pesquisa 22/09/2009
Financiamento habitacional cresce mais que o saldo de todas as operação de crédito 22/09/2009
Bernardo diz que Brasil já saiu da crise financeira 22/09/2009
Liquidações nem sempre dão direito a trocas 21/09/2009
Selo vai identificar produtos da agricultura familiar 21/09/2009
Sopas prontas: cuidado com o sódio 21/09/2009
Speedy: Relatório considera "insuficientes" medidas da Telefônica 21/09/2009
Abusos das operadoras de telefonia lideram reclamações no Procon 21/09/2009
Defesa do Consumidor analisou 14 propostas no 1º semestre 21/09/2009
Aproveite o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, para colocar em prática alguns hábitos que previnem doenças e melhoram a qualidade de vida.
Existem hábitos simples que não custam nada, são rápidos, e que são capazes de evitar um mal-estar – como uma dor de cabeça – ou até mesmo doenças mais graves – como hipertensão e diabete. Lembrar que esses hábitos podem ser adotados a qualquer hora é sempre importante – e o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje, é a data perfeita para isso. Criada em 1950 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a comemoração tem como objetivo alertar a população sobre os principais problemas da saúde pública, prevenção de doenças e qualidade de vida.
Consultar um médico a cada dois anos também é importante. “A partir dos 20 anos, já é possível identificar algumas tendências genéticas. A qualidade de vida na terceira idade depende do que fazemos durante a juventude. Não dá para perder tempo”, lembra o médico.
Alimentação
Para garantir um futuro saudável, não é necessário abdicar dos prazeres à mesa, mas não custa nada seguir algumas regras. “Comer três frutas ao dia, além de verduras cruas no almoço e no jantar é o mínimo que se pode fazer para garantir a ingestão diária de vitaminas e minerais. Beber muita água também é fundamental para a absorção de vitaminas hidrossolúveis (B e C). Comer pelo menos uma castanha ou uma amêndoa por dia, também faz muita diferença. Elas regulam os hormônios sexuais, fornecem energia e ômega 3, responsável por aumentar o bom colesterol”, conta a nutricionista Marilize Tamanini, que garante: “O melhor moderador de apetite do mundo não custa nada. Para combater a obesidade, basta fracionar as refeições. Comer pequenas quantidades cinco ou seis vezes por dia é o segredo.”
Sem dores
Quer saber como combater dores musculares e de articulação? Antes de levantar da cama, dê uma boa espreguiçada e alongue pernas, braços, pescoço e costas. “Para aumentar a oxigenação muscular, evitar o enrijecimento, melhorar a postura e estimular a circulação sanguínea, alongue-se com movimentos leves durante cinco ou dez minutos”, orienta a fisioterapeuta Juliane Maes.
Prestar atenção na postura durante o período de trabalho e não fugir da ginástica laboral oferecida pela empresa têm o poder de prevenir desvios de coluna – escoliose, hiperlordose e hipercifose –, além das lesões, como as causadas por esforço repetitivo. Respirar corretamente, com o uso do diafragma, também faz “milagres”. “Ajuda a oxigenar as células do corpo, fortalece os músculos que sustentam a coluna e diminui os níveis de estresse”, enumera Juliane.