Telefone: 51 3217.754
Outros artigos do mesmo autor
Reforma PolíticaDireito Eleitoral
A previdência social em época de crise Direito Previdenciário
A nobreza do votoDireito Eleitoral
Prevenção como meio de evitar as drogas no território escolarDireito Educacional
Consultas Eleitorais e sua importância!Direito Eleitoral
Outras monografias da mesma área
A estrutura organizacional da Justiça Eleitoral brasileira
A nova tipificação da denunciação caluniosa com finalidade eleitoral
REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO
RORAIMA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
OAB-RS cria Centro para a qualificação da advocacia
Merecidas férias aos advogados
O Voto Obrigatório na visão do Estado Democrático de Direito
Artigo fala sobre um livreto disponibilizando, passo a passo, todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral
Texto enviado ao JurisWay em 09/01/2012.
Para que a Justiça Eleitoral possa realizar eficientemente suas atividades, necessita de colaboradores, em especial no dia da eleição, quando se observa inúmeros cidadãos prestando serviços a essa Justiça especializada.
É de grande importância, cada vez mais, que as pessoas tenham ciência da atividade desenvolvida por esse órgão do Poder Judiciário, que tem como função garantir a segurança e normalidade da seção eleitoral, possibilitando ao eleitor manifestar, de forma tranquila, livre e soberana seu direito de votar.
Como tal, a Justiça Eleitoral vem desenvolvendo ações de forma a divulgar o seu trabalho, como o Programa Brasil Eleitor, veiculado em emissoras de televisão do País e, ainda, na TV Justiça, que visa prestar informações à população brasileira, tornando-a mais próxima dessa Justiça Especializada, com conhecimento de temas que a envolvem, autorizando tornar-se mais ciente de suas responsabilidades.
Ainda com esse objetivo, foi lançada, recentemente, a Carta de Serviços, que se constitui em um livreto editado em papel reciclável, disponibilizando, passo a passo, todos os serviços prestados pela Justiça Eleitoral, facilitando o acesso ao que é oferecido, como pré-atendimento eleitoral, Título Net, alistamento eleitoral, transferência, revisão, segunda via de título eleitoral, certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais, certidão de filiação partidária, situação do título e local de votação, justificativa eleitoral, eleitor com deficiência, eleitor no exterior e serviços disponíveis na Central do Eleitor.
Conforme o Presidente da Corte Eleitoral, Ministro Lewandowski, a ideia da Carta de Serviços é consolidar, em um único local, todas as informações e auxiliar o eleitor naquilo que pode, eventualmente, consistir a sua dúvida ou dificuldade.
Evidentemente que esse serviço também estará disponível em um ambiente virtual, no site do Tribunal Superior Eleitoral, na opção de serviços ao eleitor, bem como haverá Cartas de Serviços Regionais, que disponibilizam dados completos sobre os cartórios e atendimento ao público nos 27 Tribunais Regionais Eleitorais.
Essas iniciativas devem ser referenciadas e, ainda, seguidas, posto que a informação é o âmago para a perfeita utilização dos serviços disponibilizados.
Lizete Andreis Sebben
Advogada e ex-Juiza do TRE/RS
lizasebben@terra.com.br
www.lizetesebben.com.br
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |