JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Camila Carvalho Rabelo
Estudante do Curso de Direito da Faculdade AGES, Estagiária do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

A socialização do Estado é indispensável num Estado Democrático de Direito?

Texto enviado ao JurisWay em 12/09/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A socialização do Estado é indispensável num Estado Democrático de Direito?

 

 

 

Camila Carvalho Rabelo

Acadêmica de Direito da Faculdade AGES

 

 

 

As garantias constitucionais sobrepõem o individualismo, uma vez que, torna o homem um ser mais sociável, pois o Estado procura satisfazer as suas vontades de forma que promova o desenvolvimento de tal ser. Sendo imprescindível o estabelecimento de normas para reger a sociedade, oriundas da necessidade de se concretizar a igualdade, concomitante com a intervenção do Estado Democrático de Direito, no qual o poder emana do povo, para resultar numa transformação de grande relevância para o todo. 

Sabemos que o Estado Democrático de Direito advém das relações sociais existentes, pois o poder político é exercido pelo povo, é a questão de uma democracia de representatividade que induz a toda uma sociedade ser comovida e passando a construir laços de união para um almejado objetivo, ter pessoas que a representem para fazer valer seus direitos e deveres, questão essa que reflete na presença deste Estado em nossa Constituição.

Mesmo acreditando que com a evolução da participação popular, no momento em que designa ao Estado uma soberania com capacidade de monitorar as normas bem como sua aplicação, defendo que é necessária à socialização do Estado, já que o Estado é constituído das necessidades de uma sociedade em busca de se construir uma organização para que exista uma convivência igualitária e digna, é importante o modo que se propaga o Estado Democrático de Direito, com fins da democracia. Porém, o que se é conceituado, não é praticado, uma vez que, a sociedade através do seu exercício político elege representantes, mas esses na prática em sua grande maioria, não exercem o seu papel, o qual foram remetidos, sendo o ponto da minha inquietação e assim, preservar a idéia de que faz-se indispensável a socialização do Estado.Até porque se não houver tal manifestação por parte de cada cidadão, não vamos conseguir progredir e alcançar um verdadeiro Estado de Direito Democrático.

Tal socialização requer um maior conhecimento e consciência dos problemas sociais tanto quanto econômicos do povo, não só por parte da sociedade que gera o Estado como também por parte de que a representa. Uma questão muito complexa, a qual vale salientar é que o povo limita-se o seu papel enquanto cidadão e mostra-se submisso ao Estado, ente o qual fazemos parte e que sem nossa existência ele não seria criado. Por mais que a demanda da sociedade aumente com o passar do tempo, isso visa e solicita uma maior exigência de proteção para com o cidadão, porém em momento nenhum deve ser submisso ao Estado.

Com base na obra: Estado Governo Sociedade de Bobbio, que relata movimentos políticos e em vários pontos dicotomias que fazem passagem das diversas formas políticas e governo, porém para se chegar a alguma conclusão deve ser entendido a sociedade.

Assim sendo, na dicotomia entre público e privado e suas vertentes, faço alusão às sociedades iguais (privado) e sociedades desiguais (público), a primeira reflete numa formação igualitária enquanto a segunda existe o papel de subordinação entre governantes e governados, a qual eu repudio e afirmo que um Estado deve ser firmado de acordo com os princípios da democracia, mas vale ressaltar a existência de respeito mútuo entre governantes e governados de modo que não exista tal subordinação referida anteriormente e sim, uma reciprocidade de cumprimento de seus direitos e deveres que são estabelecidos por esta harmonia legal. Não é porque um grupo se encontra num status digamos que um tanto superior, pois está governando uma sociedade, que deve usar desse artifício para infirmar os que compõem o resto da sociedade, mesmo porque todos são iguais perante a lei, portando de todos os seus direitos.

Sobre a sociedade civil, destaca Bobbio, tudo aquilo que excede no âmbito o qual se exerce o poder estatal, ainda nesse pensamento, tem-se Marx que se refere a essa sociedade como infra-estrutura e ao Estado como superestrutura, porém essa pormenorização me faz refletir e concordar o que foi relatado no livro d Bobbio, pois a sociedade civil é o local onde surge e desenvolve os problemas sociais, econômicos, políticos que é dever do Estado contornar todas as situações de modo a ficar mais cômoda para toda a sociedade.  Então não a sociedade não pode ser submissa ao Estado, pois eles atuam concomitantemente, havendo dependência entre as partes. Daí origina a permeação do Estado pela sociedade.

Bobbio analisa a sociedade em suas passagens, pois antes o Estado era considerado um englobador das partes, mas com a sociologia houve uma inversão, sendo o Estado estudado como subsistema da sociedade.

As diversas formas do Estado ao se chegar no representativo, caracteriza o reconhecimento de direitos, o qual não dá espaço a um Estado Totalitário, já que no primeiro todos são dotados de direitos e vontade de fazer cumprir, enquanto este último infere na socialização de um Estado Democrático.

O Estado Democrático de Direito, deve estar longe de se deixar dominar pelos princípios da Ditadura seja moderna ou antiga, pois só visam os interesses dos governantes, e sim procurar fazer valer o seu papel de cidadão formando através de suas relações sociais uma ligação com o Estado e implantar a socialização dos representantes bem como “tocar” na consciência dos mesmos em busca de um Estado que seja governado realmente pela sociedade.

O Estado é formado por nós cidadãos e deve ficar explicito que do mesmo jeito que existe um representante, esse mesmo pode ser abdicado de sua função desde que não satisfaça aos objetivos da sociedade e ainda salientar que os cidadãos devem sempre aflorar a sua consciência crítica e lutar pelos seus direitos e deveres, partindo de participação e vontade particular para se fazer a diferença e resultar em transformações em toda a sociedade.    

É da relação entre o povo que se forma o Estado, tem-se que o mesmo centraliza todos os poderes a ele designados e que por esta razão deve salientar o princípio da legitimidade da vontade geral em busca de um objetivo que é saber da experiência do cotidiano.

Aristóteles dizia que o homem sempre detém o poder e por isso são corrompíeis, e é o homem que gera o Estado, baseando nestas palavras, é que o Estado Democrático de Direito deve fazer valer esse seu poder e programar a aplicação de direitos que se encontram deturpados e ocasionam prejuízos no que se refere a dignidade humana um princípio de fundamental importância para a constituição de uma sociedade e estado. E por fim ter acesso ao benefício e serviço prestado que o Estado proporciona.

O rumo diverso que se tem tomado devido às desigualdades existentes, implica que o Estado deve ser permeado pela sociedade, tendo como pretensão de assegurar os direitos humanos dentro de toda sua totalidade, entre todos os sujeitos para a proteção de tudo que condiciona a vida humana.

 

 

REFERÊNCIA

 

BOBBIO, Noberto. Estado, Governo, Sociedade: Para uma teoria geral da política. Tradução de Marcos Aurélio Nogueira. 11ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. 173p.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Camila Carvalho Rabelo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados