JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Joaquim Das Neves Celestino Neto
Estudante,Direito,Faculdade Ages.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Internacional Público

A Convenção de Ottawa e os princípios fundamentais, sonho ou realidade?

Texto enviado ao JurisWay em 07/07/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A Convenção de Ottawa e os princípios fundamentais, sonho ou realidade?

 

 

                                                                                                     Joaquim das Neves Celestino Neto

                                                                                          Acadêmico(a) de Direto da Faculdade AGES

 

         Há muito tempo vem se questionando, indagando, e refletido o que seria estes tais princípios fundamentais, direitos agregados em um texto constitucional, ou mera predisposição textual impregnada no seio de nossa sociedade global, que se pauta corriqueiramente nesse contexto de princípios fundamentais, ai vem uma prever e simples indagação onde estão estes tais princípios, surreais talvez, que diariamente são esquecidos nos mais diversos e longínquos  cantos do planeta, seja nas misérias enfrentadas pelos africanos, seja no descaso com os Haitianos povos que parecem que foram esquecidos pelo tempo suplantados em um passado escravocrata, miserável, irreconhecíveis pelos direitos humanos e fundamentais, repudiados pelo globo e esquecidos pelo governo e pelas grandes potências. 

      Os direitos humanos em síntese são à expressão de direitos validos em todo o globo, precisamente direitos inerentes a todos os povos sem qualquer distinção, em qualquer tempo ou sem cunho de determinação temporal, advindos da própria subjetividade ou natureza humana, sendo, invioláveis, intemporais e universais. Enquanto que os direitos fundamentais são aqueles juridicamente constitucionalizados garantidos em um documento, objetivamente vigentes em uma ordem sócio-jurídica, sendo o reconhecimento, em plano jurídico das prerrogativas fundamentais destinadas ao cidadão.

   Ambos de fácil e total interpretação, e o por quê? De tal, falta no contexto social global, de princípios tão basilares, inerentes a figura humana, sem contar que tais países, e muitos outros ainda sofrem com o efeito destrutivo das minas antipessoas, resquícios oriundos das grandes guerras mundiais, mesmo com princípios fundamentais e direitos humanos e a Convenção de Ottawa, grande responsável pela amenização do uso das minas, o esforço é louvável, mas ainda muito aquém do necessário, em média países da America do Sul, precisamente, mas diversos países espalhados pelo globo ainda sofre com tais, armas, que seivam o futuro e o presente de muitas pessoas sem diferenciar homem, mulher, criança, rico, pobre, apenas com uma simples função destruir a quem ou o que a tocar. Para alguns o primeiro passo foi dado, e com certeza foi mesmo com a convenção de Ottawa, mais para muitos não foi, foi apenas uma desculpa ou mero encargo de consciência, a proposta e muito plausível e necessária, importante ao extremo, mas ainda falha do ponto de vista global e necessariamente ao ponto de vista pelo qual se desenvolveu a sociedade global, onde ideais construtivos de igualdade, fraternidade, e liberdade, evoluíram, modificaram e transformaram-se em inúmeras vitorias para o homem em sua totalidade. Talvez a aplicação da convenção em correlação com os direitos humanos e princípios fundamentais, ainda esteja presa aos preceitos capitalistas de nossa sociedade, que mesmo com tal evolução ainda se prende ao preconceito emanado pelo  valor material, em detrimento de uma vida semelhante.    

    Cabe ressaltar que modificações muitas ocorreram em méritos da convenção de Ottawa e com a pregação dos direitos fundamentais, e obvio que a passos muito simples, quase imperceptíveis, mas que trazem algum alivio para tais países do globo em especial o nosso, vitórias se conquistam com simples gestos ou ações que transbordam e transparecem no futuro do ceio social, alguns incongruências ainda existe tanto do ponto de vista social, global e precisamente político em relação ao descaso que assolam tais países, documentos legislativos existe aos montes com tipificações as mais diversas possíveis e necessárias, mais ainda se pregam a dissídios oriundos de más administrações. Por natureza o homem esboça uma finalidade e predisposição a paz, ao bom convívio, ao entrosamento com outras pessoas, pelo seu fator agregar conhecimentos e dos mesmos produzir e melhorar o seu meio e respectivamente evoluir com tais aprendizagens, apenas se vêm presos a um sistema imaturo e talvez imperfeito que almeja evoluir e transpor suas deficiências.

      As predisposições deliberadas pelos princípios fundamentais e a Convenção de Ottawa, são uma realidade boa e prospera virtualmente necessária, e abstratamente visível, que precisam ser melhorada, ou melhor, utilizada de forma correta ou apenas do jeito pela qual as mesmas se propuseram a configurar, para que os mesmos sonhos que as foram delineadas possam ser realizados em um futuro próximo, deixando de lado as barreiras do passado e promulgando novas ações para o futuro de paz, e prosperidade social, intelectual e humanitária.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

   VIEIRA, Gustavo Oliveira Vieira. INOVAÇÕES EM DIREITO INTERNACIONAL: um estudo de caso a partir do Tratado de Ottawa. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

 

    VADE MECUM/ obra coletiva de autoria da Editora Saraiva com colaboração de Antonio Luiz de Toledo Pinto, Márcia Cristina Vaz dos Santos Windit e Livia Céspedes- 8 ed. Atual. E ampl.- São Paulo: Saraiva. 2009.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Joaquim Das Neves Celestino Neto).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados