JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Luciana Moraes Do Nascimento Argôlo
Advogada Militante nas áreas de Direito Civil, Trabalhista e Consumidor. Mediadora Extrajudicial pela International Observatory of Justice. Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UF/SE). Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (UF/SE). Master in Business Administration (MBA) em Administração, Gestão e Marketing do Negócio Jurídico pela Faculdade Legale/SP (2020). Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes/RJ (2017). Especialista em Advocacia Trabalhista pela Universidade Anhanguera-UNIDERP (2013). Bacharela em Direito pela Universidade Tiradentes. Atuou como Secretária Geral da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/SE no triênio 2019-2021. Atuou como Membra da Comissão de Juizados Especiais da OAB/SE no triênio 2019-2021. Professora, Palestrante e Autora de Artigos Jurídicos e científicos. Web site: http://moraesadvocaciaeconsultoria.blogspot.com.br

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito do Trabalho

Empregados Rurais: As Principais Diferenças e Semelhanças entre os direitos conquistados pelos Empregados Urbanos

O presente artigo tem por escopo identificar as principais diferenças existentes entre os direitos conquistados pelos empregados urbanos e rurais nos moldes da Lei Maior e da legislação infraconstitucional.

Texto enviado ao JurisWay em 31/05/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Inicialmente, importante tecer algumas considerações gerais acerca do tema, pois somente com a promulgação da Lei Maior de 1988, é que os direitos trabalhistas dos empregados rurais equipararam-se aos empregados urbanos (art. 7º CF/88). Porém, há algumas peculiaridades importantes que não se pode deixar de ressaltar, tendo em vista, principalmente, a natureza das atividades aqui estudadas.

As ressalvas aqui citadas estão contidas na lei 5.889/73, que dispõe sobre as normas reguladoras do trabalho rural. Nota-se, que os requisitos ensejadores da Relação de Emprego permanecem os mesmos, quais sejam, pessoalidade, subordinação, habitualidade e onerosidade. A diferença encontra-se, tão somente, no aumento ou diminuição de alguns dos direitos equiparados pela Constituição Federal.

A primeiro ponto a destacar será no tocante a identificação da figura do empregado e empregador rural.

 A lei 5.889/73, em seu artigo 2º, destaca que o “Empregado rural é toda pessoa física que, em propriedade rural ou prédio rústico, presta serviços de natureza não eventual a empregador rural, sob a dependência deste e mediante salário”. Logo, o primeiro ponto a destacar neste artigo é que o empregado rural será aquele que prestar serviços ao empregador rural.

Assim, para melhor entendimento do conceito acima, deve-se, antes de tudo, entender que é o empregador rural. Nessa linha de raciocínio, o artigo 3º da referida lei destaca com precisão. Veja-se:

Art. 3º - Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa física ou jurídica, proprietário ou não, que explore atividade agroeconômica, em caráter permanente ou temporário, diretamente ou através de prepostos e com auxílio de empregados.

                       Diante de tal conceito, cabe aqui frisar que mesmo que o prédio seja localizado em área urbana, o empregado será rural, se sua destinação envolver exploração agrícola ou pecuária. Sendo assim, o empregado que presta serviço ao empregador rural no âmbito residencial será considerado empregado doméstico, haja vista o fim não lucrativo.

Visto o conceito de empregado rural a algumas considerações iniciais, cabe aqui tecer as principais diferenças no tocante aos direitos do empregado rural.

Primeiro ponto a destacar é no tocante ao intervalo intrajornada. Veja-se que no artigo 5ª da lei específica, o legislador determina que: “Em qualquer trabalho contínuo de duração superior a seis horas, será obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação observados os usos e costumes da região, não se computando este intervalo na duração do trabalho (...)”.

De uma simples análise, percebe-se que o legislador não estabelece duração mínima para o intervalo intrajornada, ficando a critério e em conforme os usos e costumes da região. Porém, recentemente, o TST por meio da súmula 437, estabeleceu intervalo de no mínimo 1 (uma) hora para jornadas superiores a 6 (seis) horas de labor, sob pena de pagamento de horas extras, equiparando assim, com os empregados urbanos.

Já em relação ao aviso prévio, uma pequena diferença coexiste entre os empregados urbanos e rurais. Como sabido, o aviso tem por escopo auxiliar o empregado na busca de um novo emprego, caso o aviso tenha sido dado pelo empregador. Nesse interim, o empregado rural terá direito, caso dispensado sem justa causa, à redução de um dia de trabalho por semana, conforme assim dispõe o artigo 15 da lei estudada, enquanto o empregado urbano terá direito a redução de duas horas diárias ou sete dias corridos.

“Art. 15 da lei 5.889/73. Durante o prazo do aviso prévio, se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, o empregado rural terá direito a um dia por semana, sem prejuízo do salário integral, para procurar outro trabalho”.

Outra diferença bastante peculiar é no tocante a hora noturna, pois a lei 5.889/73 estabelece em seu artigo 7ª que “considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuária”, enquanto para o empregado urbano, o horário noturno se inicia às 22 horas até às 5 horas do dia seguinte, conforme artigo 73 da CLT.

Não obstante a diferença em relação aos horários noturnos dos respectivos empregados, o legislador estabeleceu outra diferença marcante, qual seja, o valor do adicional noturno, pois enquanto para o empregado urbano o valor equivale a 20% (vinte por cento), para o empregado rural a porcentagem é de 25% (vinte e cinco por cento).

Ainda em conformidade com a lei 5.889/73, outra diferença existente entre os direitos dos empregados urbanos e rurais é no tocante ao salário utilidade, pois enquanto a legislação prevê a possibilidade de desconto do salário mínimo para pagamento das utilidades em até 25% para habitação e 20% para alimentação para o empregado urbano, o empregado rural prevê a possibilidade de desconto de 20% para moradia e 25% pelo fornecimento de alimentação sadia e farta, atendidos os preços vigentes da região, conforme assim estabelece o artigo 9º da lei em tela.

Por fim, não se pode deixar de citar o contrato temporário rural vez que houve, recentemente, uma pequena alteração, sendo, portanto, de suma importância para o presente estudo.

Conforme o artigo 14-A da lei em estudo, o produtor rural pessoa física poderá realizar contratação de trabalhador rural por pequeno prazo para o exercício de atividades de natureza temporária.  A contratação será limitada ao período máximo de 2 (dois) meses dentro do período de 1 (um) ano, sob pena do contrato ser convertido em contrato de trabalho por prazo indeterminado, assim determina a lei.

Observa-se que o artigo aqui mencionado vaticina que tal contrato deverá ser celebrado entre o trabalhador rural e o produtor rural (pessoa física). Pois do contrário, produtor rural (pessoa jurídica), terá contrato regido nos moldes dos artigos 12 a 14 da referida lei.

Logo, com base nos institutos aqui estudados, notória as conquistas recentes dos empregados rurais, equiparando-se seus direitos aos dos empregados urbanos, principalmente, após a promulgação da atual Constituição Federal, que buscou acima de tudo, direcionar estes direitos à realidade dos trabalhadores.

 

Bibliografia:

MIESSA, Élisson; CORREIA, Henrique. 5a ed.: Rev., amp. e atual: COLEÇÃO TRIBUNAIS E MPU - PROCESSO DO TRABALHO, 2016.

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Luciana Moraes Do Nascimento Argôlo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados