JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Exame de Ordem: dilemas e desafios


Autoria:

Gisele Leite


Professora universitária com mais de uma década de experiência em magistério superior, mestre em direito, mestre em filosofia, graduação em direito pela FND-UFRJ, graduada em Pedagogia pela UERJ, conselheira do INPJ.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Análise sobre o exame de Ordem(OAB) sua constitucionalidade, desafios e dilemas.

Texto enviado ao JurisWay em 11/04/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 

Foram as recentes transformações ocorridas na sociedade contemporânea que tanto endossam a relevância da educação jurídica do Brasil.

 

É interessante, no entanto, observar que o ensino jurídico é mais propriamente debatido mais no âmbito da educação do que no do Direito.

 

Cabe esclarecer que a educação é fato social intimamente ligado com a estrutura sócio-econômica. E o conhecimento e sua produção é objeto de estudo que precisa ser dialético para de fato acompanhar a realidade.

 

A criação dos primeiros cursos de Direito no país só se confirmou sob a notória influência do direito português sem representar os interesses do bem comum da coletividade, portanto, as diretrizes forasteiras herdadas encontraram logo um tom discricionário com relação ao povo nativo, revelando-se mais comprometidas com a estrutura elitismo do poder.

 

A educação brasileira no período Brasil - Colônia encontrava-se muito atrasada se comparada com outras colônias e, possuía relação direta com a atuação jesuítica em nosso ensino.

 

Necessitava na época  Portugal de passar da etapa mercantil para a industrial o então, Rei de Portugal (Dom João V) nomeou o Ministro, o Marquês de Pombal com o fito expresso de recuperar a economia e modernizar a cultura lusitana.


Entre as pretendidas mudanças constavam as reformas na seara educacional, cabendo a instauração de um novo sistema de ensino.


Desta forma, quem tinha boas condições financeiras para custear de curso superior, ia para a Europa, e, especialmente para Coimbra[1]. Entre os bem nascidos o curso mais procurado e recomendável era de fato o de Direito pois lhe franqueava os quadros da vida pública.

 

Na Reforma pombalina produzira várias mudanças na educação que culminaram com a expulsão dos jesuítas e finalmente passando a educação para o controle do Estado.

 

Com a expulsão dos jesuítas em 1759 e a posterior transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808, passou-se quase meio século que se caracterizou pelo caos e da decadência do ensino colonial.

 

Porém, nem a debandada em massa dos padres da Companhia de Jesus e, nem as reformas pombalinas lograram êxito em romper a unidade social e cultural dada pela idéia religiosa e mantida pela mesma concepção de vida e de cultura e mantida pelo mesmo regime social e econômico.

 

Assim o astuto Imperador Dom Pedro I inaugurou os cursos de Direito nas cidades de São Paulo e de Olinda para que funcionasse exatamente nos mosteiros dos padres franciscanos e beneditinos pois valorizavam sempre o conhecimento e a formação intelectual.

 

Os critérios de admissão no curso na época eram ter a idade mínima de quinze anos e serem aprovados nos testes preparatórios. O curso representava um firme meio de ascensão social principalmente no cenário político.

 

No bojo político liderava o ideal individualista com objetivo assentado na liberdade, na segurança e na propriedade.  A perfeita sintonia existente entre o bacharelismo com o liberalismo justificava o interesse pela supremacia da ordem legal constituída (Estado e Direito) e pela defesa dos direitos individuais e dos sujeitos habilitados à cidadania sem prejuízo do Direito à propriedade privada.

 

Somente após dezesseis anos da criação dos cursos jurídicos, no ano de 1843, por decreto de Dom Pedro II, o Instituto dos Advogados do Brasil - IAB que passou a representar os interesses da advocacia.

 

No governo de Getúlio Vargas através do Decreto 19.408 de 1930 foi instituída a OAB e, em 1931 através da reforma Francisco Campos vieram várias medidas entre essas a criação do Estatuto das Universidades Brasileiras e, o curso de Direito passou a ser dividido em bacharelado e doutorado.

 

Na era Vargas, a educação era considerada um problema nacional o que vai credenciar cada vez maior intervenção do governo federal nos diferentes níveis de ensino e uma crescente centralização do aparelho educativo.

 

No referido Estatuto constava a exigência de um rol de cinco cursos (Letras, Engenharia, Medicina, Educação e Direito) com a imperiosa necessidade de ter pelo menos três destes cursos para se constituir uma universidade.

 

Em 1945 com o fim do Estado Novo fora aprovado o decreto que dava autonomia administrativa, didática e financeira nas universidades.

 

Em 1962 após a promulgação da Lei 4.024 que fixou as diretrizes e bases da educação nacional[2] deixando o curriculum de ser imposto pelo Estado sendo atribuição do Conselho Federal da Educação e as Instituições de Ensino.

 

Com a atual Constituição Federal Brasileira (de 1988) significativos avanços com relação ao ensino e aprendizagem, passando as universidades gozar de autonomia didático –científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

 

O Exame de Ordem trata então de promover a aferição teórica ( em sua primeira fase) e prática ( em sua segunda fase) de quem concluiu a graduação em Direito.


Conforme bem elucidou o Ministro Luiz Fux o exame de suficiência é uma condição para o exercício da advocacia pelo qual se verifica se bacharel possui qualificação técnica mínima para exercer a profissão.

 

A liberdade de exercício profissional, trabalho ou ofício resta condicionada ao atendimento das qualificações profissionais que a lei estabelecer.

 

A lei in casu é o EOAB, ou seja, a lei federal Lei 8.906, de 04 de julho de 1994. Prevê o Provimento 81/1996 que o exame deva ser prestado perante o Conselho Seccional do Estado onde o graduado conclui efetivamente o curso de Direito, salvo a prova do domicílio.


Também aquele que sofre de incompatibilidade por exercer cargo ou função poderá prestar o exame de ordem e sua aprovação é registrada em certidão que valerá por tempo indeterminado.

 

Houve a ressalva que fora realizada pela Resolução 02/1994 ( que regulou as disposições transitórias) editada pelo Conselho Federal da OAB eu prevê a dispensa do exame aos bacharéis concluintes do estágio forense em data anterior a 04/07/1994.

 

O exame de Ordem ocorre normalmente até três vezes ao ano, nos meses de março, agosto e dezembro realizado em período único em todo território nacional.

 

Na segunda fase do Exame de Ordem que propõe uma avaliação prática é permitida a consulta à legislação, a doutrina e ao repertório jurisprudencial, exceto a literatura contendo formulários e modelos de peças processuais.

 

Seu resultado é divulgado na sede do Conselho Seccional ou da subseção delegada após a  homologação da Comissão de Estágio e do Exame de Ordem.

 

Cabendo recurso em caso de erro de contagem de pontos para atribuição de nota; porém a decisão da Comissão da OAB é de caráter irrecorrível.

 

É vedada a divulgação dos nomes dos reprovados que poderão repetir o exame vedada também a dispensa de provas.

 

O Brasil já reconheceu o direito de postular em juízo até mesmo quem não tinha o bacharelado em Direito, eram as execráveis figuras dos rábulas ou provisionados.  Isso se deu na época do Império e no início da República.

 

Tal tarefa coube inicialmente a IAB e, posteriormente, a OAB, até que finalmente e felizmente foi extinta.

 

A origem[3] próxima da presente exigência da prova de suficiência técnica para a inscrição nos quadros da OAB surgiu com a Lei 4.215/1963 (lá em seu art. 48, III) e que exigiu o requisito de aprovação no exame ou comprovação do exercício de estágio forense para viabilizar o exercício da advocacia.

 

Ainda na regência do atual EOAB, a lei 8.906/94 o bacharel poderia optar entre o estágio profissional ou a prova de conhecimentos jurídicos, o que perdurou somente até 1996.

 

Constata-se que é relativamente recente a exigência do Exame de Ordem (quinze/dezesseis anos) muito embora o teste de conhecimentos já exista há quarenta anos.

 

A necessidade do Exame do OAB se reforçou principalmente diante a grande proliferação dos cursos jurídicos no Brasil (em particular nessas duas últimas décadas), e, infelizmente sem serem dotados de qualidade de ensino essencial para a formação adequada do profissional então baseada tão somente no baixo investimento representado pela velha fórmula “cuspe e giz”, o que produz uma fraude.

 

Pois se vende o sonho de ser advogado e até galgar as mais nobres carreiras jurídicas para finalmente entregar-se o pesadelo frustrante de ser mais um mero bacharel reprovado no Exame de Ordem.

 

Reparem que existem atividades que são permitidas e franqueadas ao bacharel em Direito, inclusive a nobre função de magistrado, bem como delegado de polícia.

 

É curial frisar que os cursos de Direito graduam apenas bacharéis em direito, sendo indispensável para ser advogado a efetiva aprovação no Exame Ordem (em suas duas fases consecutivas).

 

 

Acirrada polêmica sobre a constitucionalidade do Exame de Ordem foi finalmente aplacada com a recente decisão por unanimidade do STF no dia 26 de outubro de 2011, no Recurso Extraordinário 603.583/RS.

 

Segundo a referida decisão, o Exame de Ordem é um instrumento correto para aferir a qualificação profissional, e tem por fim garantir as mínimas condições para o exercício da advocacia além de proteger a sociedade.

 

Cruéis e duvidosos interesses mercantilistas das péssimas escolas de Direito e a reação equivocada de alguns acadêmicos se voltaram contra o Exame de Ordem principalmente os que não pretendem investir com seriedade em qualidade de ensino.

 

É natural que o Exame de Ordem provoque a melhoria de qualidade de ensino jurídico esmerando-se em ter melhor corpo docente, melhores instalações, melhor atualizado acervo bibliográfico e estágio forense adequado.

 

Portanto, a seleção promovida pelo Exame de Ordem se inclui certamente entre as qualificações profissionais exigidas pela lei brasileira até porque a Constituição Federal não contempla a liberdade absoluta para o exercício de profissão, trabalho e ofício.

 

Em quase todos os países do mundo existem as provas de suficiência, que além de serem sérias e objetivas, são conjugadas com estágios forenses comprobatórios.[4]

 

No Reino unido há a exigência para ser barrister que é advogado para os tribunais superiores que prestará exame perante uma das quatro Inn of Court e se submeterá a um total de dois exames. (prova escrita e oral).

 

E, para ser solicitor que é advogado nos juízos e tribunais inferiores prestar exame perante as Law Societies (as Sociedades de Advogados) além do estágio comprobatório.

 

Em França, vige igualmente a exigência da prova através de dois exames para obtenção do C.A.P.A. (Certificat d’aptitude à la profession  d´avocat ) e ainda outro exame realizado um ano após de prática profissional de duração mínima de dois anos em diversos órgãos públicos e variadas áreas do Direito.

 

Apesar da liberdade de exercício profissional ser importante direito fundamental, intimamente ligado à personalidade, é pressuposto da plena realização da vida, não vige entre nós, a liberdade absoluta, e no julgamento do STF, ao entender finalmente ser constitucional do Exame de Ordem se pode afinal entender que a dimensão da relevância do exercício profissional, da advocacia ultrapassa a esfera individual, atingindo o coletivo, e rendendo homenagens justas ao mais alto valor da existência, ou seja,  ao princípio da dignidade humana, possibilitando a efetiva formação profissional capaz de bem desempenhar sua missão social e ainda garantir-lhe o merecido sustento ( para si e sua família).

 

Portanto, é perfeitamente lícita a imposição estatal do Exame de Ordem posto que não seja irrazoável e nem desproporcional, e principalmente em face do intrínseco valor social do trabalho ( que é fundamento da república brasileira) e por esse acarretar assunção de riscos a serem suportados pela coletividade, que se justifica plenamente a limitação do acesso à profissão em prol do interesse coletivo.

 

Lembremos que o mau ou despreparado advogado pode provocar o injusto perecimento de direitos vindo seriamente a comprometer a cidadania e a manutenção do Estado de Direito.

 

É verdade que ao refletir sobre os meios alternativos à medida restritiva impondo ao Poder Público a escolha do método menos gravoso aos direitos fundamentais, é o que nos informa o subprincípio da vedação do excesso (que normalmente é bem traduzido pelo adágio de Jellinek “ não se abatem pardais, disparando canhões”).

 

Ademais, como é sabido, o poder de polícia pode ser exercido concomitante , prévio ou posterior ao ato de conduta, sendo justificável porém frustrante a fiscalização em um movimento subseqüente quando então já fora consumado o dano à coletividade.

 

O advogado ocupa fundamental papel para a boa saúde do Estado Democrático de Direito, eis que é especialmente encarregado de irromper a inércia prevista no art. 2º do CPC Brasileiro e principalmente por deflagrar o controle de legalidade e constitucionalidade perante os juízos e tribunais de todo país.

 

Por isso, o art. 133 da CF/1988 bem elucida ser o advogado indispensável à administração da justiça, sendo esta bem de primeira necessidade. O Exame de Ordem está perfeitamente coerente com a garantia constitucional de acesso à justiça, à tutela jurisdicional efetiva e feite em duração razoável.

 

Observem que a presença do advogado é constante em todos os tribunais pátrios (exceto no STF para o qual a indicação do Presidente da República é livre desde que observados os requisitos do art. 101, caput da CF/1988) e ainda integram os colegiados como o Conselho Nacional de Justiça – CNJ e o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP.

 

Concluímos então que a relevância social da advocacia é imensa, o que por si só é hábil a consagrar e credenciar a necessidade do exame de suficiência da OAB.


Vejam que nos casos de corretores de imóveis dos músicos e dos jornalistas não há risco à coletividade daí a Suprema Corte brasileira ter adotado outra posição, principalmente quanto a exigência do diploma superior de jornalismo.

 

É pura falácia enganadora a afirmação de que a existência do Exame de Ordem fere a autonomia universitária ou signifique reserva de mercado de trabalho posto que não afete a validade dos diplomas reconhecidos e registrados pelos cursos superiores de Direito.

 

Positivamente, cabem as organizações e autarquias profissionais implementarem o poder de polícia prévio sobre as profissões que regulam, sendo constitucional e legítima que a OAB tenha como atribuição de promover de forma privativa a seleção dos advogados no Brasil.

 

Em verdade, a unanimidade da decisão do STF sobre a constitucionalidade do exame de Ordem só faz majorar a grande responsabilidade da OAB que reconhecidamente exerce com isenção e imparcialidade uma função pública, no sentido de cada vez mais aperfeiçoar a prova na busca mais precisa e escorreita de qualificação mínima para o exercício da advocacia.


O exame de Ordem procura pois preservar e melhorar a faculdade de Direito que é o palco da cidadania e, essa, na concepção de Hannah Arendt se traduz no “direito a ter direitos”.

 

E alguns incautos poderia ainda perguntar: - e para que servem os direitos?

 

É justamente para garantir que o dado da existência seja reconhecido e não resulte apenas do imponderável da amizade, da simpatia ou do amor no estado de natureza, eis o porquê os direitos são tão necessários.

 

É preciso para boa defesa dos direitos vivenciarmos os dilemas e vencer todos desafios para que a justiça e a cidadania sejam preservadas.

 

 

 

Referências

 

LÔBO, Paulo Luiz Netto. Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB, 3ª. edição revista e atualizada. São Paulo, Editora Saraiva, 2002.

 

ALMEIDA, Guilherme Assis. Martha Ochsenhofer. Ética e Direito: uma perspectiva integrada. São Paulo. Editora Atlas, 2002.

 

MAMEDE, Gladston. Fundamentos da legislação do advogado. São Paulo. Editora Atlas, 2002. ( Série Fundamentos Jurídicos).

 

Nery Junior, Nelson e Rosa Maria de Andrade Nery. Constituição Federal Comentada e Legislação constitucional. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 2006.

 

FAGUNDES, Rita de Cássia. Ensino jurídico e Exame de Ordem: história, dilemas e desafios. Disponível em: www. histedbr.fae.unicamp/acer-histedbr/.../ vJ8HigaS.pdf  acesso em 15/01/2012.

 

ARENDT. Hannah. A condição humana Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

 

HAIDAR, Rodrigo. Exame de Ordem é constitucional decide o Supremo. Disponível em: http://conjur.com.br/2011/-out-26/exame-ordem-constitucional-decid ... acesso em 15/03/2012.

 

DE FREITAS, Vladmir Passos. A terceirização da culpa nas profissões jurídicas. Disponível em: HTTP:// www.conjur.com.br/2012/-mar-11/segunda-leitura-terceirizacao - culp ... acesso em 15/02/2012

 

Recurso Extraordinário 603.583 Rio Grande do Sul. Relator: Ministro Marco Aurélio. Julgamento em 26/10/2011 Publicado em 25/11/2011. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/estfvisualizadorpub/jsp/consultarprocessoeletronico/ConsultarProcessoEletronico.jsf?seqobjetoincidente=3773044

acesso em 12/12/2011.

 

 



[1]  Daí a expressão ensino coimbrão que significa um ensino dogmático e tecnicista.

[2]  A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional é a lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Vide seu teor no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

[3]  A fonte mas antiga do Exame de Ordem remonta as Ordenações Filipinas ( Livro 1, Título 48) que já exigia  prova de suficiência para os que almejasse ser procuradores na Casa de Suplicação.

[4]  Lembremos que no Brasil, o estágio não é supletivo ao Exame de Ordem, cumpre função pedagógica necessária para a boa formação prática do estudante do direito e para permitir a inscrição no quadro de estagiários da OAB.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Gisele Leite) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados