JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA COMO MECANISMO DE LEGITIMAÇÃO DO DIREITO PENAL


Autoria:

Priscila Cerqueira De Almeida


Advogada militante na cidade de Feira de Santana - BA, graduada pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus-BA

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Da aplicação e execução das penas e o sistema carcerário brasileiro

Os princípios e garantias processuais penais diante do procedimento administrativo penitenciário

O QUE VEM A SER CASTRAÇÃO QUIMICA E PEDOFILIA

O USO DOS ANTECEDENTES CRIMINAIS NO TRIBUNAL DO JÚRI

CUSTOMIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS ATRAVÉS DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA GESTÃO DAS PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS

O carimbo em cédulas de dinheiro configura crime? Quem fizer ou receber essa cédula perde esse dinheiro? A pessoa que carimbar ou utilizar cédula carimbada pode ser presa?

AS GERAÇÕES DAS LEGISLAÇÕES DA LAVAGEM DE DINHEIRO

A controvertida in(constitucionalidade) da Lei nº 11.340/2006 nos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher

Drogas Sintéticas

Tríplice normativa. Um pacote de bondade?

Mais artigos da área...

Resumo:

O texto aborda o princípio da insignificância como um instrumento capaz de "dar vida" aos verdadeiros objetivos do Direito Penal, resgatando sua natureza fragmentária e subsidiária.

Texto enviado ao JurisWay em 23/09/2010.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

          Um olhar atento à realidade do sistema penal brasileiro, pautado no descrédito dos cidadãos, afogamento do Judiciário, falência do “sistema” carcerário – para ficar nos exemplos mais corriqueiros – é capaz de diagnosticar a necessidade premente de retomar questões de base e, sobretudo, (re)pensar as finalidades do Direito Penal.

          O fato é que o Direito Penal existe para tutelar os bens jurídicos mais relevantes, aqueles sem os quais a vida em sociedade seria impossível. E mais, essa tutela só será invocada quando, acionadas, as outras searas do direito mostrarem-se incapazes de dar a proteção devida aos respectivos bens jurídicos. Daí dizer-se que a proteção penal é fragmentária e subsidiária.

          A existência do Direito Penal proporciona a redução ou contenção da violência estatal, pois, enquanto o Estado intervém para impor o castigo a alguém, o Direito Penal estabelece um freio para essa violência, uma “barreira” para o jus puniendi, que se consubstancia nos limites estabelecidos pela Constituição e pelo direito penal objetivo, ou seja, pelo conjunto de regras objetivas que disciplinam esse poder de punir.

          Ademais, serve para prevenir a vingança privada, primeira fase de reação ao delito em toda história, e hoje proscrita. Com a implantação das regras de direito penal, o Estado avocou o monopólio da justiça, cabendo a ele definir crimes, impor e executar as penas, pondo fim ao caráter vingativo da sanção.

          Finalmente, o aparato penal proporciona um conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito e no processo penal, começando pela garantia mais elementar, qual seja o princípio da legalidade, seguida do direito à ampla defesa, contraditório e devido processo legal.

          É de ver-se que a razão de ser do Direito Penal foge dos desvirtuamentos simbólicos e das funções promocionais que se desenvolvem paralelamente às suas finalidades oficialmente queridas.

          Está definitivamente proscrita a idéia de pena como um castigo imposto ao infrator. Ademais, a utilização do Direito Penal como instrumento apto a acalmar a ira da população e promover o “bem social” à custa de uma desenfreada inflação legislativa é ilegítima e totalmente dissonante do verdadeiro fim do Direito Penal.

          As tendências atuais apontam para a aplicação de um Direito Penal Constitucional, de feição nitidamente garantista, deixando-se de lado o sistema penal legalista (formalista), segundo o qual o Direito resumia-se apenas ao que estava escrito na lei.

          Nas palavras de Luiz Flávio Gomes:

Considerando-se que a Constituição contém inúmeros preceitos que direta ou indiretamente conformam ou modulam o sistema punitivo, dela parece lícito inferir (desde logo) um conjunto de postulados político-criminais genéricos que devem demarcar o âmbito da atuação concreta (primeiro) do legislador e (depois) do juiz. As leis penais devem, assim, ser elaboradas, interpretadas e aplicadas de acordo com a Constituição. (GOMES, 2004, p. 34). 1

          Nesse diapasão, o princípio da insignificância revela-se como mais um instrumento capaz de “dar vida” às verdadeiras finalidades do Direito Penal, funcionando como um desses postulados político-criminais consubstanciado na forma de princípio, mesmo implícito, como assevera Luiz Flávio Gomes.

          À medida que obstrui a entrada de delitos de pouca monta no aparato judiciário, aqueles que o legislador, ao prescrever a conduta típica não teve a intenção de punir, mas pelas dificuldades em prever a infinitude dos casos concretos acabou por formalmente tipificar, o princípio da insignificância se mostra como uma verdadeira válvula de resgate da legitimidade do Direito Penal, garantindo a efetiva aplicabilidade das leis penais, sem excessos que contrariem a própria razão de ser desta seara do Direito.

          Nesse sentido, interessante se faz registrar as conclusões de Vico Mañas:

Ao realizar o trabalho de redação do tipo penal, o legislador apenas tem em mente os prejuízos relevantes que o comportamento incriminado possa causar à ordem jurídica e social. Todavia, não dispõe de meios para evitar que também sejam alcançados os casos leves. O princípio da insignificância surge justamente para evitar situações dessa espécie, atuando como instrumento de interpretação restritiva do tipo penal, com o significado sistemático e político-criminal de expressão da regra constitucional do nullum crimen sine lege, que nada mais faz do que revelar a natureza subsidiária e fragmentária do direito penal. (MAÑAS, 1994, p. 56). 2

          Sendo assim, é de concluir-se que a adoção do princípio da insignificância diminui o campo de atuação do Direito Penal, em franca reafirmação ao caráter fragmentário e subsidiário, reservando-o apenas para a tutela jurídica de valores sociais indiscutíveis. A uma, destina-se a corrigir a imperfeição do processo legislativo que, por tipificar abstratamente as condutas, acaba incriminando comportamentos que não chegam a macular a ordem jurídica e social. A duas, presta-se a dirimir a divergência entre o conceito formal e o conceito material de delito, pois a redação do tipo penal pretende certamente incluir somente prejuízos que, de fato, lesionem a ordem jurídica, porém não pode impedir que entrem em seu âmbito os casos leves.

 

1. GOMES, Luiz Flávio. Direito Penal: parte geral - introdução. 2 ed. rev. São Paulo: Revista dos Tribunais; IELF: 2004

2. VICO MAÑAS, Carlos. O principio da insignificância no Direito Penal. Disponível em:

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Priscila Cerqueira De Almeida) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Comentários e Opiniões

1) Delleon (06/10/2010 às 16:17:01) IP: 189.107.244.76
Somente a título de enriquecimento:
O princípio da Insignificância reside dentro da Tipicidade Penal.
A Tipicidade Penal por sua vez é gênero donde são espécies a Tipicidade Formal e a Tipicidade Conglobante. Só há que se falar em Tipicidade Conglobante quando houver a existência da Antinormatividade mais a Tipicidade Material, que, por sua vez, é onde reside de fato o princípio em tela.
Em se tratando de patrimônio, só se aplicará aos bens que tiverem um respectivo valor de troca, ou seja, aqueles que forem economicamente apreciáveis (ex: um livro). Nos bens que tiverem valor de uso não incidirá a aplicação do princípio, pois, não há que se falar em valor economicamente apreciável (ex: livro autografado por Rogério Greco).
Portanto, ao se referir como "casos leves" em seu artigo, a douta advogada presumia-os como crimes de pequena monta, o que, por sua vez, não o são.
Os mesmos, quando analisados sob o prisma da insignificância, são conhecidos como fatos de bagatela, destarte, uma vez que a conseqüência jurídica da adoção do princípio é afastar a tipicidade por falta de tipicidade material, logo não há que se falar em crime; impedindo desse modo a permanência ou entrada destes em seu âmbito. (GRECO, Rogério. Direito Penal: Parte Geral - 10ª ed. Niterói /RJ - Ed. Impetus)
Ou o fato será típico e penalmente sancionado, ou será atípico, quando da aplicação do Princípio da Insignificância. Ausente a Tipicidade Material no caso, não há que se falar em Tipicidade Conglobante; se não há Tipicidade Conglobante, não haverá Tipicidade Penal; sem Tipicidade Penal o fato é atípico, se o fato é atípico, não há CRIME.
Portanto, não há que se falar em "casos leves". Ou houve a atuação do Princípio da Insignificância no caso, stricto sensu, ou não.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados