Endereço: Av Oceânica Edf Atlantic Tower, 1450 - Ondina
Bairro: Ondina
Salvador - BA
40180-010
Telefone: 71 30145337
Outros artigos do mesmo autor
O Instituto da Desapropiação a luz do Estatuto da cidadeDireito Administrativo
Outros artigos da mesma área
Mandado de Segurança - Direito Liquido e certo - Conceito
O Papel dos Agentes Públicos na Sociedade
O papel das agências reguladoras nos dias atuais
Responsabilidade Extracontratual do Estado
CONVÊNIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - ALGUMAS QUESTÕES PONTUAIS
A PRIVATIZAÇÃO DE EMPRESAS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO
A PUBLICIDADE NO REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES SOB PONDERAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Resumo:
1.1. INTRIDUÇÃO;
A Constituição da República de 1988, no artigo 7°, arrola os direitos sociais dos empregados urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
Texto enviado ao JurisWay em 19/05/2010.
Última edição/atualização em 08/09/2020.
Indique este texto a seus amigos
Teoria da ascensão em cadastro de reserva
Primeiramente, vale ressaltar que, no concurso da Policia Militar, o ingresso para a entidade, se faz através de cargo de soldado da Policia Militar. Ele sendo aprovado, será submetido a concursos internos para promoções de soldado para sargento, sargento para tenente, tenente para capitão, capitão para major, major para tenente coronel e tenete coronel para coronel.
O que vem a ser a teoria da ascensão em cadastro de reserva aplicada ao caso concreto. Veja bem, o STJ, entende que candidatos aprovados em concurso público dentro do cadastro de reserva, tem direito subjetivo a nomeação, ou seja, qualquer vaga que surja durante o prazo de validade do concurso, como por exemplo, aposentadorias, promoções, exonerações, óbitos, etc, ocorrerá uma vacância, Surgindo assim vagas para os candidatos.
No caso concreto, se morre um tenente coronel, automaticamente, o coronel assumirá essa vaga, que automaticamente, sobrará uma vaga de coronel, onde o major será promovido, sobrando a vaga de major, será promovido o capitão, sobrando a vaga do capitão, será promovido o tenente, sobrando a vaga do tenente, será promovido o sargento, e sendo o sargento promovido, restará a vacância para o soldado.
Daí atrairíamos a teoria da ascensão em cadastro de reserva, que se aplica ao caso concreto em relação aos BGOs, anexados nos autos. Sendo assim há vaga suficiente a todos os candidatos.
Teoria elaborada por Dr. Paulo Sérgio de Araujo Macedo
OAB/BA 41.964
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |