Outros artigos do mesmo autor
DIREITOS SOCIAIS E A REALIDADEDireito Constitucional
Outros artigos da mesma área
A exigência da certidão de antecedentes criminais como condição para admissão no emprego
ACIDENTE DO TRABALHO E SUAS FRAGILIDADES
A CONDIÇÃO DE EXPATRIADO E SEUS REFLEXOS PERANTE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
DO MONITORAMENTO NO AMBIENTE DE TRABALHO COM A INSTALAÇÃO DE CÂMERAS
OS DIREITOS HUMANOS NA VISÃO DO RAMO DO MERCADO DE TRABALHO E A EFICACIA SOCIAL E JURIDICA.
Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho
Diaristas: Ausência de liame empregatício.
Trabalho escravo no século XXI.
Resumo:
O objetivo central desse trabalho é avaliar o reconhecimento da importância dos direitos trabalhistas mesmo numa conjuntura econômica desgastada e sem grandes espectativas.
Texto enviado ao JurisWay em 09/09/2009.
Última edição/atualização em 11/09/2009.
Indique este texto a seus amigos
Denise Cristine Borges
Especialista em Direito do Trabalho
Mestranda em Desenvolvimento Regional
Os direitos trabalhistas foram obtidos através de anos de luta dos sindicatos, manifestações de trabalhadores e pressões sobre a política de exploração dos empregados. A legislação taxada de "protecionista" é fruto da tentativa de compensar posições antagônicas e desiguais, tentando proporcionar ao trabalhador uma situação de equidade nas relações de trabalho.
O trabalhador, que emprega sua força de trabalho em proveito do empregador, que colabora com a atividade econômica, muitas vezes é colocado como empecilho ao desenvolvimento social e econômico, sob a afirmação de que a manutenção do seu salário e respectivos direitos trabalhistas é extremamente oneroso. Então, aquele sujeito que sacrifica as melhoras horas de seu dia, os melhores dias de toda a sua vida, em proveito do crescimento de seu empregador transforma-se em vilão. Culpa da crise econômica? Certamente, a crise econômica não tem relação alguma com o reconhecimento e a manutenção dos direitos regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho e demais leis trabalhistas. Dessa forma, torna-se incompreensível a tentativa de flexibilização dos direitos trabalhistas em épocas de crise econômica.
Está tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei n°. 1987/2007 , o qual prevê a revogação dos primeiros 642 artigos da CLT. Cabe esclarecer que, tal proposta, sob o argumento de beneficiar as relações entre empregado e empregador, vem retirar da lei alguns dos dispositivos de maior importância, tais como o direito a aviso prévio indenizado (art. 487),o direito a períodos de descanso (arts. 66 a 72), o direito a férias anuais (arts. 129 a 138), dentre outros que teriam sua regulamentação realizada através de negociações coletiva. Diante de situações de crise é considerado normal o governo tomar atitudes de impacto, na maioria das vezes sem reflexões adequadas, as quais podem causar estragos enormes nas relações sociais e no próprio Estado. É necessário uma maior fiscalização acerca dos direitos trabalhistas alcançados, para que a classe trabalhadora não tenha seus direitos, os quais mesmo diante da legislação protecionista já são desrespeitados, extintos em benefício da minoria detentora do poder.
Comentários e Opiniões
1) Madileidesan@hotmail.com (23/09/2009 às 17:00:11) ![]() para que serve o inss e quais são que ele tras para o ser humano ,suas vantagens e o que ele faz.. gostaria de uma possivel ajuda e conto com a colaboraçao sem mais ,quanto ao comentario eu achei hiper legal e muito interessante | |
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |