envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
DIREITOS SOCIAIS E A REALIDADEDireito Constitucional
Outros artigos da mesma área
A Jurisdição do Trabalho e o Trabalho da Jurisdição
Carência da ação em razão da ausência de vínculo de emprego ou de relação jurídica de trabalho
DO CABIMENTO DO RECURSO ADESIVO COM AS CONTRARRAZÕES EM RECURSO INTERPOSTO NA JUSTIÇA DO TRABALHO
Empregado Doméstico e a Lei Complementar 150/2015
ADICIONAL NOTURNO - TRABALHO NOTURNO
Mídia Eletrônica / Redes Sociais Como Meio De Provas Na Justiça Do Trabalho.




Resumo:
O objetivo central desse trabalho é avaliar o reconhecimento da importância dos direitos trabalhistas mesmo numa conjuntura econômica desgastada e sem grandes espectativas.
Texto enviado ao JurisWay em 09/09/2009.
Última edição/atualização em 11/09/2009.
Indique este texto a seus amigos 
Denise Cristine Borges
Especialista em Direito do Trabalho
Mestranda em Desenvolvimento Regional
Os direitos trabalhistas foram obtidos através de anos de luta dos sindicatos, manifestações de trabalhadores e pressões sobre a política de exploração dos empregados. A legislação taxada de "protecionista" é fruto da tentativa de compensar posições antagônicas e desiguais, tentando proporcionar ao trabalhador uma situação de equidade nas relações de trabalho.
O trabalhador, que emprega sua força de trabalho em proveito do empregador, que colabora com a atividade econômica, muitas vezes é colocado como empecilho ao desenvolvimento social e econômico, sob a afirmação de que a manutenção do seu salário e respectivos direitos trabalhistas é extremamente oneroso. Então, aquele sujeito que sacrifica as melhoras horas de seu dia, os melhores dias de toda a sua vida, em proveito do crescimento de seu empregador transforma-se em vilão. Culpa da crise econômica? Certamente, a crise econômica não tem relação alguma com o reconhecimento e a manutenção dos direitos regulamentados pela Consolidação das Leis do Trabalho e demais leis trabalhistas. Dessa forma, torna-se incompreensível a tentativa de flexibilização dos direitos trabalhistas em épocas de crise econômica.
Está tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei n°. 1987/2007 , o qual prevê a revogação dos primeiros 642 artigos da CLT. Cabe esclarecer que, tal proposta, sob o argumento de beneficiar as relações entre empregado e empregador, vem retirar da lei alguns dos dispositivos de maior importância, tais como o direito a aviso prévio indenizado (art. 487),o direito a períodos de descanso (arts. 66 a 72), o direito a férias anuais (arts. 129 a 138), dentre outros que teriam sua regulamentação realizada através de negociações coletiva. Diante de situações de crise é considerado normal o governo tomar atitudes de impacto, na maioria das vezes sem reflexões adequadas, as quais podem causar estragos enormes nas relações sociais e no próprio Estado. É necessário uma maior fiscalização acerca dos direitos trabalhistas alcançados, para que a classe trabalhadora não tenha seus direitos, os quais mesmo diante da legislação protecionista já são desrespeitados, extintos em benefício da minoria detentora do poder.
Comentários e Opiniões
| 1) Madileidesan@hotmail.com (23/09/2009 às 17:00:11) para que serve o inss e quais são que ele tras para o ser humano ,suas vantagens e o que ele faz.. gostaria de uma possivel ajuda e conto com a colaboraçao sem mais ,quanto ao comentario eu achei hiper legal e muito interessante | |
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |