JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Foi ofendido na internet? Saiba como proceder. Nova modalidade de crimes: os cibernéticos


Autoria:

Alexsandro Rúdio Broetto


Alexsandro Rúdio Broetto, Fundador da Rúdio Advocacia, Possui 10 anos de carreira na Advocacia. Atualmente é Mestrando com graduação em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV) e Pós-graduação - título Especialista em Direito do Consumidor e Ciências Criminais. Aprovado em seu primeiro exame da Ordem dos Advogados - OAB/ES. Advogado convidado por jornais impressos e televisivos para conceder entrevistas sobre matérias jurídicas de sua expertise. Possui grande experiência profissional, pois atuou em grandes escritórios e Departamentos Jurídicos, dentre eles: Assessor do Escritório Ramacciotti Advogados Associados (Vitória-ES) e Procuradoria Geral do Estado (ES): Assessor exclusivo do Procurador Dr. Jasson Hibner do Amaral na PGEES. Realizado vários Projetos de pesquisa e Recebeu Prêmios durante sua trajetória acadêmica e Profissional.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

INCORPORAÇÃO DE REDE ELÉTRICA PARTICULAR POR CONCESSIONÁRIA OU PERMISSIONÁRIA DE ENERGIA ELÉTRICA - OFENSA AO DIREITO DE PROPRIEDADE - INDENIZAÇÃO - PRAZO PRESCRICIONAL E O TERMO INICIAL DA SUA CONTAGEM

INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARTICULAR: EDUCAÇÃO: LEGAL x REAL

VIAGEM INTERNACIONAL E A PERDA DAS GARANTIAS CONSUMERISTAS

DA COBRANÇA E DO PROTESTO INDEVIDOS, E DA REMESSA AOS ÓRGÃOS DE RESTRIÇÃO AO CRÉDITO POR PARTE DE INSTITUIÇÕES BANCÁRIAS, FINANCEIRAS E CREDITÍCIAS E SUA REPARAÇÃO

O Direito e o Comércio Eletrônico

DANO MORAL, INDÚSTRIA E BANALIZAÇÃO

8ª PARTE - ESTUDO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - CONTRATO DE COMPRA E VENDA E CONTRATO DE ADESÃO * LEI 8.078 DE 11 DE SETEMBRO DE 1990

Motorista embriagado tem direito à indenização do Seguro?

ABUSIVIDADE DE JUROS

PLANOS DE SAÚDE, LEGISLAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, PODERES E DEVERES. STJ MANTEM LIMINAR CONTRA REAJUSTE ABUSIVO

Mais artigos da área...

Resumo:

A internet é um poderoso meio de divulgação de notícias, conhecimentos e informações entre as pessoas no mundo inteiro. Ao mesmo tempo trouxe para a sociedade e para o Judiciário uma nova modalidade de crimes: os "crimes Digitais".

Texto enviado ao JurisWay em 15/07/2017.

Última edição/atualização em 27/07/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

A internet é um poderoso meio de divulgação de notícias, conhecimentos e informações entre as pessoas  no mundo inteiro. Ao mesmo tempo trouxe para a sociedade e para o Judiciário uma nova modalidade de crimes: os “crimes Digitais” Uma simples publicação em redes sociais com mensagens pejorativas pode acarretar sérios danos.

 O mundo virtual é extremamente importante para comunicação e interação social, mas também está sendo um local rico para crimes, além dos crimes contra a honra, especificamente: Calúnia Difamação e Injúria. Têm também outros como: pedofilia, hackers que limpam contas bancárias e devassam arquivos pessoais na web, falsificações de cartão magnético, injúria racial, intolerância religiosa, exposição de imagens, documentos e vídeos através de postagens e compartilhamentos, expondo a pessoa ao ridículo. Diante da exposição excessiva das pessoas, vem acontecendo uma quantia demasiadamente grande de invasões de privacidade, titulado como cibercriminosos.

 Diversos acontecimentos tomaram conta das notícias nos últimos cinco anos, o principal caso foi a da atriz Carolina Dieckmann, que no ano de 2012 teve fotos íntimas espalhadas pela rede de internet. O caso repercutiu de tamanha forma que mobilizou o Congresso Nacional para a criação da lei 12.737/12.

A referida lei alterou nosso código penal e passou a criminalizar, por exemplo, a invasão de computadores particulares. Quem compartilha comentários ou notícias ofensivas pode ter que pagar indenização por danos morais àquele que foi ofendido. Portanto, cuidado com o que você publica e compartilha por aí, você também poderá ser responsabilizado, o chamados DANOS MORAIS CIBERNÉTICOS.

Mas e você, caro leitor, o que precisa saber? Você deve saber como proceder em caso de ser vítima como a Carolina Dieckamann foi. Procure imediatamente a Polícia Civil e faça um Boletim de Ocorrência (B.O.). Em caso de ofensas de terceiros, o ofendido deve, além de procurar a Polícia Civil, fazer o famoso print e juntar todas as provas possíveis.

Vale lembrar que atualmente não raras são as empresas que vem monitorando a postura de seus empregados nas redes sociais, tipo facebook, whatsApp’s, Twitter, mensagens e etc., pois são informações não controladas, e motivadoras de danos morais irreversíveis, e muitas vezes estas posturas são motivadoras de demissões com justa causa. Independe da questão penal, as ofensas  também podem ensejar indenizações por danos morais.  Necessário procurar a Justiça para mover uma ação nesse sentido.

 É de extrema importância as atitudes preventivas de evitar se expor demasiadamente,  porque a dimensão dos danos pode ser muito abrangente, portanto, a prevenção é a melhor solução.

Alexsandro Rúdio Broetto. Advogado especialista em Ciências Criminais e Direito do Consumidor.

 

https://www.rudioadvocacia.com.br/

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Alexsandro Rúdio Broetto) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados