envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
Reflexões sobre a idéia do Direito Penal da Sociedade (um enfoque a partir das lições de Edilson Mougenot Bonfim)Direito Penal
Outros artigos da mesma área
Por que os advogados defendem criminosos claramente culpados pelos seus crimes?
Considerações Acerca da Evolução do Direito ao Acesso à Justiça no Ordenamento Jurídico Brasileiro
A INEFICÁCIA DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE
EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA NOS VINTE ANOS DE CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA
PEC dos Recursos : Uma revolução pacífica para melhorar a eficiência da Justiça brasileira
Tribunais de Contas: suas competências e sua relevância
O ET de Varginha e a comenda do
INCONSTITUCIONALIDADE DO ENSINO DOMICILIAR E DA DESESCOLARIZAÇÃO




Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo trazer um esclarecimento geral e introdutório sobre a PEC 99/2011.
Texto enviado ao JurisWay em 25/06/2013.
Última edição/atualização em 18/07/2013.
Indique este texto a seus amigos 
A PEC 99/2011, caso seja aprovada, modificaria o Art. 103/CF, acrescentado a ele o inciso X. Então o citado dispositivo constitucional ficaria redigido assim: Podem propor, ADI/ADC: As associações religiosas de âmbito nacional.
Esse mudança iria trazer algumas implicações ao sistema de Controle de Constitucionalidade Brasileiro as quais destacaria algumas:
01 - Exigência da denominada pertinência temática
Parte dos manuais de Direito Constitucional, analisando o art. 103 da CF, traz uma classificação dos legitimados para apresentar as ações de controle de constitucionalidade em legitimados universais e não universais (controle abstrato/concentrado).
Dirley da Cunha Jr, no seu livro Controle de Constitucionalidade: Teoria e Prática (Editora Juspodivm, 2011, p. 206) conceitua a pertinência temática do seguinte modo: "Demonstração de uma relação lógica entre a questão versada na lei e os interesses defendidos pelos legitimados".
Esse instituto foi desenvolvido pela jurisprudência do STF e só na análise de um caso concreto e se a PEC for aprovada, caso alguma Associação Religiosa de Âmbito Nacional entrasse com alguma ação de controle abstrato/concentrado, o STF iria analisar se haveria ou não a necessidade dessas entidades de demonstrar o requisito da pertinência.
02 - Caráter nacional da entidade
A jurisprudência do STF estabeleceu um critério objetivo para analisar se a entidade possui caráter nacional: A entidade terá que está situada em pelo menos nove Estados da Federação.
03 - O problema em relação aos Direitos Fundamentais e Estado Laico
Nesse ponto aqui talvez é onde a polêmica seria mais destacada, pois iria trazer de volta debates sobre a questão dos Direitos Fundamentais e do Estado Laico. Nesse momento, não irei aprofundar esse ponto, pois o mesmo é muito complexo e demandaria um estudo mais profundo.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |