JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Mercadante diz que vai reajustar bolsas de pós-graduação congeladas há quatro anos

Fonte: Ig Notícias 4/4/2012

Texto enviado ao JurisWay em 04/04/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


Pesquisadores paralisaram as atividades na última semana em protesto contra o valor das bolsas 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse, nesta terça-feira (3) que vai reajustar os valores das bolsas de pós-graduação oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A informação foi dada durante entrevista a jornalistas de veículos de imprensa estrangeiros.

Na avaliação do ministro, há uma defasagem que precisa ser corrigida “o mais rápido possível”. Ele não indicou, entretanto, de quanto será o aumento e nem quando o novo valor será pago.

Os benefícios pagos aos bolsistas da Capes não são reajustados desde 2008. Atualmente, o valor da bolsa de mestrado é R$ 1,3 mil e a de doutorado, R$ 1,8 mil. 

Desde o ano passado, os estudantes pleiteiam o aumento. Eles chegaram a fazer uma paralisação nacional na última semana em defesa do reajuste. De acordo com Elisangela Lizardo, presidente da ANPG (Associação Nacional de Pós-Graduandos), os estudantes reivindicam uma correção de 40%.

- Esse aumento nem atende ao que achamos justo. Mas a gente fez um cálculo responsável com a nossa demanda e com a atual situação do governo, levando em conta, inclusive, a inflação do período. 

Ela aponta que as bolsas pagas por outras agências estaduais de apoio à pesquisa foram reajustadas recentemente e estão em patamar superior ao da Capes. Atualmente, o órgão de fomento à pós-graduação atende a 71 mil bolsistas.

Na última quinta-feira, os estudantes de pós-graduação paralisaram as atividades por 24 horas, em protesto ao atual valor das bolsas de estudo.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados