JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

CPSC e FDA alertam sobre posicionadores para dormir infantil

Fonte: Portal do Consumidor 6/10/2010

Texto enviado ao JurisWay em 07/10/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (Consumer Product Safety Commission – CPSC) e a Agência Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration – FDA),  no último dia  29/09, recomendaram a suspensão do uso de posicionadores de dormir infantil.

Nos últimos 13 anos, a CPSC e o FDA receberam 12 relatos mortes por sufocamento de bebês com idades entre 1 e 4 quatro meses.  Além das mortes, CPSC recebeu dezenas de relatos de crianças que durante a utilização do produto foram encontradas em posições potencialmente perigosas.

Existem dois tipos de posicionadores para dormir infantil: os tapetes planos com apoios laterais ou inclinado e esteiras com apoios laterais. (foto abaixo) Ambos costumam ser utilizados para ajudar a manter as costas das crianças apoiadas,  reduzindo  o risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL).

Entretanto, o FDA e o CPSC informam que não há  quaisquer estudos científicos que  comprovem que os posicionadores infantil impeçam a Síndrome da Morte Súbita do Lactente. “Até o momento, não há nenhuma evidência científica de que posicionadores de dormir infantil impeçam SIDS,” afirma o Dr. Joshua Sharfstein, comissário adjunto da FDA e médico pediatra. “Queremos assegurar que os pais, profissionais de saúde e babás entendam o risco potencial de asfixia e parem de usar esse produto” ressalta o especialista.

As duas instituições esclarecem que os posicionadores podem ajudar na digestão dos alimentos, aliviar cólicas ou os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico e prevenir a síndrome de cabeça chata (Plagiocefalia). Mas, diante dos novos dados de acidentes, o FDA acredita que qualquer benefício do uso desses dispositivos fica ofuscado pelo risco de asfixia.

Sendo assim, CPSC e o FDA estão alertando os pais e os babás para não utilizar o posicionadores, considerando que o produto é perigoso e desnecessário.

Outra recomendação importante é NUNCA usar travesseiros, edredons, colchas, ou qualquer outro produto do gênero para ajudar a posicionar ou abrigar melhor o bebê no berço.

No mercado nacional  não existem modelos idênticos aos posicionadores divulgados no site da CPSC. Mas, mesmo assim, fica o alerta em relação aos riscos.

Modelos de posicionadores publicados pela CPSC.

 

Por Bianca Reis - Portal do Consumidor




Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados