JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumo de energia sobe 5,4% na região Nordeste

Fonte: Diário do Nordeste 5/11/2010

Texto enviado ao JurisWay em 08/11/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



No acumulado dos últimos 12 meses, o ONS aponta avanço de 9,1% na quantidade de MW consumida na região

Rio / Fortaleza - O consumo de energia elétrica no Nordeste subiu 5,4%, em outubro na comparação com igual período em 2009, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados, ontem. Na comparação com setembro, houve elevação de 4,8% na região nordestina. Já o acumulado dos últimos 12 meses também aponta avanço de consumo: 9,1% em relação a igual período anterior.

No País, em similar comparação, os valores de carga indicam variação positiva de 5,8%, um pouco acima do crescimento preliminar médio do Nordeste. Em relação a setembro, no entanto, a carga que circulou pelo sistema nacional apresentou decréscimo de 0,6%, primeira variação negativa desde julho.

A queda no comparativo com o mês anterior é atribuída às temperaturas mais elevadas em setembro. Ao mesmo tempo, houve um longo período sem chuvas, que provocou em partes do Sudeste e do Centro-Oeste, aumento significativo da carga de refrigeração e irrigação.

No acumulado dos últimos 12 meses, há alta de 9,2% sobre período correspondente anterior. Segundo o Boletim de Carga Mensal do ONS, a alta perante o ano passado segue sendo explicada pela retomada da produção industrial, afetada pela crise ao longo de 2009, ano base de comparação.

A variação positiva de 5,8% sobre igual período de 2009 foi a menor deste ano. Isso se deve ao fato de que foi justamente no ano passado que a demanda por energia começou a se recuperar, após os efeitos da crise.

A carga de energia é uma prévia do consumo de energia. O ONS mede o valor total que passa no sistema e não contabiliza as eventuais perdas. Ao todo, a carga de energia elétrica calculada para o sistema em outubro totalizou 56.839 MW (megawatts) médios.

Outras regiões

O sistema Sudeste/Centro-Oeste foi responsável por 35.095 MW médios da carga total, variação positiva de 6,1% na comparação com outubro do ano passado. Em relação a setembro, houve retração de 2,2%. Nos últimos 12 meses, verificou-se avanço de 10,2%.

No Sul, o consumo de energia elétrica em outubro cresceu abaixo da média preliminar nacional, 4,2% em relação a igual período em 2009.

Na comparação com setembro, foi constatado avanço de 0,5%. Nos últimos 12 meses, em contrapartida, houve incremento de 7,3% no consumo de energia na região.

Na região Norte, a carga de outubro foi 8% superior ao volume verificado em igual mês no ano passado, o que representou a maior variação entre todas as regiões do País. Em relação a setembro, os dados do ONS apontam um recuo de 0,5%.

No acumulado dos últimos 12 meses, foi constatada variação positiva de 6,2%, na comparação com período imediatamente anterior.





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados