JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Fumaça de fogos de artifício faz mal à saúde

Fonte: R7 17/11/2010

Texto enviado ao JurisWay em 17/11/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



 

Thinkstock
Thinkstock      Minúsculas partículas metálicas emitidas pela fumaça são suficientemente pequenas para serem inaladas e chegar aos pulmões

As partículas metálicas emitidas na fumaça de fogos de artifício representam um risco para a saúde, principalmente para pessoas que sofrem de asma. Esta é a conclusão de um estudo conduzido por investigadores do Instituto de Pesquisa e Avaliação Ambiental da Água (IDAEA-CSIC, na sigla em inglês), publicado esta semana no Jornal of Hazardous Materials (Jornal de Materiais Perigosos).

Quando um show pirotécnico acontece e libera muita fumaça, acaba liberando também partículas metálicas minúsculas (de alguns mícrons de tamanho, ou até menos), que são suficientemente pequenas para serem inaladas profundamente e chegar aos pulmões. Isso porque as diferentes cores e efeitos produzidos por esses monitores são obtidos pela adição de metais na pólvora, explica a autora do estudo, Teresa Moreno.

- A pesquisa toxicológica demonstrou que muitas das partículas metálicas na fumaça de fogos de artifício são bio-reativas [reagem ao ambiente] e podem afetar a saúde humana. E esses efeitos são provavelmente mais agudos em pessoas com histórico de asma ou problemas cardiovasculares.

O estudo avaliou os resultados da queima de fogos sobre festas populares tradicionais na Espanha e no Reino Unido. Em todas elas, confirmaram que a fumaça de fogos de artifício aumentava a presença de partículas metálicas, indicando o aumento expressivo dos níveis de chumbo, cobre, estrôncio, potássio, magnésio, alumínio, titânio, bário e antimônio após os fogos de artifício terem sido lançados. Além de concentrações de óxido nítrico (NO) e dióxido de enxofre (SO2).

- As pessoas que vivem nas cidades já inalam quantidades significativas de partículas contaminantes decorrentes de emissões do tráfego, chaminés e cigarros. A densa fumaça causada por fogos de artifício só piora a situação.

Soluções possíveis

A pesquisadora orienta a população a evitar o contato próximo com a fumaça e evitar inalá-la. Segundo os cientistas, na ausência de uma proibição de fogos de artifício, os espectadores devem ficar bem para trás, em um local não afetado pela fumaça, e prestar atenção à direção do vento. Eles também recomendam que os fogos de artifício devam ser instalados em local que garanta que a fumaça seja lançada longe de áreas muito povoadas.

Eles indicam como um problema adicional as misturas químicas nos diferentes tipos de fogos de artifício, já que algumas contêm metais extremamente tóxicos como o chumbo.

- Deve haver um controle rigoroso sobre as importações de fogos de artifício para que aqueles com a composição química potencialmente mais perigosa possam ser evitados.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados