JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Vacina da gripe: veja a situação nos estados

09/06/2017 Fonte: G1

Texto enviado ao JurisWay em 09/06/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



 

Campanha nacional de vacinação contra gripe foi prorrogada até esta sexta-feira (9). Locais que ainda têm estoque, porém, podem continuar vacinando.

Por G1
09/06/2017 10h03  Atualizado há menos de 1 minuto

Termina nesta sexta-feira (9) a campanha nacional de vacinação contra gripe, que havia sido prorrogada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Locais que ainda têm doses remanescentes da vacina, porém, podem continuar vacinando enquanto durarem os estoques.

Desde segunda-feira, 15 estados e o DF passaram a oferecer a vacina para toda a população, em vez de apenas para os grupos prioritários tradicionalmente contemplados pela campanha, segundo orientação da pasta.

Segundo o Ministério da Saúde, a orientação para utilização dos estoques vacinas contra a influenza em 2017 foi com o objetivo de evitar o desperdício de doses, uma vez que as coberturas vacinais estavam abaixo da meta na maioria dos estados. Na sexta-feira passada, havia cerca de 10 milhões de doses disponíveis.
"Não há recomendação de vacinar 100% da população brasileira. Todas as doses disponíveis para 2017 já foram distribuídas às unidades da federação. A medida é uma recomendação do Ministério da Saúde, mas estados e municípios possuem autonomia para aderir à orientação conforme a disponibilidade das vacinas e necessidades locais", afirmou a pasta, em nota.

Veja a situação atual da vacinação de alguns dos estados:

Alagoas

Em Alagoas, a vacinação vai até esta sexta-feira. Segundo balanço do Ministério da Saúde, até a tarde desta quinta-feira, 83,46% do público-alvo do estado foi vacinado, mas a meta mínima é imunizar no mínimo 90% das 684.523 pessoas preconizadas.

Bahia

Na Bahia, não há previsão de que a campanha seja estendida para além desta sexta-feira. No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que os municípios têm autonomia de continuar vacinando a população.

Distrito Federal

Os estoques de vacina contra a gripe acabaram em postos de saúde de 12 regiões Distrito Federal e não haverá reposição, informou a Secretaria de Saúde. A imunização foi liberada para toda a população na última a segunda-feira (5) em razão da baixa procura dos grupos de risco. Nesta quarta, a pasta informou que havia cerca de 30 mil doses restantes em todo o DF.

Espírito Santo

A vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira nas unidades de saúde do Espírito Santo, mas alguns municípios do Espírito Santo já não têm mais doses da vacina. Na Serra, Grande Vitória, a imunização foi encerrada na quinta-feira.

Maranhão

A campanha de vacinação contra a gripe no Maranhão, termina oficialmente nesta sexta-feira. Em São Luís, de acordo com a prefeitura, a vacina estará disponível em 61 postos de saúde da rede de atendimento municipal.

Paraíba

Na Paraíba, a vacinação para grupos prioritários que não atingiram a meta termina nesta sexta-feira. Já a vacinação para toda a população começa na segunda-feira (12), de acordo com a disponibilidade de insumos de cada cidade.

Paraná

No Paraná, os grupos prioritários continuarão recebendo a vacina pelo sistema público enquanto houver estoque. Além disso, o governo do estado anunciou, nesta quinta-feira, a ampliação da vacina para três grupos específicos: colaboradores e motoristas de ônibus de transporte úblico, cuidadores de pessoas vulneráveis e população em situação de rua. Esses novos grupos receberão a vacina a partir de segunda-feira (12).

Pernambuco

Em Pernambuco, a vacinação termina nesta sexta-feira e ficou restrita aos grupos prioritários. Mesmo batendo a meta mínima estabelecida, ao atingir 90,4% dos integrantes de grupos prioritários, o estado ainda precisa vacinar 223 mil pessoas, principalmente, crianças de seis meses a 5 anos. A cobertura desse público ficou em 75%.

Roraima

Em Roraima, a campanha oficial de vacinação contra gripe termina nesta sexta-feira. As doses de vacina, no entanto, seguem disponíveis nos postos até o fim do estoque para toda a população, incluindo os grupos prioritários.

São Paulo

Em São Paulo, onde a vacinação pelo sistema público permaneceu restrita apenas para o público prioritário na última semana, a previsão é o fim da vacinação nesta sexta-feira. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, para que a oferta da vacina para a população geral fosse possível, seria necessário que o Ministério enviasse 31 milhões de dosses extras de vacina.

Tocantins

No Tocantins, a procura pela vacina nos postos de saúde de Palmas e Gurupi era baixa e, após o fim da campanha, nesta sexta-feira, a vacina estará disponível para toda a população enquanto durar o estoque.



Para acessar o site G1, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados