JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

O que é LEPTOSPIROSE?

09/06/2016 Fonte: iSaúde Bahia

Texto enviado ao JurisWay em 13/06/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




Saiba mais sobre essa doença e sua relação com os roedores.

 Bahiana

Leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira presente na urina dos ratos. 

A contaminação acontece em situações de enchentes e inundações, quando a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada. Qualquer pessoa que tiver contato com as águas das chuvas ou lama contaminada poderá se infectar.

As bactérias Leptospiras presentes na água penetram no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. Outros animais como o gado, os porcos e os cães também podem ser contaminados e contaminar os humanos.

Os Sintomas da leptospirose são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna).

Pode ocorrer a forma mais grave da doença, com o aparecimento de icterícia que é a coloração amarelada da pele e das mucosas. Isso ocorre devido a insuficiência hepática e manifestações hemorrágicas com sangramentos em nariz, gengivas e pulmões, comprometendo também os rins. 

Os primeiros sintomas podem aparecer de 2 a 30 dias depois do contato com a contaminação. Mas, na maioria dos casos, aparecem de 7 a 14 dias depois da contaminação.

Para prevenir a doença deve-se:

Evitar o contato com água ou lama que possam estar contaminados pela urina de rato. 

Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgotos devem usar botas e luvas de borracha.

Impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.

Utilize água sanitária para matar as bactérias Leptospiras. Coloque um copo de água sanitária em um balde de 20 litros de água e realize a limpeza dos locais e objetos que entraram em contato com água ou lama contaminada. 

Durante a limpeza e desinfecção de locais onde houve inundação recente, deve-se também proteger pés e mãos do contato com a água ou lama contaminada.

Para combater os ratos, deve-se acondicionar o lixo em local apropriado.



Para acessar o site iSaúde Bahia, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados