JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

É verdade que podemos nos contaminar com bactérias e fungos nos transportes públicos?

10/05/2016 Fonte: iSaúde Bahia

Texto enviado ao JurisWay em 10/05/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




Você sabe quais cuidados deve tomar ao andar em ônibus ou metrô? Confira o artigo da enfermeira Lourdes Dórea.

 Bahiana

Diversas espécies de fungos e bactérias podem se instalar e sobreviver por longos períodos em locais e objetos, contaminando as pessoas que os utilizam. Alguns transportes como os ônibus, trens, táxis, metrôs e aviões são os mais contaminados, devido ao grande fluxo de pessoas diariamente. 

Doenças podem ser transmitidas também pelo contato com outras pessoas no mesmo ambiente. As barras de ferro que servem de apoio nos transportes são responsáveis por agrupar germes e bactérias. 

Essas bactérias e fungos podem causar diarreia, intoxicação alimentar, pequenas infecções e infamações na garganta e, nos casos extremos, podem causar meningite e infecções generalizadas levando a pessoa a um quadro irreversível. 

Independentemente do clima, os ônibus não podem deixar as janelas totalmente fechadas, pois, a circulação do ar faz total diferença na prevenção de doenças que são transmitidas pelo contato entre as pessoas, assentos e corredores dos veículos. 

A higienização diária nos transportes faz-se necessária para uma maior segurança dos que trabalham  e utilizam esses transportes. É necessário adotar práticas e soluções como a sanitização, que é uma técnica parecida com a assepsia hospitalar. 

Algumas medidas são de grande importância para se evitar uma possível contaminação: 

• Adote o hábito de, ao entrar em casa, retirar os sapatos, lavar bem as mãos e, se possível, tome banho logo ao chegar. 

• Não misture as roupas utilizadas durante os trajetos em transportes com roupas limpas. 

• Evite levar as mãos à boca ou coçar os olhos durante o uso dos meios de transportes.

 Lembre-se, lavando as mãos, você pode evitar muitas doenças e terá muito menos chance de se contaminar.

 


Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
 
Copyright (c) 2006-2020. JurisWay - Todos os direitos reservados