JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Alimentos probióticos precisam ser fermentados para terem efeito

Fonte: Diário da Saúde 19/1/2012

Texto enviado ao JurisWay em 19/01/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos


Fermentado ou dissolvido

Um estudo realizado na USP demonstrou que os efeitos benéficos à saúde dos alimentos probióticos dependem da tecnologia empregada em sua fabricação.

Um alimento probiótico é aquele que é rico em microorganismos vivos e que traz melhorias a quem o ingere, como o equilíbrio microbiano intestinal.

Cristina Stewart Bogsan agora demonstrou que a fermentação altera o efeito probiótico na mucosa intestinal.

Enquanto o probiótico apenas dissolvido em leite apresenta diminuição da proteção intestinal, o leite fermentado com probiótico teve ativação da mucosa e oferece proteção intestinal.

Além disso, esse efeito protetor depende da bactéria usada.

Efeitos dos probióticos são diferentes

O objetivo era investigar se o efeito benéfico do probiótico se altera de acordo com a tecnologia empregada em sua fabricação.

Ou seja, se o alimento com microorganismos vivos apenas dissolvido no leite apresentaria o mesmo efeito do que sua versão fermentada, como a indústria alimentícia veicula.

"O resultado mostra que é necessário muita prudência do fabricante, das autoridades regulatórias e dos consumidores com relação ao modo pelo qual o probiótico foi incluído no produto para atribuir seu efeito benéfico esperado", afirma Maricê Nogueira de Oliveira, coautora da pesquisa.

Fermentação é necessária

Cristina observou que "o leite não fermentado apresenta menor produção do muco e do infiltrado celular que o leite fermentado. Mudar a funcionalidade desse probiótico exerceu um fator chave na interação alimento funcional/hospedeiro, e a resposta imune a esses produtos é diferente".

Segundo Maricê, "houve aumento da produção de muco e do infiltrado celular. E a alteração do padrão de células imunes presentes na mucosa intestinal revela que não apenas a ingestão do probiótico, mas sim seus metabólitos e/ou a modificação de funcionalidade pelo processo de fermentação são fundamentais para exercer o efeito imunomodulador almejado".

A importância do estudo pode ser verificada pela falta de consenso na forma de administrar cepas probióticas no alimento, seja em cápsulas ou em sachês.

"Hoje sabemos que a matriz alimentícia e a tecnologia empregada alteram o efeito que os probióticos têm e, no caso de doenças, diferentes tipos de alimentos podem ser recomendados para o alívio dos sintomas", conclui a pesquisadora.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados