JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Você pode reclamar

Texto enviado ao JurisWay em 18/09/2006.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

O consumidor pode reclamar de:
 
 
Falta de higiene em padarias, açougues, supermercados, bares, restaurantes e lanchonetes;
 
Produtos vencidos, sem data de validade, sem registro ou composição;
 
Alimentos estragados;
 
Venda casada (condicionar a compra de um produto a outro);
 
Sonegação de mercadoria e nota fiscal;
 
Problemas nas embalagens;
 
Fraude no peso, qualidade ou volume;
 
Má conservação e apresentação do produtos.
 
Saúde
 
Mau atendimento em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e dentários;
 
Convênios médicos;
 
Atendimento e desabastecimento em farmácias e drogarias;
 
Medicamentos;
 
Produtos de limpeza e cosméticos vencidos, sem data de validade, sem registro, ou que não esclareçam sobre seus perigos potenciais.
 
Produtos
 
Má qualidade e falta de segurança de produtos, tais como: brinquedos, eletroeletrônicos, veículos e outros;
 
Problemas na entrega;
 
Falta de peças para reposição;
 
Problemas na embalagem;
 
Instruções de uso imprecisas.
 
Serviços
 
Problemas na qualidade e pagamento de serviços, tais como: assistência técnica, profissionais autônomos (marceneiros, pedreiros, mecânicos etc.), lavanderias, vendas por telefone ou reembolso postal, agências de viagem;
 
Propaganda enganosa;
 
Recusa no fornecimento de recibos de pagamento.
 
 
Habitação
 
Problemas com contratos de aluguel residencial, loteamentos, incorporações e construções.
 
 
Assuntos Financeiros
 
problemas com financiamentos, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos, consórcios.
 
 
Como Reclamar
 
Identifique-se. Queixas anônimas não podem ser encaminhas.
 
Tenha à mão os dados necessários ao encaminhamento do problema como nome, endereço e telefone do fornecedor, nota fiscal, pedido, contrato e detalhes sobre o produto ou serviço reclamados.
 
Quando for necessária a análise da documentação faça sua reclamação pessoalmente ou por carta, e não deixe de enviar cópia dos documentos.
Guarde sempre os originais.
 
Lista elaborada pelo Procon/AL
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados