O consumidor pode reclamar de:
Falta de higiene em padarias, açougues, supermercados, bares, restaurantes e lanchonetes;
Produtos vencidos, sem data de validade, sem registro ou composição;
Alimentos estragados;
Venda casada (condicionar a compra de um produto a outro);
Sonegação de mercadoria e nota fiscal;
Problemas nas embalagens;
Fraude no peso, qualidade ou volume;
Má conservação e apresentação do produtos.
Saúde
Mau atendimento em hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios médicos e dentários;
Convênios médicos;
Atendimento e desabastecimento em farmácias e drogarias;
Medicamentos;
Produtos de limpeza e cosméticos vencidos, sem data de validade, sem registro, ou que não esclareçam sobre seus perigos potenciais.
Produtos
Má qualidade e falta de segurança de produtos, tais como: brinquedos, eletroeletrônicos, veículos e outros;
Problemas na entrega;
Falta de peças para reposição;
Problemas na embalagem;
Instruções de uso imprecisas.
Serviços
Problemas na qualidade e pagamento de serviços, tais como: assistência técnica, profissionais autônomos (marceneiros, pedreiros, mecânicos etc.), lavanderias, vendas por telefone ou reembolso postal, agências de viagem;
Propaganda enganosa;
Recusa no fornecimento de recibos de pagamento.
Habitação
Problemas com contratos de aluguel residencial, loteamentos, incorporações e construções.
Assuntos Financeiros
problemas com financiamentos, cartões de crédito, carnês de sorteio, bancos, consórcios.
Como Reclamar
Identifique-se. Queixas anônimas não podem ser encaminhas.
Tenha à mão os dados necessários ao encaminhamento do problema como nome, endereço e telefone do fornecedor, nota fiscal, pedido, contrato e detalhes sobre o produto ou serviço reclamados.
Quando for necessária a análise da documentação faça sua reclamação pessoalmente ou por carta, e não deixe de enviar cópia dos documentos.
Guarde sempre os originais.
Lista elaborada pelo Procon/AL