O Procon Estadual realizou mais uma ação da Operação Pão na Chapa nesta sexta-feira(23/09).Os fiscais vistoriaram cinco padarias localizadas na Ilha do Governador e apenas uma delas não apresentou irregularidades. Todas as outras foram autuadas. Cerca de 40kg de alimentos impróprios ao consumo foram descartados.
A padaria Jardim Guanabara, localizada na Rua Itua, 1911, apresentou problemas na câmara frigorífica: havia goteira, piso rachado, teto com mofo e prateleiras com ferrugem, além de acúmulo de água no chão e em cima dos alimentos. Foram encontrados com validade expirada: recheio de camarão, massa para pão e queijo bola. Outros produtos estavam sem especificação do prazo de vencimento, entre calabresa, carne moída, tempero e queijo muçarela. O estabelecimento não apresentou certificado de potabilidade da água e o cartaz do Disque 180 (telefone de denúncia de violência contra a mulher). As caixas d´água deverão ser limpas em até 24 horas e a comprovação da limpeza em até 15 dias.
A padaria Faisão Dourado(Rua Cambauba, 160) não apresentou irregularidades.
Operação Pão na Chapa já interditou duas padarias
Esta foi a sexta etapa da Operação Pão na Chapa que acontece desde o dia 15/09. A fiscalização ocorreu em 53 padarias das Zonas Norte, Sul e Oeste do Rio e de Niterói. Foram realizadas duas interdições e 45 autos de infração. Os fiscais descartaram cerca de 750 kg de alimentos e 100 litros de bebidas que estavam impróprios ao consumo.
Balanço da Operação Pão na Chapa
1 - Padaria Flor da Bica (Praça da Bica, 67 - Ilha do Governador): Produtos sem especificação: 625 g de fermento; 640 g de carne moída; 310 g de salsicha; 9 kg de frios. Na cozinha: mofo no teto e lixeira sem acionamento por pedal. Ausência de tela na janela da cozinha; alvará de funcionamento; Cerificado do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água.
2 - Céu da bica(Estrada da Bica, 226 – Cacuia - Ilha do Governador):Sem especificação: 5kg e 500g de carne previamente moída; 5kg e 500g de frios. Lixeira sem tampa na área de preparo da padaria. Ausência do certificado de potabilidade da água; do certificado de dedetização; do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e do Livro de Reclamações.
3 - Confeitaria Majestosa (Rua Cambauba, 1187 lj A - Jardim Guanabara):Havia seis reclamações não enviadas ao órgão.Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
4 - Jardim Guanabara (Rua Itua, 1911 - Ilha do Governador): Produtos com validade expirada: 1kg e 300g de recheio de camarão; 4kg e 200g de queijo bola; 8 kg de mistura para pão. Produtos sem especificação: 1kg e 900g de calabresa; 1kg e 200g de carne moída; 970 g de tempero; 1kg e 800g de queijo muçarela. Câmara frigorifica com goteira, piso rachado, teto com mofo, prateleiras com ferrugem, acúmulo de água no chão e em cima dos alimentos. Ausência do certificado de potabilidade da água e do cartaz do Disque 180.