JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Bancos renegociam dívidas com clientes via Internet

23/08/2016 Fonte: O Dia

Texto enviado ao JurisWay em 25/08/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Especialistas financeiros apontam prós e contras nos serviços online, que oferecem chat com consultores e sistemas automático

 O Dia

Rio - Clientes com dívidas e que não querem ir ao banco nem resolver a pendência por telefone podem recorrer a sistemas online das instituições financeiras. Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica mantêm ferramentas em sites para renegociação. O BB, por exemplo, fechou cerca de 280 mil acordos virtuais, em um total de R$ 2,8 bilhões. No Rio, de acordo com o último balanço do BC, 5,35% das operações de crédito de pessoas físicas estão em atraso.

Para a professora da FGV Myrian Lund, o atendimento online, quando há diálogo entre devedor e banco, pode ser vantajoso em relação ao atendimento telefônico. “Sempre que for direto com alguém da área de renegociação, tende a valer a pena. Por telefone normalmente é com atendente de fora, que não costuma ter conhecimento financeiro”, diz.

Myrian ressalta a importância de o devedor ter consciência da situação financeira. “O ideal é quitar de uma vez. Se for parcelar, tem que ver se está tirando juros, se há bom desconto”. O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, põe na balança a possibilidade de dar ‘choradinha’ ao renegociar. “Se for sistema automático, tem menos possibilidade de negociação acirrada”, analisa.

A chance de pechinchar também é destacada pelo professor do Ibmec, Gilberto Braga. “Pessoalmente, é mais fácil conseguir acordo”, ressalta. No entanto, ele aponta para maior autonomia do devedor ao usar serviços online, já que, mesmo sem entender muito do assunto, pode conversar com mais calma, caso haja interlocução.

Especialistas dizem que não adianta quitar o que está atrasado sem cortar o mal pela raiz. Para Domingos, as ferramentas são válidas, mas é preciso fazer ‘faxina financeira’ e evitar novas dívidas. Myrian indica que o limite de juros deve ser entre 2% e 3% — ou até 2% no consignado.

Como negociar

Bradesco

O banco negocia empréstimo, financiamentos e cartão de crédito pelo site www.queroquitar.com.br ou www.acordocerto.com.br.

Itaú

Negocia contratos com clientes por meio de chat no site www.itau.com.br/renegocie.

Santander

Negocia os débitos pelo www.santander.com.br

Banco do Brasil

Negocia dívidas de uma só vez ou apenas uma conforme a escolha do cliente. www.bb.com.br/solucaodedividas.

Caixa

O banco negocia dívidas de empréstimos com mais de 60 dias de atraso. É preciso acesso o site na internet: www.caixa.gov.br/negociar.

Reportagem do estagiário Caio Sartori



Para acessar o site O Dia, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados