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 Defesa do Consumidor
 

55% dos usuários de cartão de crédito desconhecem juros cobrados

10/06/2016 Fonte: Idec

Texto enviado ao JurisWay em 13/06/2016.

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Fonte: G1
 

7 em cada 10 consumidores avaliam o cartão positivamente, diz SPC. Taxa para pessoa física voltou a atingir o maior nível desde 1995.
 
Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado nesta quinta-feira (9), apontou que 54,7% dos usuários de cartão de crédito desconhecem os juros cobrado quando há atraso no pagamento da fatura.
 
E a cobrança pode ser alta. A taxa de juros no cartão de crédito para pessoa física voltou a atingir o maior nível desde 1995, a 15,12% ao mês e 441,76% ao ano, segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
 
Mais de um quarto (26,5%) desses consumidores não analisaram as taxas que são cobradas nas operações ao adquirem o cartão de crédito. A maior parte dos desinformados tem idade entre 18 e 34 anos (61,6%).
 
A pesquisa também mostrou que o parcelamento é um recurso bastante comum entre os que usam o cartão de crédito – 69% deles parcelam suas compras pelo menos uma vez ao mês. Em média, os entrevistados afirmam possuir quatro parcelas de cartão não quitadas.
 
Sete em cada dez (76,2%) consumidores avaliam o cartão de crédito como algo positivo em suas vidas. Quase a metade (47%) dos usuários dessa forma de pagamento, no entanto, não realizam um controle efetivo das compras que são feitas no cartão, seja por apenas conferirem a fatura – sem analisá-la de fato – ou porque fazem o controle somente de cabeça, sem qualquer rigor ou controle sistemático.
 
Para Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, os cuidados com os gastos do cartão devem ser constantes.
 
“É fundamental acompanhar a fatura do cartão ao longo do mês e não apenas quando já estiver fechada, pois aí será tarde para avaliar se os gastos foram excessivos”, explicou.



Para acessar o site Idec, clique aqui.

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