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Texto enviado ao JurisWay em 10/10/2013.
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RIO  — A demora na entrega da bagagem e os preços cobrados nos  estacionamentos estão entre as 12 principais reclamações de passageiros  que circulam pelos 15 principais aeroportos do país, segundo pesquisa  divulgada nesta terça-feira pela Secretaria de Aviação Civil. Apesar das  queixas, o levantamento também identificou redução em níveis de  insatisfação.
Em  comparação ao estudo realizado nos três primeiros meses do ano, o  conjunto de categorias abaixo da média caiu de 14 para 12. Dos 41  requisitos analisados entre abril e junho, 29 itens foram considerados  satisfatórios pelos passageiros contra 27 indicados no levantamento  anterior. A secretaria, porém, considera que mesmo os itens que  melhoraram ainda estão abaixo do esperado.
O  atendimento nos balcões de check-in, o acesso à internet sem fio e as  inspeções de segurança foram alguns dos itens considerados mais  satisfatórios, de acordo com a pesquisa. Foram ouvidos 23 mil  consumidores nas salas de embarque dos aeroportos de dez capitais e de  cinco cidades com grande movimento. O aeroporto mais bem avaliado do  país é o de Curitiba, na capital paranaense, seguido por Santos Dumont e  Natal, no Rio Grande do Norte. O aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso,  foi o que recebeu a pior avaliação dos usuários.
“A tendência é que os números comecem a melhorar a partir da quarta avaliação, quando as ações (dos gestores dos aeroportos) estiverem sendo executadas (integralmente) e os passageiros puderem perceber as mudanças”, informou, que chefia a área responsável pelo estudo”, disse o diretor de Gestão Aeroportuária da secretaria, Paulo Henrique Possas