JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Prazo maior para prova de vida garante os benefícios

Texto enviado ao JurisWay em 13/08/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Prazo maior para prova de vida garante os benefícios
13/8/2013
imagem transparente

Quem ainda não se recadastrou deve reunir documentos e procurar o banco pagador

O DIA

Rio - Com a decisão do INSS de estender o prazo final do recadastramento nos bancos para 28 de fevereiro de 2014, aposentados, pensionistas e segurados do instituto que ainda não fizeram a prova de vida devem ficar atentos. A atualização de dados precisa ser feita nas agências bancárias em que os benefícios são pagos para que eles não tenham aposentadorias e pensões suspensas. De 30,7 milhões de pessoas que precisam fazer a prova de vida, 9,4 milhões ainda não confirmaram seus dados. 

O ideal é aproveitar que há mais tempo para concluir o cadastro. Assim, o aposentado deve separar a documentação necessária antes de comparecer ao banco. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), são exigidos documento de identificação com foto e de fé pública, como identidade, carteira de trabalho e de habilitação, entre outros.

Aposentados e pensionistas do INSS ou seus procuradores devem ficar atentos aos avisos dos bancos
Foto:  Divulgação



Quem recebe no Itaú, por exemplo, o banco recomenda que o segurado vá a qualquer agência da rede com documento de identificação e o cartão magnético. A convocação dos clientes é feita por meio de mensagens nos caixas eletrônicos e internet, além de mensagens nos terminais de caixa. 

Para os clientes do Banco do Brasil, a validação do cadastro consiste em renovar a senha do cartão nas agências. Segundo o BB, o segurado que saca o benefício com cartão faz isso em qualquer unidade do BB. Já quem recebe na modalidade conta corrente deve ir à agência de origem da conta e apresentar, além da identidade e do CPF, comprovante de residência. 

O banco informou que os segurados que recebem lá já são informados por meio de mensagem específica, quando usam os terminais de autoatendimento ou mensagem no rodapé do comprovante de saque. 

No Bradesco, há a possibilidade de a prova de vida ser feita por meio do processo de biometria, existente no banco. O aposentado já cadastrado na biometria faz a atualização de dados diretamente nas máquinas de autoatendimento da rede Dia e Noite, ao promover qualquer transação no autoatendimento. 

Após o INSS estender o prazo do recadastramento para até 28 de fevereiro de 2014, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um tira-dúvidas.

1. Prova de Vida/Revalidação de Senha também pode ser feita por meio de procuração? 
— Sim, desde que o procurador tenha sido previamente nomeado pelo INSS nos postos do instituto.

2. Se o aposentado não puder ir até a agência do banco por motivo de doença ou locomoção, como o recadastramento é feito? 
— Em caso de impossibilidade, beneficiário deve ter um procurador ou representante legal, que precisa ir a uma agência da Previdência, levando a procuração registrada em cartório (caso o segurado não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove o problema de locomoção, além dos documentos de identificação do próprio procurador.

3. Se o aposentado ou pensionista não fizer a Prova de Vida/Revalidação de Senha, quais serão as implicações? Ele deixará de receber o benefício imediatamente? 
— Todos os beneficiários deverão fazer anualmente a prova de vida. Quem não se recadastrar terá o benefício bloqueado pelo INSS.



Fonte: O Dia - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados