JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Reajuste de planos de saúde para até 30 pessoas chega a 43,25%, diz Idec

Texto enviado ao JurisWay em 16/07/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Reajuste de planos de saúde para até 30 pessoas chega a 43,25%, diz Idec
16/7/2013
imagem transparente

Planos têm 5 milhões de clientes e são 77% do total, diz entidade.
Reajustes de 61 planos variaram entre 6,31% e 43,25%.


Os planos de saúde coletivos com até 30 pessoas, que são a maioria entre os coletivos, tiveram reajustes entre 6,31% e 43,25%, de maio deste ano a abril de 2014, segundo levantamento feito pelo Idec e divulgado nesta quarta-feira (11). Na média, o reajuste foi de 11,9%, de acordo com a pesquisa.

Os planos coletivos não têm limite de reajuste determinado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), como ocorre com os particulares.

De acordo com o Idec, os planos coletivos para até 30 vidas abrangem cerca de 5 milhões de consumidores, representando 77% dos planos comercializados no país e 85% dos coletivos.

Segundo a pesquisa do Idec, as duas operadoras que realizaram os maiores reajustes em planos deste tipo foram a Admédico, com alta de 32,17%; e a São Domingos Saúde, 43,25%.Veja a lista dos reajustes levantados pelo Idec.

O G1 procurou as empresas que fizeram os maiores rejustes. A São Domingo Saúde diz que o reajuste de 43,25% não será praticado pela operadora e sim outros por volta de 20% a 25%. A Admédico não se pronunciou.

Resultados
A pesquisa levantou os reajustes de 61 operadoras e concluiu que os mais altos são realizados por empresas de pequeno porte – com até 20 mil usuários em todos os planos. A São Domingos, que impôs o maior aumento, tem menos de 12 mil beneficiários.

O percentual  de aumento foi consultado no site de 59 das 61 operadoras; duas empresas não o divulgaram ao público geral, por isso o Instituto contou com a ajuda de usuários dessas operadoras para ter acesso à informação pelos canais de atendimento ao consumidor.

Mudança de cálculo do reajuste
Para o Idec, a mudança de regras da ANS para o cálculo do reajuste anual desses planos - que devem ser agrupados e ter um reajuste único - "é insuficiente para proteger os usuários de reajustes muito altos".

A agência aprovou regras específicas para o cálculo do reajuste anual desses planos (Resolução Normativa 309/2012) determinando que a partir de maio deste ano as operadoras devem agrupar todos os contratos 30 vidas e calcular um percentual único de aumento para eles. A ideia é diluir os custos dos planos entre um número maior de usuários.

"O Idec alertou a ANS que o mero agrupamento dos contratos para o cálculo de reajuste não resolveria o problema dos usuários dos planos 30 vidas quando a proposta da ANS foi posta em consulta pública (CP 48/2012), e defendeu que a agência estabelecesse um teto máximo para o aumento anual, como faz com os planos individuais", diz a nota do Idec.

“Esses planos são obrigados a cumprir carências e têm coberturas parciais temporárias, como acontece nos planos individuais e não em contratos coletivos ´típicos´. Por outro, estão sujeitos à rescisão unilateral por parte das empresas e a reajustes livremente fixados pelo mercado. É o pior dos cenários para o consumidor", explica a advogada do Idec e responsável pela pesquisa, Joana Cruz.



Fonte: G1 - Noticias
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados