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Falhas de serviços de listas de presentes frustram noivos

Texto enviado ao JurisWay em 06/05/2013.

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Falhas de serviços de listas de presentes frustram noivos
3/5/2013
imagem transparente

 Falta de informação sobre entrega é o principal problema

Nos últimos sete meses, a Defesa do Consumidor do GLOBO recebeu cerca de 120 reclamações sobre o serviço
 
Casais contratam serviço de listas, mas presentes não são entregues Foto: FOTO: Stock.XCHNG
Casais contratam serviço de listas, mas presentes não são entregues FOTO: Stock.XCHNG
 
Rio - Poder escolher os presentes que quer ganhar e ainda receber os produtos em casa é o principal apelo das lojas que oferecem o serviço de lista de presentes. O objetivo é facilitar a vida de noivos e convidados. A questão é que nem sempre o serviço é prestado conforme o combinado. Casos em que a loja não encaminha os produtos presenteados, não divulga a relação dos itens comprados nem o nome de quem os comprou são mais comuns do que se pode imaginar. Para se ter uma ideia, nos últimos sete meses a DEFESA DO CONSUMIDOR recebeu cerca de 120 reclamações de consumidores frustrados após contratar o serviço.
 
São casos como o relatado por Juliana de Melo Silva: “Efetuei a compra em uma lista de casamento disponível no site Walmart.com. Conversando com o noivo, descobri que ele não tinha recebido o presente. Entrei em contato com a loja e disseram-me que o meu endereço de cadastro estava errado. Achei um pouco estranho, pois a entrega deveria ser no endereço dos noivos”.

A leitora Hellen Condal, que cadastrou uma lista em novembro passado no site da Camicado, casou em dezembro e dois meses depois ainda não havia recebido todos os presentes. “A loja informou duas datas como possíveis para a entrega, mas em nenhuma delas se concretizou. Liguei várias vezes e entregaram algumas mercadorias em janeiro, pratos e terrinas, que vieram quebrados”, escreveu Hellen.

A paulistana Pricila Gallo teve problemas após colocar sua lista de presentes no site Americanas.com. Ela conta que três meses antes do casamento cadastrou a lista e incluiu o endereço do site nos 400 convites enviados. Os convidados passaram a informar que não estavam conseguindo realizar as compras on-line. A poucos dias da cerimônia, Pricila não havia recebido os presente. “Liguei várias vezes para o SAC, diziam que iriam resolver o problema, mas nada aconteceu”, escreveu.

Janaína Alvarenga, advogada da Associação de Proteção e Assistência aos Direitos da Cidadania (Apadic), ressalta a necessidade de documentação e acompanhamento do processo:

— Normalmente, os noivos têm optado por contratar esse serviço pela internet. É importante, portanto, imprimir a oferta da loja e também a lista com os produtos escolhidos e o contrato. Essa documentação será importante se houver necessidade de ir à Justiça. Apesar de toda a correria que envolve um casamento, é indicado deixar alguém de confiança para acompanhar junto à loja quais dos presentes escolhidos já foram comprados e entregues.

Empresas dizem ter solucionado problemas
Em nota, o Walmart informou que entrou em contato com a cliente Juliana Melo Silva, esclareceu o ocorrido e entregou a mercadoria. E diz ainda que “os fatos relatados não condizem com a rotina da empresa”.

A Americanas.com também disse ter procurado a consumidora Pricila Gallo e apresentado uma solução para o problema.

A Camicado não se manifestou a respeito.

Em 2012, a Defensoria Pública do Estado do Rio notificou as principais varejistas de eletrodomésticos em razão de queixas encaminhadas ao órgão. Na ocasião, o defensor público Fábio Schwartz lembrou que “a lista de casamento se tornou um hábito de consumo, mas é necessário criar regras claras para comprovar a entrega”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/falhas-de-servicos-de-listas-de-presentes-frustram-noivos-8274779#ixzz2SEtnVidj
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Fonte: O Globo - Online
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