Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
Texto enviado ao JurisWay em 14/03/2013.
![]() |
Confira a agenda e aproveite para esclarecer suas dúvidas até 15 de março
Defensoria Pública Estadual dá atendimento especial à população na Praça XV, das 10h às 15h desta quarta-feira
RIO - Diversas associações e entidades prepararam atividades especiais para marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março. São palestras, debates, vídeo, cartilha, entre outros, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e à educação para o consumo.
No Rio, a Defensoria Pública Estadual realiza na Praça XV, em frente à estação das barcas, atendimento especial à população, das 10h às 15h desta quarta-feira. Na ocasião, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) vai prestar orientação jurídica sobre como proceder em caso de má prestação de serviços, cobranças indevidas, demora na entrega de produtos, entre outras queixas dos consumidores.
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal promove na sexta-feira, a partir das 9h30min, um debate público com o tema “Mídias sociais e relações de consumo”, que terá a participação de especialistas para esclarecer e mostrar aos consumidores a importâcia da utilização de novos meios de reclamação que estão disponíveis, para que eles tenham uma solução rápida de seus problemas junto as empresas e órgão públicos.
Já o Procon Carioca organiza, nesta sexta feira e sábado, o segundo mutirão de atendimento, para aproximar consumidores e empresas na busca por um acordo. Desta vez, os encontros estão programados para a Praça Saens Peña, na Tijuca, das 10h às 16h.
A Proteste – Associação de Consumidores está lançando vídeo e a cartilha on-line “Pegadinhas de consumo” para comemorar também o aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC), considerado um dos melhores conjuntos de leis já elaborado no Brasil. “São alertas para evitar os artifícios utilizados nas ofertas de serviços e produtos, e que podem acarretar problemas”, informa a entidade. A cartilha está disponível para ser baixada no site www.proteste.org.br/cartilhas. E no vídeo produzido pela entidade são mostradas duas situações em que o consumidor tem que ficar atento para evitar problemas: a compra de alimentos em promoção em que o prazo de validade esteja para vencer e a contratação de serviços de telecomunicações.
A Proteste destacou que, daqui a dois dias, as entidades de defesa do consumidor de todo o mundo vão chamar a atenção para os problemas mais graves e divulgar os danos reais causados pela falta de proteção dos direitos do consumidor. A associação enviará documento à Secretaria Naciona do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) relacionando setores resistentes em resolver as reclamações como serviços públicos e área financeira.
O Procon-SP, por sua vez, promove no dia 15 a palestra “Orientação financeira”, cujo objetivo é mostrar ao consumidor o funcionamento do mercado de oferta de crédito e seus principais problemas, “como a falta de informação adequada para o exercício do direito de escolha e as altas taxas de juros praticadas no país, bem como as diversas estratégias utilizadas para atrair e envolver o consumidor”, destacou o órgão.
Um chat para esclarecer dúvidas sobre telecomunicações, serviços bancários, planos de saúde e produtos, e a divulgação de orientações por meio de suas páginas nas redes sociais são algumas das atividades programadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para comemorar o 15 de Março. Para se inscrever clique aqui.
Programação do Idec
Mostra Mito ou Verdade
Em parceria com o Shopping West Plaza, zona oeste de São Paulo, o Idec organizou uma exposição com uma seleção especial de Mitos ou Verdades sobre relação de consumo.
Local: Shopping West Plaza, Passarela do 2º piso entre os Blocos A e B.
Data: de 11 a 17/3
Horário: 10h às 22h
Bate-Papo Dia do Consumidor
Especialistas do Idec tiram dúvidas do consumidor em bate-papo online, sobre os temas mais reclamados no Idec. Os chats começarão às 11h, para esclarecer dúvidas dos consumidores em temas como telecomunicações, planos de saúde, produtos e serviços bancários. Participe!
Data: 15/3
Telecomunicações, às 11 horas
Planos de Saúde, às 13 horas
Serviços Bancários, às 15 horas
Produtos, às 17 horas
Evento no Sesc Itaquera sobre segurança para crianças
O Idec participa do evento promovido pelo Inmetro em parceria com a Abrinq e Criança Segura sobre segurança para crianças. A iniciativa contará com atividades lúdicas, jogos, distribuição de brinquedos e materiais informativos das instituições participantes, sobre o tema.
Local: Sesc Itaquera, São Paulo
Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Data: 16/3
Horário: das 9h às 18h
Mitos ou Verdades nas Redes Sociais
Durante a semana o Idec promove posts no Facebook e Twitter, sobre Mitos ou Verdades de problemas de consumo. Curta e compartilhe a página do Idec.
Data: de 11 a 15/3
Idec tira dúvidas ao vivo na Rádio Globo
Especialistas do Idec tiram dúvidas de ouvintes da Rádio Globo no programa Manhã da Globo, a partir das 10h30, sobre os temas mais reclamados pelos consumidores:
Confira os dias e os temas que serão tratados:
13/3 Telecomunicações, Veridiana Alimonti, advogada do Idec especialista em telecomunicações;
14/5 Financeiro, Maria Elisa Novais, gerente jurídica do Idec;
15/5 Planos de saúde, Joana Cruz, advogada do Idec e especialista no tema.
Programação Procon-SP
Agenda Capital
Dias 11 a 15 (segunda a sexta-feira)
Procon Móvel estará no terminal de ônibus do Jabaquara com uma equipe doórgão disponível para prestar atendimento, orientação e abrir reclamações,além de distribuir material informativo relacionado a consumo.
Local : Terminal Metropolitano Jabaquara
Horário : 9h às 16h
Dia 15 (sexta-feira)
Apresentação da "Biblioteca Animada", com o teatro de fantoches que conta histórias do dia a dia para explicar de forma fácil e divertida os direitos do consumidor. Trata-se de um espaço itinerante onde o público tem acesso a livros, jogos e material educativo sobre os direitos do consumidor, consumo consciente e cidadania, que inclui o teatro de fantoches.
Local: Biblioteca São Paulo, localizada na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Parque da Juventude – Santana – São Paulo - SP
Horário: 10h às 12h
Palestra – Orientação Financeira que tem como objetivo revelar o funcionamento do mercado de oferta de crédito e seus principais problemas, como a falta de informação adequada para o exercício do direito de escolha e o uso responsável do crédito pelos consumidores e as altíssimas taxas de juros praticadas no país, bem como as diversas estratégias utilizadas para atrair e envolver o consumidor.
Local: Biblioteca São Paulo, localizada na Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Parque da Juventude – Santana – São Paulo - SP
Horário: 14h30 às 16h30
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/dia-mundial-do-consumidor-saiba-como-participar-das-atividades-promovidas-por-entidades-7823943#ixzz2NW1RsCf2
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.