Últimos artigos
Você já teve problema na utilização de Palito de fósforo? 21/05/2012
Tv a cabo, telefonia, banda larga: Pesquise preços e reduza os gastos mensais 21/05/2012
Juros do cheque especial recuou, diz Procon-SP 21/05/2012
Universidades federais entram em greve a partir desta quinta-feira 21/05/2012
Planos de saúde podem ter que cobrir quimioterapia oral em casa 21/05/2012
Acesso à informação: Anvisa está mais transparente 21/05/2012
Yamaha, BMW e Honda anunciam recall 21/05/2012
Ibama publica IN sobre transporte de produtos perigosos 21/05/2012
Conta de luz virão mais baratas a partir de maio 21/05/2012
Programa do MEC para alfabetizar alunos até os 8 anos vai investir na formação de professores 21/05/2012
Além da Universidade Paulista (Unip), outras 30 instituições de ensino superior foram notificadas pelo Ministério da Educação depois que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) detectou "dados inconsistentes" entre o número de ingressantes e concluintes que prestaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e os números computados pelo Censo do Ensino Superior.
Segundo a assessoria de imprensa do ministério, as instituições foram notificadas na semana passada a prestar esclarecimentos sobre os dados e, caso a defesa seja considerada insuficiente, uma auditoria pode ser instaurada, assim como aconteceu na Unip na quinta-feira. O MEC afirmou que parte das instituições já respondeu e que as outras devem responder se pronunciar ainda nesta sexta-feira. O ministério pode anunciar o resultado da avaliação das instituições notificadas ainda na próxima semana.
Ainda de acordo com o MEC, a auditoria também suspendeu a isenção de visita a que a Unip tinha direito ao obter a nota satisfatória no Enade. Ela terá um prazo de 60 dias e será realizada pelo Inep e pela Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres).
Em nota, o MEC afirma que a base para o requerimento da auditoria foi a incongruência na "redução na porcentagem do número de estudantes concluintes da Unip inscritos no Enade em relação ao número de concluintes informados no Censo da Educação Superior".
Entenda o caso
O Ministério da Educação recebeu uma denúncia formal de que a Unip teria selecionado os melhores alunos para fazer o Enade e, dessa forma, elevar o índice geral da instituição e utilizá-lo como estratégia de marketing.
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
A decisão sobre a auditoria foi tomada na tarde de quinta-feira e inclui ainda a visita de avaliação in loco em todos os cursos da Unip em fase de renovação de reconhecimento. As mesmas medidas serão tomadas em todas as instituições de ensino superior suspeitas de qualquer irregularidade em relação ao Enade.
A Unip informou que não recebeu, até o momento, nenhuma comunicação oficial do MEC, mas que está tranquila sobre a decisão.