JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Vistoria de medidores com chip da Light começa na segunda-feira

Fonte: Extra On Line 9/3/2012

Texto enviado ao JurisWay em 09/03/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

 

A partir de segunda-feira (12/03), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio (Ipem-RJ) começará a monitorar o consumo de energia elétrica de residências de Vigário Geral e de Jardim América que tiveram aumento de até dez vezes nas contas de luz, após a instalação dos medidores eletrônicos com chip pela Light. O início do trabalho foi confirmado nesta quita-feira, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que apura denúncias de moradores dos dois bairros.

 

Segundo a presidente do Ipem-RJ, Soraya Santos, cem aparelhos comparadores, que já se encontram à disposição do instituto, serão instalados nas residências de alguns moradores que se consideraram lesados em suas contas. Depois que a Light começou a trocar os dispositivos de medição, no segundo semestre de 2011, a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj recebeu mais de 600 reclamações de aumento abusivo.

 

O diretor de distribuição da concessionária, José Humberto Castro, relacionou esses possíveis erros de medição a "gatos" na corrente elétrica. O deputado Pedro Fernandes (PMDB) disse que a vistoria "é um grande avanço para a população, que precisa saber, com clareza, se a medição está sendo feita de forma correta ou não". Segundo o deputado, mais de 40% das ocorrências registradas nos bairros citados tiveram aumentos significativos nas faturas mensais:

 

— Prefiro acreditar que existe um problema nos equipamentos a pensar que mais de 40% desses eventos foram causados por fraude.

 

Para registrar queixa, é possível entrar contato com as ouvidorias da Light (0800-021-0196) ou do Ipem-RJ (0800-282-3040), com a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj (0800-282-7060), com a Defensoria Pública (0800-282-2279) ou com o Procon-RJ (2299-2503).

 

  

 

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados