Últimos artigos
Você já teve problema na utilização de Palito de fósforo? 21/05/2012
Tv a cabo, telefonia, banda larga: Pesquise preços e reduza os gastos mensais 21/05/2012
Juros do cheque especial recuou, diz Procon-SP 21/05/2012
Universidades federais entram em greve a partir desta quinta-feira 21/05/2012
Planos de saúde podem ter que cobrir quimioterapia oral em casa 21/05/2012
Acesso à informação: Anvisa está mais transparente 21/05/2012
Yamaha, BMW e Honda anunciam recall 21/05/2012
Ibama publica IN sobre transporte de produtos perigosos 21/05/2012
Conta de luz virão mais baratas a partir de maio 21/05/2012
Programa do MEC para alfabetizar alunos até os 8 anos vai investir na formação de professores 21/05/2012
POR CLARISSA MELLO
Rio - Você prefere frio ou calor? Se souber responder a essa pergunta, já pode colocar em prática os ensinamentos da dietética chinesa — a arte de alimentar-se equilibradamente de acordo com a medicina oriental. Ao contrário da nutrição ocidental, que relaciona os alimentos de acordo com a bioquímica (vitaminas e nutrientes), a dietética chinesa trabalha com a energia dos alimentos — que pode ser yin (fria) ou yang (quente).
“Se a pessoa prefere o frio, é porque é uma pessoa yang (quente). Se prefere o calor, é yin (fria). Então, a alimentação deve sempre buscar esse equilíbrio. Pessoas yin devem ter uma alimentação mais voltada para o yang e vice-versa”, esclarece o fisioterapeuta Fernando Fernandes, formado em Dietética Chinesa pela American College of Tradicional Chinese Medicine, em São Francisco (EUA).
Os alimentos yin são mais calmantes, e os yang, mais estimulantes. E cada alimento também faz parte de um dos cinco elementos da natureza: água, metal, madeira, fogo e terra. Cada um deles é responsável pelo equilíbrio energético de uma parte do corpo. Dessa forma, os alimentos são usados como “remédios” que suprem as energias que o corpo necessita ou bloqueiam as que estão em excesso.
COMBATENDO MALES
“Se a pessoa está triste, decepcionada, está com uma energia yin no coração. Para se equilibrar, precisa investir em alimentos yang que atuem nesse órgão (como mostra a coluna ao lado). Se está agitada, é melhor que se alimente com algo que traga uma energia relaxante. Isso vale para todos os órgãos”, exemplifica Fernando.
“No inverno, por exemplo, é muito comum pessoas terem problemas respiratórios. É preciso equilibrar as energias do pulmão, investindo em alimentos yang, como cravo, canela e gengibre”, diz o especialista. No caso de uma azia por ter comido demais, o ideal é investir em alimentos yin — já que o estômago sobrecarregado produz energia yang, segundo ele.
EMAGRECENDO NATURALMENTE
De acordo com Fernando, a partir do equilíbrio energético é possível prevenir doenças e manter-se saudável — o que também ajuda a eliminar quilinhos a mais. “A pessoa adota um estilo de vida equilibrado e emagrece sem sentir”, afirma o fisioterapeuta.