JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Além da estética

Fonte: Correio Braziliense 16/8/2010

Texto enviado ao JurisWay em 16/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

O joanete é a patologia mais comum do pé adulto. Mais do que um incômodo visual, a protuberância óssea ao lado dos dedos dos pés costuma provocar muita dor. O problema pode ser amenizado, mas apenas uma cirurgia corrige a deformidade

Silvia Pacheco

Ana Maria começou a sofrer com o joanete aos 7 anos. Hoje, com 38, superou a vergonha e só se incomoda com as dores constantes  - (Adauto Cruz/CB/D.A Press  )  

Ana Maria começou a sofrer com o joanete aos 7 anos. Hoje, com 38, superou a vergonha e só se incomoda com as dores constantes

Pé de bode, pé de chaleira, pé de bailarina. Esses são alguns dos apelidos com os quais Ana Maria Costa Araújo, 38 anos, teve que conviver durante a maior parte da vida por conta de uma protuberância no pé que chegou a entortar seus dedões, o joanete. Há três décadas, a publicitária carrega em seus dois pés o problema, que se manifesta desde os 7 anos. “Eles são enormes, as coisas mais horrorosas que já vi”, conta, aos risos. “Ter joanete não é fácil. Você quer escondê-los e, às vezes, não tem como. Já pensei em fazer cirurgia por questões estéticas, mas desisti, com medo do pós-operatório”, conta. Ana Maria relata que até os 20 anos só usava sapato fechado. “Morria de vergonha dos meus pés. Achava que eles chamariam a atenção. E de fato chamaram.” Isso porque quando a publicitária resolveu “assumir” os joanetes, surgiram os apelidos. “No entanto, o que me incomoda mesmo são as dores e o inchaço no local. Tem dia em que não consigo calçar sapatos”, diz.

A história de Ana Maria é semelhante à de milhares de pessoas que sofrem com a deformação no pé. Conhecido cientificamente como hálux valgo, o joanete é a patologia mais comum do pé adulto, embora também possa ocorrer em crianças e jovens, apesar de serem raros os casos — como o de Ana Maria. Diferentemente do que muita gente pensa, o joanete não é um osso que cresceu, ou que surgiu, mas um desvio do primeiro metatarsiano (ossos do pé) e das falanges (ossos dos dedos), que se expressa como uma saliência na lateral do pé. “A deformidade deve-se a desalinhamentos articulares e desequilíbrios musculares, causando o mau posicionamento dos ossos”, explica o ortopedista Marcelo Monteiro de Barros.


 - ()  

 

As causas do joanete vão desde a predisposição genética, o pé plano (pé chato) e o pé egípcio — no qual o dedão é maior que o segundo dedo — até o uso de calçados inadequados, como os de bico fino, e o uso prolongado de salto alto. “Normalmente, há um distúrbio básico no pé, como a predisposição para o aparecimento da deformidade e, com o uso prolongado do sapato inadequado e do salto, isso acaba acelerando o surgimento do joanete”, esclarece o ortopedista Denys Aragão. No caso da publicitária Ana Maria, todas as mulheres da família têm joanete. “Não poderia sair ilesa”, afirma.

De acordo com os médicos, a estimativa é de que 33% da população urbana tenham algum grau de deformidade. A incidência do joanete, porém, é muito menor — em torno de 2% — entre indivíduos que não têm o hábito de usar calçado fechado, como os índios. Em geral, para cada cinco mulheres, um homem desenvolve o joanete. O próprio ortopedista Marcelo Monteiro de Barros passou pelo problema. O médico atribui o surgimento do seu joanete ao tipo de pé. “Na minha família, não há caso do problema, tampouco do uso repetido de salto alto. O fato é que o meu pé é largo e grande. Meu metatarso poderia ser varo e, com a sobrecarga mecânica do esporte e de contusões, pode ter desencadeado um desequilíbrio das forças musculares que provocaram o aparecimento do joanete”, explica. O metatarso varo, ao qual Barros se refere, é a causa do hálux valgo juvenil — que, como o próprio nome sugere, ocorre em adolescentes e jovens.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados