JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Pacientes podem consultar na internet leitos disponíveis de UTIs

Fonte: Bom dia Brasil 10/8/2010

Texto enviado ao JurisWay em 11/08/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) fez um censo das UTIs públicas e particulares onde trabalham médicos credenciados.

O Bom Dia teve acesso a um levantamento feito por médicos que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva. Esse mapa pode ajudar na hora de distribuir os recursos e está agora na internet.

O empresário Júlio Reinoso conhece bem a rotina de uma UTI. Ficou 20 dias internado por causa de uma infecção no intestino: “Precisei de recursos e tive na hora. Isso é que me salvou”.

Para a UTI são levados pacientes em pós-operatório, quando submetidos a uma cirurgia de grande porte e pessoas que correm risco de morte e precisam de monitoramento contínuo. Por isso também os funcionários de uma Unidade de Terapia Intensiva necessitam de treinamento específico. Não bastam apenas aparelhos, é preciso ter mão-de-obra qualificada.

Uma portaria do Ministério da Saúde determina que cada hospital tenha de 4% a 10% do total de leitos destinados a Unidades de Terapia Intensiva. Agora os pacientes podem saber onde estão muitos desses leitos pela internet.

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) fez um censo das UTIs públicas e particulares onde trabalham médicos credenciados.

Foram mapeados 25.367 leitos em mais de duas mil unidades de saúde. A pesquisa mostrou que quase 54% dos leitos estão concentrados na Região Sudeste do país. Número bem maior do que os registrados pelo estudo no Sul e no Nordeste. Segundo a Amib, o Centro-Oeste tem apenas 7,6% do total de leitos. O Norte, 5%.

Na Região Norte, onde mora Everaldo Pontes, no distrito de Icoaraci, o único hospital público não tem UTI. Por isso, a mãe dele - que sofreu um derrame - teve que ser transferida para Belém. E não resistiu.

“No caminho de lá para cá ela sofreu uma parada cardíaca. Essa distância de Icoaraci complicou tudo”, lamenta o auxiliar contábil Everaldo Pontes.

O Ministério da Saúde informou que o número de leitos é proporcional à população de cada região e que hoje apenas três estados - Maranhão, Acre e Roraima - não têm o número mínimo recomendado de vagas.

“O ministério tem feito um esforço. Somente em 2010, 1,8 mil leitos serão qualificados em todo o país”, aponta o secretário do Ministério da Saúde Alberto Beltrame.

O censo da Amib foi feito no ano passado e pode ser útil no futuro.

“É importante esse tipo de informação porque começa a tentar nos dizer pensando em Brasil, e não só em regiões aonde talvez nós devêssemos investir mais com mais recursos humanos e recursos tecnológicos para tentar criar um equilíbrio maior dentro das regiões”, diz Moyzes Damasceno, da Amib.
 





Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados