JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Idec pede suspensão da venda de Sibutramina no Brasil

Fonte: Portal do Idec 27/1/2010

Texto enviado ao JurisWay em 27/01/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 


O Idec enviou hoje (26) uma carta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitando a interdição cautelar imediata de medicamentos a base de Sibutramina, substância utilizada para o emagrecimento que, segundo novos estudos, aumenta o risco de infarte e derrame.

Conforme amplamente divulgado pela imprensa, a Agência Europeia de Medicamentos (Emea) proibiu a venda do remédio, pois concluiu que os benefícios da Sibutramina não suplantam os riscos envolvidos em seu consumo.

Os estudos realizados pela Emea demonstraram que o uso da substância aumenta a chance de ocorrência de doenças cardiovasculares, em especial infarto e derrame. As características da população à qual o medicamento é destinado - obesos - torna a situação mais séria, já que a obesidade é um fator de aumento de risco de doenças cardiovasculares.

Segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas, o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecer no mundo.

Diante dos fatos, o Idec considera que a suspensão da venda da Sibutramina no país é fundamental para fazer prevalecer o direito à saúde e o princípio da precaução.



Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados