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 Defesa do Consumidor
 

Prodesp culpa excesso de demanda por falhas no pagamento do IPVA

Fonte: Portal Valor Econômico 13/1/2010

Texto enviado ao JurisWay em 13/01/2010.

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SÃO PAULO - A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), empresa que centraliza as operações de tecnologia do Estado, culpou o excesso e a concentração de demanda dos contribuintes pela lentidão causada aos sistemas de pagamento do IPVA.

"O que aconteceu é que muita gente decidiu adiantar o pagamento e houve uma forte concentração em certos horários", disse ao Valor o diretor-presidente da Prodesp, Mário Bandeira. "Não foi limitação técnica, o problema de lentidão ocorreria de qualquer forma."

Desde segunda-feira, o sistema de pagamento das taxas de IPVA e do licenciamento dos veículos - iniciado na última sexta-feira - tem apresentado problemas, seja em agências bancárias, caixas eletrônicos ou por meio da internet.

A lentidão no recebimento levou a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz) a anunciar o adiamento da data de vencimento do IPVA para as placas com final 1, 2 e 3.

Os proprietários desses veículos poderão quitar o imposto, ou optar pelo parcelamento, no período de 22 a 26 de janeiro. O prazo para as demais placas está mantido. Amanhã é a data limite para pagamento à vista em cota única para placas de final 4, com desconto de 3%, ou para o recolhimento da primeira parcela.

"A Secretaria da Fazenda vai ajustar seu sistema para que esta operação seja realizada e os contribuintes tenham acesso aos benefícios previstos nas regras do IPVA", informou a Sefaz, por meio de nota.

Para tentar agilizar o recebimento das taxas durante o dia, os bancos tiveram de optar por um sistema de contingência.

Em vez de fazer o acesso em tempo real às informações armazenadas dentro do centro de dados da Prodesp, eles tiveram de acionar uma cópia de segurança enviada pela Prodesp, programada para entrar em ação em casos de pane ou lentidão. Acontece que essa mudança de rota não é feita de forma automática e muita gente continuou a ter problemas.

Mário Bandeira não atribui os problemas a limitações de infraestrutura da Prodesp, mas reconhece que há ajustes a serem feitos. Os servidores - computadores de grande - da Prodesp não deram conta do volume de dados recebidos.

Segundo Bandeira, o volume de máquinas usadas na operação do IPVA chegou a ser aumentado de três para cinco equipamentos, mas ainda assim a lentidão prosseguiu.

Parte do problema, diz o presidente da instituição, teria sido evitado se o recebimento dos dados fosse melhor distribuído entre as máquinas. "O que estamos fazendo agora é um balanceamento das máquinas, isso precisa ser melhor afinado", disse.

Nas instalações da Prodesp, cerca de 30 pessoas estão concentradas na operação do IPVA. "Também temos uma equipe da IBM trabalhando 24 horas com a gente", afirmou Bandeira.

Entre os equipamentos usados pela Prodesp está um "mainframe" da IBM, um supercomputador que centraliza os dados do IPVA e está conectado aos demais servidores.

Não foi a primeira vez que a Prodesp teve problemas com o IPVA. No ano passado, o governo do Estado também teve de adiar o recebimento do imposto devido a dificuldades de fazer o pagamento.

(André Borges | Valor)


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