JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Camila Carvalho Rabelo
Estudante do Curso de Direito da Faculdade AGES, Estagiária do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

A BUSCA INCESSANTE POR Um direito mais ágil e menos formal

Texto enviado ao JurisWay em 04/08/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

[1]Camila Carvalho Rabelo.

 

RESUMO

 

 

O presente trabalho versa sobre o direito de acesso à justiça enquanto premissa do atual Estado Democrático de Direito e como mecanismo para garantia do princípio da dignidade da pessoa humana. Sem a pretensão de exaurir o tema, esta produção visa situar esse direito de acesso à justiça como pré-requisito do fundamento máximo dos valores que se imperam do princípio da  dignidade da pessoa humana, haja vista que com a Constituição Federal de 1988 muitos direitos foram conquistados mas infelizmente nem todos efetivados.

 

Palavras-chave: Direito ao Acesso à Justiça; Direitos Fundamentais; Isonomia; Reforma no Judiciário.

 

 

 

 

             1. INTRODUÇÃO

           

 

A atual Constituição Federal destaca-se por prever, sobretudo, direitos fundamentais para todas as classes de cidadãos, tanto para as elites sócio-econômicas quanto aos mais pobres e maiores necessitados da tutela jurídica do Estado. O Brasil promulgou a sua Constituição, chamada por muitos de a “Constituição Cidadão”, em 1988 após anos de regime político militar e de incomensuráveis desrespeitos à pessoa humana.

Assim, em 1988 a Carta Constitucional proclamou a mudança de valores e transformou o homem em cidadão que possui direitos fundamentais, proclamando princípios e fundamentos, estabelecendo-se um Estado Democrático e Social de Direito. A Carta Máxima anunciou, portanto, uma nova era para o Brasil, o tempo de democracia e de expectativa de maior justiça social. A partir de 1988 demos o primeiro passo para o caminho de uma operacionalidade processual isonômica. Fizemos à transição do Estado Liberal e procuramos uma moderna processualística.

Nesse contexto o acesso à justiça deve ser visto como pressuposto para que se possa garantir o princípio básico do Estado de Direito, á isonomia das partes, para  que todos sejam, portanto, efetivamente tratados de forma igual perante a lei. 

O direito de acesso à justiça foi ampliado pela nossa atual Constituição Federal de forma a abranger não só a via repressiva (quando ocorre a “lesão”), mas também a preventiva quando ocorre a “ameaça ao direito”. O moderno Estado proclamado em 1988 prima não só pela igualdade teórica, mas para uma igualdade real de todos os cidadãos. Garantir o acesso à justiça seria, criar mecanismos para efetivação dos direitos fundamentais e para garantia do maior dos direitos proclamado na contemporaneidade, a isonomia.

Este trabalho tem a intenção de pesquisar e apontar até que ponto o direito de acesso á justiça não é cumprido e por quais razões? Além de procurar abordar quais as alternativas para que, de fato, através do acesso á justiça se possa garantir a igualdade entre os cidadãos.

 

 

 

 

2. OS OBSTÁCULOS A SEREM SUPERADOS

 

 

Na opinião de muitos estudiosos e críticos, e na nossa também, por uma série de interferências e problemas, os direitos previstos na Constituição Federal, na prática muitas das vezes acabam revelados como “letra morta”, inclusive os direitos fundamentais. Isso revela um desrespeito e uma afronta aos princípios basilares da democracia e do Estado Democrático de Direito.

Mauro Cappelletti e Bryant Garth, em sua Obra “Acesso á Justiça”, de forma pioneira elencam três ordens de obstáculos que impossibilitam o acesso á justiça e que, por conseguinte, impossibilita a concretização do princípio da isonomia entre os cidadãos. Os autores identificam que para obter uma realidade processual acessível justa e efetiva para todos primeiro é preciso superar uma série de obstáculos de natureza: financeira; temporal e psicológicos e culturais, (grifos nosso).

Identificam-se como obstáculos de natureza financeira os enormes gastos que têm as partes ao ingressarem em juízo. Os processos tornam-se muito caros, principalmente pelos altos valores das cobranças de custas processuais e honorários advocatícios. Apenas, as pessoas e instituições que têm dinheiro conseguem suportar esse ônus tão pesado e,  passam a se servir do acesso à justiça de formal desigual.

Os obstáculos de natureza temporal denunciam o enorme tempo dispersado na resolução dos litígios o que muitas das vezes torna ineficaz a decisão proferida ou altamente cara. A morosidade é um problema sério dentro da justiça, pois aquele que ingressa com uma ação tem a pretensão de resolver seu litígio para ver seu direito satisfeito. Se isso não ocorre à prestação jurisdicional se torna vaga e mais onerosa para as partes o que desestimula a procura pelo acesso à justiça.

Por sua vez, citam-se como obstáculos de natureza psicológicos e culturais: o desconhecimento e a falta de informação dos próprios direitos; o medo e a temeridade dos ambientes jurídicos e das pessoas que nestes trabalham e o fato de as pessoas enxergarem o Poder Judiciário como algo inacessível e distante para a maior parte da população. Veja-se, que um desdobramento destes obstáculos culturais pode ser percebido, por exemplo, no descrédito da maioria das pessoas, (principalmente das pessoas mais pobres), em relação ao caráter e profissionalismo dos advogados, para eles são todos, ou quase todos, ladrões e aproveitadores.

 

 

3. DESENVOLVENDO MECANISMOS

 

 

O acesso à justiça depende de uma ação concreta do Poder Judiciário, pois o que se nota é que no nosso atual Estado Democrático de Direito, teoricamente, já conquistamos as normatizações de direitos fundamentais: direito á prestação jurisdicional; à saúde; ao trabalho; à educação e etc. No entanto, sabemos que precisamos colocar em prática essas previsões. Se de fato, ainda não alcançamos à isonomia das partes na moderna processualística, por outro lado não é a nossa intenção, nesse humilde trabalho, fechar os olhos aos avanços que já conquistamos.

No que concerne as três naturezas de obstáculos a serem superados pela nossa realidade processual, nota-se que a Constituição Federal de 1988 previu a criação de mecanismos adequados para que se possa começar a superá-los.

Vejamos algumas dessas garantias:

 “a) A consagração do princípio da igualdade material como objetivo fundamental da República, tendo como meta a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com a redução das desigualdades sociais(art. 3º); b) o alargamento do direito à assistência judiciária aos necessitados, que passa a ser integral (artigo 5º, LXXIV), compreendendo: informação, consultas, assistência judicial e extrajudicial; c) previsão para a criação de Juizados Especiais destinados ao julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade e penais de menor poder ofensivo, com ênfase na informalidade do procedimento e a participação popular através do incentivo à conciliação, e a participação de juízes leigos (art. 98, I); d) previsão para a criação de uma justiça de paz, remunerada, composta de cidadãos eleitos, com mandato de quatro anos, com competência para o processo de habilitação e a celebração de casamentos, para atividades conciliatórias e outras previstas em lei (art. 98, II); e) tratamento constitucional da ação civil pública (art. 129, III), como instrumento hábil para a defesa de todo e qualquer direito difuso e coletivo; f) criação de novos instrumentos destinados à defesa coletiva de direitos: mandado de segurança coletivo (art. 5º, LXX), e o mandado de injunção (art. 5º, LXXI), bem como a outorga de legitimidade para os sindicatos (art. 8º, III) e para as entidades associativas (art. 5º, XXI) defenderem os direitos coletivos e individuais homogêneos de seus filiados; g) reestruturação e fortalecimento do Ministério Público, como órgão essencial à função jurisdicional do Estado, conferindo-lhe: atribuições para a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses coletivos e sociais (arts. 127, caput, e 129); h) elevação da Defensoria Pública como instituição essencial à função jurisdicional do Estado, com incumbência à orientação jurídica e à defesa dos necessitados, devendo ser organizada em todos os estados, no Distrito Federal, territórios e, também, no âmbito da própria União (art. 134 e parágrafo único).” 

 

 

 

Dessa forma, em outras palavras, nota-se que os mecanismos para superação dos obstáculos ao acesso á justiça já podem ser notados pela extensão do nosso ordenamento jurídico. Para superar os obstáculos financeiros, a Constituição Federal e a legislação infraconstitucional já oferecem as seguintes medidas: (a) a assistência judiciária gratuita, regulada pela Lei nº. 1.060/50, garantindo a isenção no pagamento de custas processuais, bem como de honorários sucumbenciais e o atendimento gratuito por advogado escolhido ou indicado pelo juiz; (b) a previsão da Defensoria Pública, a fim de prestar assistência jurídica integral, ou seja, preventiva e contenciosa, atendendo-se a consultas e representando judicialmente a população carente (arts. 5º, LXXIV e 134 da Constituição Federal), de responsabilidade da União e dos Estados, já devidamente regulamentada pela Lei Complementar nº. 80/1994; (c) os Juizados Especiais estaduais e federais, disciplinados pelas Leis 9.099/95 e 10.259/2001, em que, até a sentença, não há pagamento de custas nem de honorários sucumbenciais.

Aos obstáculos temporais destacam-se os avanços já adotados com a criação de mecanismos de tutela de urgência, que são: a previsão de procedimentos sumários especiais, como a ação monitória; com a alteração da Lei 8.952/94 a possibilidade de antecipação de tutela em todo e qualquer processo de conhecimento, nos moldes do art. 273 do Código de Processo Civil; o processo cautelar. Vale ressaltar a relevância dos meios de resolução de conflitos extrajudiciais, (a mediação; conciliação; arbitragem), para a celeridade processual.

Por fim, o legislador tem trabalhado no sentido de diminuir e acabar os obstáculos de natureza cultural e psicológica que impossibilitam o efetivo acesso á justiça. Notam-se esses esforços do legislador quando torna obrigatória a tentativa de conciliação, e quando dá poderes de iniciativa ao juiz na produção das provas, sem que este fique limitado àquelas apresentadas pelas partes. Avançou também quando criou instrumentos processuais voltados à tutela de direitos coletivos, conferindo legitimidade a determinadas instituições (Ministério Público, associações civis, pessoas jurídicas de direito público, no caso da ação civil pública) e ao próprio cidadão comum (no caso da ação popular) para reivindicar em juízo, direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos em nome de toda a coletividade. 

 

 

 

 

 

 

4. A ISONOMIA ATRAVÉS DO ACESSO À JUSTIÇA

 

 

Buscar a isonomia não se restringe a cravar direitos para todos os cidadãos no texto constitucional. Como demonstram Mauro Cappelletti e Bryant Garth[2] “nos séculos XVIII e XIX, sob os valores do Estado Liberal, o acesso à justiça significava um direito formal e só aqueles que podiam suportar o ônus do altíssimo custo do processo é que poderiam se servir do direito, mas com a moderna processualística o conceito de acesso á justiça deve ser entendido como mecanismo de corroboração da igualdade material”.

O Poder Judiciário não pode mais fazer vista grossa às desigualdades sociais existentes no Brasil. Os direitos fundamentais precisam ser postos em prática e essa atividade no moderno estado político depende em muito da atuação deste poder. Por isso, diz-se nesse trabalho que o acesso á justiça é o mecanismo que, por conseqüência, garantirá a isonomia entre os cidadãos.

Se as pessoas tiverem acesso á justiça com iguais condições de postularem, (com as mesmas armas), terão a possibilidade de buscarem seus direitos, individuais, coletivos e/ou difusos de forma igual, sem que uma parte tenha vantagens sobre a outra por decorrência de fatores financeiros ou culturais. As reformas processuais estão focadas na busca pela isonomia e pela igualdade de armas perante a justiça.

 

 

5. CONCLUSÃO

 

 

Dessa forma, o acesso à justiça no atual contexto é uma garantia para todos. Não se pode admitir que a tutela jurisdicional venha servir como instrumento para desigualar os cidadãos. O conceito de acesso à justiça deve ser encarado sob uma ótica mais ampla, pois a igualdade dos cidadãos perante os problemas sociais só poderá ser alcançada através do acesso justo, eficaz e com decisão em tempo razoável. Em outras palavras, não basta ter a mera possibilidade de reclamar pela violação de um direito, mas, é necessário que a apreciação desta questão seja feita de forma justa e em tempo razoável, pois a credibilidade do sistema de justiça de um país depende obviamente da possibilidade de resolução das lides nestes termos.

Apesar dos avanços, o fato é que na realidade o que ainda acontece é que um grande número de profissionais integrantes do Poder Judiciário tem notável descompromisso em relação a prestação jurisdicional com concreta justiça, isso ocorre por vários motivos seja por questões estruturais (falta de tempo e de recursos para se dedicar aos processos como seria necessário), seja por questões de falhas na formação dos magistrados e consciência cidadã.

Enfim, para que se possa garantir o acesso à justiça em sentido material é necessário enfrentar todas as ordens de obstáculos que foram identificadas. Tratar os desiguais de forma desigual, (o que por conseqüência os igualará), tendo-lhes cuidado e amparo. Neste caminho se estará buscando e garantindo o direito ao acesso à justiça, e, também, a aplicabilidade do princípio corolário da democracia e do Estado Democrático de Direito, a isonomia entre todos os cidadãos.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

 

CAPPELLETTI, Mauro & GARTH, Bryant.  “Acesso à justiça”.  Trad. Ellen Gracie Northfleet.  Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1988.

 

 

COMPARATO, Fábio Konder, “O Fundamentos dos Direitos Humanos”. São Paulo: LTr, 1998. Disponível em: <http://www.direitonet.com.br/artigos/x/18/89/1889/ >. Acesso em: 14 maio. 2009. (Documento consultado on-line).                          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



[1] Bacharelando em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais AGES

[2] CAPPELLETTI, Mauro; e GARTH Bryant. “Acesso à Justiça”, trad. de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1988.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Camila Carvalho Rabelo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados