JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Estudos & Pesquisas
Autoria:

Adriano Alves
ADRIANO ALVES, advogado atuante em direito criminal e eleitoral, com ênfase em audiências, sustentações orais em tribunais e tribunais superiores. Mestrando, pós - Graduado em Direito e Processo Penal - UCS; pós - Graduado em Direito e Processo Eleitoral pela EPM (Escola Paulista da Magistratura) e pelo TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo); Diplomado em Direção de Programas e Políticas Sociais -Universidad San Buena Ventura de MEDELLÍN / COLÔMBIA; Extensões em Ciências Políticas, Marketing e Comunicação Digital pela USP; Membro Efetivo Estadual da Comissão de Direito Eleitoral - OAB SP (2019/2021); Membro representante da ABRACRIM (Associação Brasileira do Advogados Criminalistas); Membro da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político);

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

ATROFIA INVESTIGATIVA NO BRASIL: Hiperendorfina apurativa e insegurança jurídica.

CUSTOMIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS ATRAVÉS DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA GESTÃO DAS PENITENCIÁRIAS BRASILEIRAS

O importante papel do advogado criminalista frente aos preconceitos que sofre

Extorsão e Concussão

A Inadmissibilidade da Prova Ilícita no Processo Penal Brasileiro

DEFINIÇÃO DE TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR MILITAR

O Direito à fuga do preso provisório

Princípio da reserva legal: o legitimador da atuação do Estado na persecução penal

ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA E DANO : CRIMES EM EVIDÊNCIA?

O Direito Penal Simbólico Como Um Resultado Do Irracionalismo Pós-Moderno Através Da Bioética Na Sociedade Brasileira Urbanizada

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Penal

DROGAS E A EXPERIENCIA INTERNACIONAL

Através deste trabalho demonstraremos de forma técnica a experiência internacional voltada a politicas de prevenção, tratamento e repressão ao consumo de drogas.

Texto enviado ao JurisWay em 09/10/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

Existe uma tendência mundial pela adoção de políticas liberalistas ao consumo de drogas, países europeus e até na America latina podemos notar tais políticas, porem poderemos perceber algumas situações interessantes sobre tais políticas.

Na Colômbia a Corte Suprema, em 1974, declarou a inconstitucionalidade da lei que punia criminalmente o porte de droga para uso próprio. Porem, com o exército nas ruas, o endurecimento das leis e o amparo dos Estados Unidos, a Colômbia conseguiu, em uma década, reduzir em quase 70% os índices de criminalidade.

Em matéria publicada pela revista veja de março de 2008, com o tema Mudanças na vitrine, retrata a Holanda, como um dos países mais liberais do mundo e a crise com seus próprios conceitos. O país que legalizou a eutanásia, as drogas, o aborto, a união entre gays e a prostituição, reconhece que essa política não proporcionou os avanços ansiados pelo estado, aumentando os problemas.

Um exemplo, citado pelo jornalista Thomaz Favaro, é do famoso bairro De Wallen em Amsterdã na Holanda e a situação atual em que se encontra com a que prostituição e as drogas legalizadas.

[...] A região do De Wallen afundou num tal processo de degradação e criminalidade que o governo municipal tomou a decisão de colocar um basta. Desde o início deste ano, as licenças de alguns dos bordéis mais famosos da cidade foram revogadas. Os coffee shops já não podem vender bebidas alcoólicas nem cogumelos alucinógenos, e uma lei que tramita no Parlamento pretende proibi-los de funcionar a menos de 200 metros das escolas. Ao custo de 25 milhões de euros, o governo municipal comprou os imóveis que abrigavam dezoito prostíbulos. Os prédios foram reformados e as vitrines agora acolhem galerias de arte, ateliês de design e lojas de artigos de luxo.[...]

 

Nota-se ainda que com a legalização da prostituição ocorreu uma “explosão do número de bordéis e no aumento da demanda por prostituta.”

Quanto à descriminalização da maconha, a revista analisa que a descriminalização da maconha tinha como objetivo diminuir o consumo de outras drogas, acreditavam que com política de tolerância não seria necessário recorrer a traficantes para evitando o oferecimento de outras drogas, porem com seus coffee shops, atrai turistas dispostos a consumir todo tipo de drogas, proliferando assim o trafico de outras drogas, sendo que o preço destas drogas tornaram-se os mais baixos da Europa.

O criminologista holandês Dirk Korf, da Universidade de Amsterdã, faz comentários sobre a opinião da população e as políticas liberais, diz que a população não esta a vontade com essas medidas liberais, pois elas criaram uma ingênua expectativa que grupos criminosos ficariam longe das drogas. Dados demonstram que 67% da população holandesa é a favor de medidas mais rígidas.

Segundo Favaro, “Em Copenhague, as autoridades fecharam o cerco ao Christiania, o bairro ocupado por uma comunidade alternativa desde 1971.” Em 2003, a polícia passou a reprimir o tráfico de drogas no bairro. Aquela idéia de modernidade em relação às drogas e ao crime organizado, perdeu o romantismo e começa a ser tratado com pulso firme.

Na Suíça, o bairro de Langstrasse de Zurique, tolerava bordéis e o uso aberto de drogas, porem o crime organizado tomou o controle, a prefeitura local iniciou um trabalho de coibir o uso público de drogas, impondo regras mais rígidas à prostituição e comprando os onde funcionavam os prostíbulos, transformando-os em imóveis residenciais para estudantes. “A reforma atraiu cinemas e bares da moda para o bairro.” FAVARO, THOMAS. REVISTA VEJA. Mudanças na vitrine. São Paulo: Abril, 2008. P. 98/99.

 

A experiência da republica Tcheca, é sem duvidas a maior demonstração de política liberalista que agradam traficantes e usuários.

Na República Tcheca vigora, desde 1° de janeiro de 2010, uma das legislações europeias de entorpecentes mais liberais do mundo. [...]

Comercialização é crime

Conforme as novas determinações, é legal portar quatro ou cinco comprimidos de ecstasy ou de LSD, um grama de cocaína ou meio grama de heroína, três vezes mais do que o permitido na Holanda. O argumento para a liberalização é que dependência é, sobretudo, uma questão de saúde, não um crime.

[...] As delimitações promovem uma maior segurança jurídica, na opinião de Jakub Frydrych, diretor da autoridade tcheca de combate às drogas.

"Se tomarmos o exemplo da maconha, a produção continua passível de punição, mas não a posse dela, contanto que a quantidade esteja dentro do limite. A liberalização não livra o traficante de punição. A comercialização da droga continua a ser um crime, independentemente da quantidade vendida ressalta Jakub Frydrych, diretor da autoridade tcheca de combate às drogas.

Lei não agrada a todos

O psicólogo Ivan Douda fundou em Praga 20 anos atrás a entidade de assistência a viciados em drogas Drop In. Em sua opinião, as novas regras são um passo na direção errada. "É óbvio que a polícia não tem capacidade para efetivamente controlar o mercado de drogas. Por isso, seria importante concentrar os gastos na política para entorpecentes em medidas preventivas."

Precisamente nesse ponto, a situação ainda é relativamente precária na República Tcheca. O país investe apenas uma fração do que gasta, por exemplo, a Holanda, por habitante e ano, em campanhas de informação e assistência.

"Melhor do que Amsterdã"

"Somos agora melhores do que Amsterdã. Acho que vamos ganhar um monte de novos clientes, vindos do leste e do oeste", se empolga Martin Kmoch, gerente da casa noturna Ujezd, em Praga. Logo ao entrar no estabelecimento de atmosfera esfumaçada, sente-se o típico odor do haxixe, pesado e adocicado.

 

JANSSEN, CHRISTINA. Deutsche Welle. República Tcheca adota uma das leis de drogas mais liberais do mundo. União Europeia. 2010. Disponível em dw-world.de  acesso em 30/03/2010

 

A Argentina demonstra seguir o mesmo caminho, em defesa dos direito humanos e da liberdade, legalizando assim o consumo de drogas mais comuns como a maconha, conforme comentários de Luiz Flavio Gomes,

[...]

A decisão da Corte argentina segue uma tendência mundial, que também está presente na América Latina. Nos anos 70 e 80 preponderou a política repressiva norte-americana (guerra contra as drogas). Essa política está perdendo sua força (diariamente) frente aos usuários. Considerando-se que os recursos destinados ao “combate” das drogas são escassos, melhor (mais justo e mais adequado) é dirigi-los contra os traficantes (não contra os usuários).

[...]

GOMES, LUIZ FLAVIO. LFG. Corte Constitucional Argentina descriminaliza a posse de droga para uso pessoal (PARTE I). 2009. Disponível em lfg.com.br acesso em 30/03/2010

 

Alem da Argentina, Colômbia, Holanda, Suíça, Dinamarca, e da Republica Tcheca, O México, em agosto de 2009, descriminalizou (legislativamente) a posse de drogas para uso pessoal. O Peru e a Costa Rica, descriminalizou a posse de droga para uso próprio há vários anos.

O Deputado Federal Fernando Gabeira PV/RJ, histórico defensor as legalização das drogas, recuou em seu discurso liberalista, na durante sabatina promovida pela Folha de S. Paulo e pelo UOL, veja o resumo:

[...] o histórico defensor da liberação das drogas admitiu que a polícia brasileira não está preparada para uma medida desse tipo e que evoluiu sua posição depois de observar experiências no exterior. Ele também afirmou que é um liberal em praticamente todos os assuntos e que é contra “praticamente tudo que é obrigatório”.

[...]

“Olhando as experiências na Holanda e em Londres, cheguei à conclusão de que só uma polícia muito avançada pode legalizar [as drogas]”, disse. “Mas a liberação não é o 'liberou geral'. É um policiamento mais avançado. Com a polícia que nós temos hoje, mal paga, mal aparelhada, não”.

UOL ELEIÇOES 2010. Gabeira critica política de alianças do PT. Eleicoes.uol.com.br acesso em 30/08/2010

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Adriano Alves).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados