Outros artigos do mesmo autor
Uma nova visão do meio ambiente artificial.Direito Ambiental
Outras monografias da mesma área
A evolução da legislação ambiental brasileira
LAGOA DOS INDIOS :OS IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO NA ÁREA DE RESSACA
O dia depois do amanhã no acidente em Santos
TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA NA DEFESA DO BEM AMBIENTAL
SANEAMENTO BÁSICO: MELHORES E PIORES INDICADORES
ESTADO CONSTITUCIONAL ECOLÓGICO: DIMENSÕES DA PROTEÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DE DIREITO
O Meio Ambiente na Constituição Federal de 1988
PROPOSTA PARA A APLICABILIDADE DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL
A grande questão atual é: Preservar o meio ambiente. Mas não é só a Amazônia que deve ser preservada. O Cerrado pede socorro.
Texto enviado ao JurisWay em 20/03/2010.
Diante do atual cenário mundial, as questões ambientais tomam conta de diversos debates entre as nações. E cada vez mais se espalha temas sobre a preservação do meio ambiente, e sobre a importância para as presentes e futuras gerações da necessidade imperiosa de se conservar o meio ambiente em que se vive.
Contudo, o debate latente acerca da preservação ambiental da Amazônia ofusca algo que, talvez seja mais importante de que se pensa ou possua mais valor que se atribua que é a preservação do cerrado.
O cerrado é a vegetação predominante do estado de Goiás, mas ninguém sabe se quer que exista o dia nacional do cerrado, ou que ele seja comemorado no dia 11 de setembro. É preciso proteger o cerrado, para se proteger a vida que ele abriga.
Há 15 anos tramita no congresso nacional, uma proposta de emenda a constituição (PEC 115/95) do então deputado federal goiano Pedro Wilson que torna patrimônios nacionais o Cerrado e a Caatinga. Que caso aprovado, seria um grande passo para a preservação do meio ambiente da região. A PEC 115/95 corrige um descaso da Constituição, que já considera a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira como patrimônios nacionais.
Claro que a aprovação gerará uma serie de conseqüências positivas como a criação de organismos específicos para a preservação do mesmo, mas é preciso ir além da criação de leis e institutos para preservação do cerrado, que na grande maioria não sairá do papel. É necessário desmistificar o conceito de que o cerrado é um meio ambiente sem beleza, pois é composto por árvores retorcidas, vegetação rasteira, a chuva é escassa, o solo é ressecado, e muitos outros mitos. A beleza do cerrado não está somente na superfície, mas também na vida que aflora no seu subterrâneo.
É preciso trabalhar desde cedo à consciência acerca das belezas do cerrado, mostrando suas peculiaridades e sua diversidade, enaltecendo a riqueza e a biodiversidade desse meio ambiente, dando o seu verdadeiro valor no cenário regional, nacional e mundial.
O Cerrado precisa ser conservado, sendo ou não patrimônio nacional, e a conscientização da sociedade talvez seja a única chave para o sucesso dessa empreitada tão tortuosa.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |