envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
Regularização de imóveis: essencial para valorizar e proteger a propriedadeDireito Civil
A retirada de valores do caixa da empresa sem autorização: justificativa para exclusão de sócioDireito Civil
A recuperação de crédito na economia digitalDireito Empresarial
Os riscos da não integralização do capital socialDireito Empresarial
Estelionato sentimentalDireito Civil
Outras monografias da mesma área
COMENTÁRIOS AOS 10 PRIMEIROS ARTIGOS DO CÓDIGO CIVIL - ARTIGO 3º
A evolução da responsabilidade civil na sistemática jurídica brasileira
Algumas considerações acerca do Instituto da Prescrição no âmbito do contrato de seguro
A ATUAL TEORIA GERAL DOS CONTRATOS
Aspectos inconstitucionais da usucapião familiar
A Onda do Fake News x O Direito
Monografias
Direito Civil
A isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos é uma forma de inclusão social no Brasil, beneficiando pessoas portadoras de deficiência. A visão monocular passou a ser uma das condições elegíveis.
Texto enviado ao JurisWay em 22/07/2024.
A isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos é uma forma de inclusão social no Brasil, beneficiando pessoas portadoras de deficiência. A visão monocular passou a ser uma das condições elegíveis para a obtenção desse benefício. Essa deficiência consiste na dificuldade de percepção de profundidade e na redução da visão periférica, fazendo com que a pessoa enxergue bem apenas com um olho. A legislação trouxe maior acessibilidade e mobilidade para esse grupo.
A visão monocular foi reconhecida como deficiência sensorial pela Lei nº 14.126, que alterou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Com essa alteração, as pessoas com visão monocular passaram a ter os mesmos direitos que os outros grupos com deficiência, incluindo a isenção de IPI na compra de veículos.
A isenção está prevista na Lei nº 8.989/1995, que dispõe sobre a aquisição de veículos automotores por pessoas portadoras de deficiência visual, mental severa ou profunda, autistas, e agora também visão monocular, desde que cumpram os requisitos estabelecidos pela legislação.
Os requisitos previstos envolvem procedimentos burocráticos, sendo eles:
a. Obtenção de laudo médico que ateste a condição de visão monocular, emitido por um profissional habilitado.
b. Apresentação de documentação pessoal, incluindo CPF, RG, comprovante de residência e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação da deficiência.
c. Preenchimento de um formulário específico e protocolar o pedido de isenção junto à Receita Federal.
d. Após a concessão da isenção, o veículo deve ser adquirido diretamente na concessionária, observando os limites e as especificações estipuladas na legislação.
A inclusão da visão monocular como deficiência foi reconhecida recentemente pela legislação, representando um avanço em termos de direitos e inclusão social. A aquisição do veículo promove autonomia, independência e qualidade de vida para os indivíduos. Apesar de ser um processo burocrático e demorado, esse benefício é de grande importância.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |