Outros artigos do mesmo autor
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHODireito do Trabalho
Outras monografias da mesma área
O Valor da Confissão no Processo Penal
Os abortos legais/permitidos por lei
A LEI Nº. 12.654/12 E A (RE)FORMA DOS PARADIGMAS LOMBROSIANOS
A RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INOCÊNCIA FRENTE À PRISÃO DE SEGUNDA INSTÂNCIA
PRISÃO PROVISÓRIA, GRAVIDADE E REPERCUSSÃO DO CRIME
Decálogo do Direito Penal Em busca de um Direito Penal sem impunidades
CULPABILIDADE E LIVRE ARBÍTRIO PROVANDO ERRO DE LIBET
Direitos humanos x Direito Penal do inimigo
O tema pautado na precariedade do sistema prisional brasileiro, demanda extrema atenção, por se tratar de matéria que engloba muitos princípios constitucionais, tais como a dignidade da pessoa humana, a legalidade, etc ; que não devem ser olvidados ,
Texto enviado ao JurisWay em 18/06/2018.
O sistema penal exerce uma importante função social, que é sancionar condutas que influenciam negativamente, o equilíbrio e o prosseguimento da vida em sociedade, repreendendo o indivíduo autor de tais condutas por meio de punições diversas, inclusive privando-o de sua liberdade.
No entanto, contemplamos grande divergência entre discurso e prática, ou seja, o que ocorre fáticamente não faz jus ao previsto em lei. Sendo assim, a desorganização e inexistência de melhor planejamento, no âmbito estrutural e mesmo psicológico no sistema carcerário, impossibilita a efetivação dessa forma de punir, acarretando uma problemática no que tange a reinserção harmônica do indivíduo na sociedade.
Inúmeros problemas são enfrentados pelo Brasil no sistema penitenciário, sendo assim, o Estado não obtém resultado na recuperação do apenado. A consequência disso são rebeliões, atentados, tortura, ingressão de materiais ilícitos que dão suporte ao crime, negligência, que constatam o caos do sistema.
A modificação desse cenário lastimável, só seria possível, com a utilização efetiva das leis expressas em nosso ordenamento jurídico e elaboração de uma nova política carcerária, possibilitando superiores condições aos apenados, objetivando seu regresso harmônico à sociedade. No tocante à pena privativa de liberdade, levando em conta que a precariedade carcerária não restaura a estrutura do indivíduo.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |