Outros artigos do mesmo autor
O DIREITO REAL DE HABITAÇÃO DO CÔNJUGE OU COMPANHEIRO SOBREVIVENTE A LUZ DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRODireito das Sucessões
Outras monografias da mesma área
A Crise do Estado do Bem Estar Social
A sociedade do Medo: As ilhas de semelhança meio ao mar de diversidades.
ANÁLISE DA EFETIVIDADE DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS IMPOSTAS AO ADOLESCENTE INFRATOR
Sem dinheiro para pagar aluguel? Saiba que você ainda poderá morar num presídio.
A transação penal nos crimes de ação penal de iniciativa privada
Lei 11.923/09: Mais uma bola fora do legislador brasileiro. O § 3º do art. 158 do CP.
Texto enviado ao JurisWay em 05/02/2018.
A DELAÇÃO PREMIADA E OS POSSÍVEIS CONFRONTOS COM AS NORMAS E AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS
Em meio à imensa crise política em que o Brasil está passando, um tema muito discutido e de grande relevância para o cenário brasileiro atual é o instituto da delação premiada, tema este, que gera muita controvérsia dos diferentes pontos de vista de cada cidadão, devido os questionamentos em relação e esse polêmico meio de prova muito utilizado, em especial combate ao crime organizado.
A Delação Premiada consiste em uma espécie de colaboração premiada, em que em comum acordo com a autoridade, o réu em troca de uma premiação, seja esta, uma redução na sua pena ou até a exclusão desta, delata, ou seja, presta informações privilegiadas e úteis sobre o esquema ao qual está envolvido.
O que realmente se discute é se a Delação premiada fere algum princípio ou norma constitucional de modo que não possa ser utilizado como instrumento no combate ao crime.
Como é sabido, a delação é prevista no Ordenamento jurídico Brasileiro através se diversas Leis esparsas, ou seja, não tem uma Lei específica que regule tal instituto, fazendo com que este fique “desamparado” juridicamente falando.
Fala-se em um possível confronto com o princípio da isonomia da pena, ou seja, um delator que cometeu o mesmo crime que seu comparsa, pode ter sua pena reduzida de 1 a 2/3, quando for feita uma delação premiada.
É inegável que a Delação premiada quando feita dentro dos moldes da Lei, é uma ferramenta de extrema importância no desmantelamento de esquemas criminosos, mas é de se deixar claro, que tal instituto é alvo de muitas críticas pois abre muitas brechas para a impunidade.
Enquanto não houver uma Lei especifica que regule o instituto da Delação Premiada, afim de deixar o instituto mais claro, haverá essas críticas acerca do mesmo.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |