JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Vinicius Jose Melo Correia Viana
Estudante de direito, na instituição de ensino superior Dom Bosco (UNDB),sou bastante comunicativo e pró-ativo, me interesso bastante pela área de direito penal e Corporativo.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Processual Civil

A ARBITRAGEM E O DIREITO PROCESSUAL CIVIL: As vantagens e as desvantagens da arbitragem judicial

O presente artigo aborda a questão das principais vantagens e desvantagens trazidas pela arbitragem que foi formalizada pelo novo CPC como jurisdição no direito brasileiro, especificando o sentido dessa alternativa de resolução de conflitos.

Texto enviado ao JurisWay em 07/06/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A ARBITRAGEM E O DIREITO PROCESSUAL CIVIL: As vantagens e as desvantagens da arbitragem judicial

 

Laryssa Campos Cantanhede

Vinicius José Viana


 

Sumário: 1 Introdução; 2 Compreender de fato no que se baseia o processo arbitral; 3 Identificar os métodos aplicados pela arbitragem para as resoluções de conflitos; 4 Avaliar a arbitragem e a relação com a crise de jurisdição; 5 Conclusão; Referência.

 

RESUMO

O presente artigo aborda a questão das principais vantagens e desvantagens trazidas pela arbitragem que foi formalizada pelo novo CPC como jurisdição no direito brasileiro, especificando o sentido dessa alternativa de resolução de conflitos, no qual as partes definem que uma pessoa ou uma entidade privada irá solucionar a controvérsia apresentada pelas partes, sem a participação do Poder Judiciário. Averiguando ainda as estruturas que arbitragem contém para resolução dos conflitos, em que a mesma prevê a possibilidade das partes estipularem um prazo para a sentença arbitral. Por fim, o referente artigo pretende avaliar a arbitragem e sua relação com a atual crise do nosso poder judiciário, em que o mesmo se mostra moroso e em muitos casos pouco eficaz, sendo assim é imprescindível que novas alternativas de resolução de conflitos estejam presentes em nossa sociedade.

Palavras Chave: Vantagens e desvantagens. Poder Judiciário. Arbitragem.

 

1 INTRODUÇÃO

 

É possível criar a construção do problema no presente trabalho partindo inicialmente da ideia que a arbitragem é uma das formas de resolução de conflitos mais antiga do mundo. Foi utilizada na antiguidade e na Idade Média. Em 1923 o Brasil aderiu ao protocolo de Genebra e a incorporou em seu ordenamento jurídico, porém muito se discute sobre essa forma alternativa de resoluções de conflitos principalmente pela elencada crise do poder judiciário o que faz referência a um problema antigo que é a morosidade nas tramitações dos processos. 

Em contrapartida é possível notar que a arbitragem como alternativa de resoluções de conflitos não é perfeita e encontram-se alguns problemas principalmente no que se diz respeito na eminência da intervenção jurídica em casos em que a resolução dascontrovérsias em relação ao laudo arbitral se estabelecerá pela justiça comum e seus entraves, ou seja, o que fará daquela arbitragem apenas perda de tempo e dinheiro. Outro ponto em que se diz respeito é a preexistência de ressentimentos entre as partes. Nesses casos, a flexibilidade do procedimento arbitral torna-se uma inconveniência, pois falta uma autoridade forte capaz de pôr fim a combates processuais de imediato. Sendo assim a arbitragem poderia ser utilizada como alternativa de resolução de conflitos de forma continua e eficaz?

E é partindo desse conflito entre estes dois que se põe em vista a morosidade do judiciário brasileiro em decorrência da sobrecarga no setor, além dos inúmeros recursos disponíveis, a arbitragem que é regulada pela lei federal nº 9.307/1996 e é uma alternativa de resolução de conflitos que têm como um de seus principais pilares a efetividade e a celeridade sendo que há uma ausência de recursos contra a sentença arbitra e as próprias partes podem fixar o prazo para o árbitro proferir a sentença. E se nada for definido previamente, estabelece-se o prazo de seis meses para a tomada de decisão, o que representa uma grande vantagem a esse médoto.

Portando o uso continuo da arbitragem outras vantagens é bem atraente, como a natureza sigilosa a arbitragem pode evitar o constrangimento da exposição pública de conflitos envolvendo pessoas ou empresas. Também caráter técnico das decisões arbitrais é muito importante, pois quem decide as questões é um especialista na área do conflito, o que confere a arbitragem uma confiabilidade maior do que na esfera estatal em que juízes de direito emitem decisões sobre questões diversas. Além de auxiliar o poder judiciário na diminuição de processos, promovendo justiça. 

O trabalho em questão visa de forma muito específica relacionar um caso concreto com hipóteses do processo arbitral e os processos judiciários brasileiros. De forma geral, será inicialmente tratada a compreensão de fato no que é baseado o processo arbitral, suas formas de aplicação, suas regras e as exceções que podem ser utilizadas a depender do caso. Será tratado também acerca do princípio da identificação dos métodos aplicados pela arbitragem para que houvesse as resoluções de conflitos e também a arbitragem relacionada à crise de jurisdição.

 

2 COMPREENSÃO DE FATO NO QUE SE BASEIA O PROCESSO ARBITRAL

                                                  

No Brasil, a principal norma brasileira de referência para a arbitragem é a Lei n. 307, de 23 de setembro de 1996 que foi posteriormente alterada pela Lei n. 13.105/15 (novo Código de Processo Civil) e pela Lei n. 13.129/15. O artigo 1° da Lei n. 9.307/96 estipula que “as pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis.” A partir de 2015, com as modificações trazidas pela Lei n. 13.129/15, a administração pública direta e indireta também passou a ser autorizada a utilizar-se da arbitragem para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis.

[...]o meio alternativo de solução de controvérsias através da intervenção de uma ou mais pessoas que recebem seus poderes de uma convenção privada, decidindo com base nela, sem intervenção estatal, sendo a decisão destinada a assumir a mesma eficácia da sentença judicial, e é colocada à disposição de quem quer que seja, para

solução de conflitos relativos a direitos patrimoniais acerca dos quais os litigantes possam dispor. Carmona (2004, p. 51-53).

 

A arbitragem é um processo mútuo ao Processo Judiciário e esta age de forma informal e flexível, é um método alternativo sem intervenção de qualquer órgão estatal para resoluções de conflitos, que oferece decisões técnicas e ágeis, pois quem decide as questões na maioria das vezes são especialistas na área do conflito mediante um acordo entre as partes, a mesma também oferece a possibilidade de fixar um prazo para um árbitro proferir sua sentença, caso isso não aconteça o mesmo tem seis meses para elucidar a questão. De acordo com o artigo 21, §2º, da Lei n. 9.307/96 que regula a arbitragem, devem ser respeitado no procedimento os princípios do contraditório em que os sujeitos envolvidos no conflito devem ter direto a informação e a reação garantindo assim o poder de influência na decisão do árbitro ocorrendo um distanciamento seja da causa e dos sujeitos envolvidos no processo arbitral.

   O procedimento arbitral estar amparado por uma cláusula arbitral que é também chamada de cláusula compromissória, firmada no corpo ou de forma anexa a um contrato. A cláusula arbitral normalmente prevê os litígios futuros ou eventuais que surjam a partir de uma determinada reação jurídica contratual deverão ser resolvidos pela via arbitral. Outro modo de prevê a arbitragem é por meio do compromisso arbitral, quando a controvérsia já está instaurada de modo extracontratual e as partes procuram uma forma amigável de resolvê-la. Além disso, o processo arbitral é sigiloso no que se evita o constrangimento da exposição pública do conflito ou a veiculação de informações privadas acerca das pessoas ou empresas envolvidas no processo.

 

3 IDENTIFICAR OS MÉTODOS APLICADOS PELA ARBITRAGEM PARA A RESOLUÇÕES DE CONFLITOS

 

A arbitragem, bem como a nossa jurisdição tradicional, utiliza-se de um método e é um instrumento de heterocomposição, uma vez que quem decide a controvérsia é um árbitro, ou vários árbitros, ou seja, está vinculada a figura de um terceiro. Este árbitro pode ser qualquer pessoa maior de 21 anos, que tenha plenas capacidades mentais e que goze de confiança das partes, pois para a arbitragem ser instituída é necessário está nos contratos uma cláusulacompromissória em que as partes acordam que qualquer divergência sobre o mesmo seja resolvida por meio da arbitragem. É necessário também que este árbitro endereçadopara a resolução da controvérsia seja independente, imparcial, competente, diligente ediscreto,ou seja, o mesmo não pode ter interesse no resultado do conflito e não pode ser vinculada a nenhuma das partes envolvidas.              

      No caso da arbitragem envolver vários árbitros, o que se denomina de tribunal arbitral, cada parte indica um árbitro e este indica um terceiro, ou também se pode delegar a um terceiro essa escolha. Quando a solução da controvérsia é fundamentada nas regras de direito, essa possui o nome de arbitragem de direito. No caso do árbitro proferir sua decisão fora das regras do direito de acordo com seu real saber e entender, o que pode reduzir os efeitos da lei e decidir de acordo com seu critério justo, denomina-se de arbitragem por equidade, nesse caso as partes devem terminantemente autorizá-lo. Portanto, a arbitragem no mundo romano era ordenada por:


[...] um simples cidadão, escolhido, de comum acordo, pelas partes. Se essas não acordam na escolha do juiz, é-lhes apresentada uma relação de nomes de cidadãos conceituados, de senadores (álbum judicum) para que, definitivamente, elejam um para ser o juiz do pleito,a quem cabe o julgamento do processo. Apesar das cautelas tomadas, o mais das vezes, a escolha do juiz recai em cidadãos, não de todo, familiarizados com as lides da justiça. Guimarães (apud SANTOS 2004, p. 25).

 

É importante salientar as formas de operacionalizar arbitragem, sendo assim quando em um contrato a cláusula arbitral se reporta a uma instituição arbitral para administrar o procedimento, se tem o nome arbitragem institucional ou administrada, em que essa instituição tem um regulamento que determina como a arbitragem deve se desenvolver. Em outro caso as partes fixam as regras e as formas em que o processo arbitral será conduzido de acordo com o caso específico, desta forma o procedimento arbitral não seguirá as regras de uma instituição arbitral, e sim o que foi acertado pelas partes, ou o que foi determinado pelo árbitro, nesse caso infere-se o nome de arbitragem ad hoc (para isto), ou seja, para um determinado ato. Fica evidente nesse caso uma flexibilidade no procedimento, em que se tem um processo mais humano e mais rápido em sua finalização.

 

4 AVALIAR A ARBITRAGEM E A RELAÇÃO COM A CRISE DE JURISDIÇÃO

 

O judiciário brasileiro tem uma imagem negativa por parte da população devido à morosidade dos processos. A lentidão do judiciário é um problema antigo, tendo com principais causas, o grande número de recursos existentes, descumprimento de prazos, baixo números de juízes e estruturas sucateadas. Naturalmente as tramitações levam um tempo considerável para ser solucionadas, e os prazos descumpridos contribuem para além de tornar mais lento todo o processo favorecer especulações e impunidades.

A morosidade dificulta o acesso da população à justiça, ferindo um direito fundamental do cidadão, que é garantido pela Constituição no artigo 5° inciso LXXVIII, o Princípio da Razoável Duração do Processo, garantindo celeridade.Além disso, julgamentos tardios perdem gradativamente seu caráter reparador. A populaçãovem perdendo a confiança na justiça porque não vê eficiência para tratar dos litígios.

Sendo assim o novo código de processo civil regula a arbitragem como uma alternativa para resolução de conflitos, em que a mesma possui uma consensualidade entre as partes envolvidas no problema. Essa arbitragem possui um caráter informal, por exemplo, na medida em que não é exigida a participação de um advogado, e flexível no tocante em que as podem fixar regras e formas de condução do processo arbitral. Outra característica que tem atraído a sua utilização principalmente nas relações comerciais é a confidencialidade que permeia no procedimento, as partes e os árbitros tem como obrigação não divulgar ou publicar dados referentes àquela disputa, desta forma as partes ficam protegidas do uso de informações indevidas por terceiros estranhos a relação e impede que a disputa possa repercutir em meios públicos e em mercados financeiros por exemplo.

Outra grande característica da arbitragem é que a mesma se utiliza de um método diferente da nossa jurisdição tradicional no que diz respeito à sentença, está expressamente posto no artigo 30 da lei de arbitragem que a mesma só pode ser objeto de um único recurso, sendo a utilização dessa palavra recurso em sentido estrito, pois não é autorizada a reforma da decisão, o mesmo só deve corrigir qualquer erro material da sentença e esclarecer alguma obscuridade, dúvida ou contradição da sentença já proferida, ou solicita esclarecimento de pontos omitidos. Sendo assim pelo artigo 18 da lei 9.307/96 diz que sentença proferida pelo árbitro, equipara-se a sentença judicial, ou seja, tem natureza jurídica de sentença em que se estabelece coisa julgada entre as partes. É possível notar que na jurisdição tradicional os inúmeros recursos possíveis é que conferem a falta de celeridade nas tramitações do processo e fazem com que a arbitragem ganhe cada vez mais prestígio e importância na sociedade contemporânea.

As maiorias dos casos arbitrados tratam de direito societário, fornecimento de bens e serviços, aluguel, direito empresarial e construção civil e energia. O número de arbitragens iniciadas nas maiores câmaras brasileiras cresceu 47% entre 2010 e 2013, foram iniciados mais de 310 novos casos em 2014 em comparação com o ano de 2008, de acordo com os dados fornecidos pelas principais instituições arbitrais em casos brasileiros, entre elas estão o Centro de Arbitragem da Amcham–Brasil; Centro de Arbitragem da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC); Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem de São Paulo (Ciesp/Fiesp); Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM); Câmara de Arbitragem da Fundação Getúlio Vargas (CAM/FGV); e Câmara de Arbitragem Empresarial- Brasil (Camarb).

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O trabalho em questão visa de forma muito específica relacionar um caso concreto com hipóteses de do processo arbitral e os processos judiciários brasileiros. De forma geral, será inicialmente tratada a compreensão de fato no que é baseado o processo arbitral, suas formas de aplicação, suas regras e as exceções que podem ser utilizadas a depender do caso. Será tratado também acerca do princípio da identificação dos métodos aplicados pela arbitragem para que houvesse as resoluções de conflitos e também a arbitragem relacionada à crise de jurisdição.

Outro ponto a ser discutido no artigo, trata especificamente do caso da relação dos métodos que são aplicados através da arbitragem para resoluções de conflitos, com um instrumento conhecido como heterocomposição, sendo o dever de um árbitro solucionar os litígios, tendo em vista regras as quais se aplicariam a este, sendo uma delas a que o árbitro tem de possuir 21 anos ou mais possuindo capacidades mentais e que tenha a confiança de ambos, pois para a arbitragem ser instituída é necessário está nos contratos uma cláusulacompromissória em que as partes acordam que qualquer divergência sobre o mesmo seja resolvida por meio da arbitragem.

Em que pese, a arbitragem poderia ser utilizada como alternativa de resolução de conflitos de forma continua e eficaz? Sim, pois neste processo arbitral existem especialistas nas resoluções de tais controvérsias, onde é limitado um tempo de 180 dias para que este venha ser solucionado, caso isso não aconteça o mesmo tem seis meses para elucidar a questão, se diferenciando do processo jurídico brasileiro que dura em torno de 5 a 7 anos para ser solucionado. Portanto, a arbitragem possui suas desvantagens por agir de forma informal e flexível, é um método alternativo sem intervenção de qualquer órgão estatal para resoluções de conflitos, porém esta pode sim ser utilizada nas resoluções dos litígios de forma eficaz e continua.

 

 REFERÊNCIAS

BOSCARDIN, Ivan Mercadante. Vantagens e desvantagens do instituto da arbitragem no Brasil. Disponível em:<http://mercadanteadvocacia.com/artigo/vantagens-e-desvantagens-do-instituto-da-arbitragem-no-brasil/ >. Acesso em 15 maio 2017.

DA SILVA , Felipe Rangel; CARVALHO, Thomaz Jefferson. Crise do Poder Judiciário versus arbitragem: Concretização do Direito Fundamental ao Acesso à Justiça. Disponível em:. Acesso em: 07 maio 2017.

DE QUEIROZ, Joaquim Augusto. Dever de sigilo no procedimento arbitral. Disponível em:. Acesso em: 06 maio 2017.

GLAYCE, ELLEN . MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Disponível em:. Acesso em: 06 maio 2017.

GOUVEIA, Livia. Princípios processuais constitucionais da arbitragem. Disponível em: <https://ligouveia.jusbrasil.com.br/artigos/203495909/principios-processuais-constitucionais-na-arbitragem >. Acesso em 17 mar. 2017.

LEMES , Selma. Arbitragem. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2017.

NOGUEIRA E MALAFAIA. Natureza jurisdicional da arbitragem. Disponível em:<http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14549>. Acesso em 15 mar. 2017

OLIVEIRA LEAL, Fernanda Rabelo. O princípio da razoabilidade, expresso na Constituição Federal a partir da Emenda 45/2004.Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2017.

O QUE É ARBITRAGEM?. Disponível em: . Acesso em 12 mar. 2017.

ROLVER, Taldeu. Arbitragem no Brasil cresce 47% em quatro anos. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2017.

SERRA, Mariana. As vantagens e desvantagens do Instituto da Arbitragem. Disponível em:<http://www.fcsadvocacia.com.br/materiasDetalhes.php?id_item=133 > Acesso em Março/2017.

SILVA BAZON, Ramon Carvalho. Dos recursos a sentença arbitral. Disponível em: . Acesso em: 07 maio 2017.

SILVA E CARVALHO, Felipe Rangel e Thomaz Jerffeson. Crise do Poder Judiciário versus Arbitragem: Concretização do Direito Fundamental ao acesso à Justiça. Disponível em:<http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=15308&revista_caderno=21>. Acesso em 15 mar. 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                               

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Vinicius Jose Melo Correia Viana).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados