JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Antonio José Teixeira Leite
Advogado. Mestre em Direito Constitucional. MBA Direito Tributário. Especializado em Direito Público e em Direito Previdenciário. Professor de Cursos de Graduação e Pós-graduação.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

Empresários e Sociedades Empresárias existentes no Direito Empresarial brasileiro

Juros do Crédito Imobiliário indexados ao IPCA, em substituição à TR

A DISSOLUÇÃO IRREGULAR DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA E A PARALISAÇÃO DA EMPRESA: controvérsias jurídicas

Obrigatoriedade das sociedades estrangeiras com participação em sociedade brasileira possuírem representante no Brasil, com poderes para receber citação

Compliance Internacional

A possibilidade dos servidores públicos se tornarem empresários

A quem se aplica a lei de falência

PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE

A responsabilidade dos empresários à luz da atual lei de falências

EMPRESAS INDIVIDUAIS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA E A SUPRESSÃO DO PRINCÍPIO DO "AFFECTIO SOCIETATIS" NO DIREITO EMPRESARIAL - VANTAGEM OU PREJUÍZO AO EMPRESÁRIO?

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Empresarial

A Resolução da Sociedade Simples em relação a um dos Sócios

Os sócios podem se retirar da sociedade simples, por vontade própria ou de forma involuntária, como no caso de falecimento.

Texto enviado ao JurisWay em 29/03/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Os sócios podem se retirar da sociedade simples, por vontade própria ou de forma involuntária. No caso de falecimento, em regra, haverá a liquidação de suas quotas. No entanto, pode o contrato social fixar regra diferente; ou os sócios remanescentes podem optar pela dissolução da sociedade ou pode ocorrer a substituição do sócio falecido por alguém escolhido pelos herdeiros. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.028 do Código Civil:  

Art. 1.028. No caso de morte do sócio, liquidar-se-á a sua quota, salvo:

I – se o contrato dispuser diferentemente;

II – se os sócios remanescentes optarem pela dissolução da sociedade;

III – se, por acordo com os herdeiros, regular-se a substituição do sócio falecido.

            No caso de retirada da sociedade por vontade própria, não será possível que os demais sócios venham a indeferir o seu pleito. O legislador adotou, como regra, que ninguém pode ser obrigado a permanecer ligado a uma pessoa jurídica. Em geral, as sociedades são constituídas por prazo indeterminado. Neste caso, haverá a necessidade do retirante notificar os demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias, como fixado no artigo 1.029 do Código Civil:  

Art. 1.029. Além dos casos previstos na lei ou no contrato, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade; se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de sessenta dias; se de prazo determinado, provando judicialmente justa causa.

            Consideremos que foi constituída uma sociedade simples por tempo indeterminado, composta pelos sócios A, B e C. A qualquer tempo, A poderá deixar a sociedade, notificando B e C, com antecedência mínima de sessenta dias. B e C, ao receberem a notificação, deverão deliberar a favor, pois não há como proibir que alguém permaneça na sociedade, sem a sua vontade.

            No entanto, B e C podem chegar à conclusão de que sem o sócio A, não haverá condições para a empresa continuar a existir. Neste caso, eles podem, no prazo de trinta dias após a notificação, optar pela dissolução societária. Esta regra encontra-se inserta no parágrafo único do artigo 1.029:

Parágrafo único. Nos trinta dias subsequentes à notificação, podem os demais sócios optar pela dissolução da sociedade.

     Consideremos, agora, que a sociedade simples foi constituída por temo determinado. Neste caso, haverá a necessidade de comprovação de justa causa, a ser operado pela via judicial. Consideremos que os sócios A, B e C constituíram uma sociedade com existência pelo prazo de dois anos. Em regra, como há uma duração certa, A, B e C devem permanecer como sócios até o fim. Se A desejar sair após um ano da constituição da sociedade, então deverá ingressar com ação judicial, requerendo a sua exclusão com base na existência de justa causa, a ser provada no processo.

            Analisaremos outra situação possível. Consideremos que numa sociedade simples composta pelos sócios A, B e C, os dois primeiros desejam excluir o terceiro, por algum motivo. O legislador permitiu a exclusão do sócio, mas condicionado à existência de falta grave ou por incapacidade. Logo, se C diverge de A e B, quanto ao desenvolvimento de determinada atividade, não será possível que este seja obrigado a se retirar. Mas, se C promoveu atos que comprometeram gravemente a imagem da empresa, poderá sim, ser excluído. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.030 do Código Civil:  

Art. 1.030. Ressalvado o disposto no art. 1.004 e seu parágrafo único, pode o sócio ser excluído judicialmente, mediante a iniciativa da maioria dos demais sócios, por falta grave no cumprimento de suas obrigações, ou ainda, por incapacidade superveniente.    

            Consideremos, agora, que o sócio C, atuando como empresário individual, teve a sua falência decretada. Neste caso, o legislador fixou a possibilidade de sua exclusão da sociedade de pleno direito, como previsto no parágrafo único do artigo 1.030, Código Civil:                               

Parágrafo único. Será de pleno direito excluído da sociedade o sócios declarado falido, ou aquele cuja quota tenha sido liquidada nos termos do parágrafo único do artigo 1.026.

                            

            O referido parágrafo único do artigo 1.026 traz a seguinte regra:

Art. 1.026. O credor particular de sócio podem na insuficiência de outros bens do devedor, fazer recair a execução sobre o que a este couber nos lucros da sociedade, ou na parte que lhe tocar em liquidação.

Parágrafo único. Se a sociedade não estiver dissolvida, pode o credor requerer a liquidação da quota do devedor, cujo valor, apurado na forma do art. 1-031, será depositado em dinheiro no juízo da execução, até noventa dias após aquela liquidação.

 

            Uma questão aplicável ao caso de exclusão do sócio refere-se ao valor que este receberá. A sociedade promoverá a liquidação de suas quotas, através da venda da parte do patrimônio relacionada. Por exemplo, se o sócio C possui 15% do capital social, então será levantado, em balanço específico, qual o patrimônio da empresa. A data para apuração do valor será o da resolução e não o do ingresso na sociedade. Esta regra encontra-se inserta no artigo 1.031 do Código Civil:

Art. 1.031. Nos casos em que a sociedade se resolver em relação a um sócio, o valor de sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-á, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.  

            Consideremos que levantada a situação patrimonial da empresa, apurou-se que 15% das quotas equivalem a um valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Poderá a sociedade, proceder a venda dos ativos referentes ao valor, com a consequente redução do capital social, ou podem decidir por pagar o devido ao sócio retirante, sem que haja alteração no capital social. Esta regra encontra-se fixada no § 1º do artigo 1.031:  

§ 1º. O capital social sofrerá a correspondente redução, salvo se os demais sócios suprirem o valor da quota.

            Poderíamos questionar se há prazo para ser efetuado o pagamento e se é possível que o pagamento seja feito através de bens ou serviços, ou seja, por outros meios que não o dinheiro. Fixa o Código Civil que a quota será liquidada em dinheiro e no prazo de noventa dias, a partir da liquidação. O contrato social pode, no entanto, fixar prazo diverso, como inserto no § 2º do referido artigo 1.031:  

§ 2º. A quota liquidada será paga em dinheiro, no prazo de noventa dias, a partir da liquidação, salvo acordo, ou estipulação contratual em contrário.

            Consideremos que o sócio C retirou-se hoje da sociedade. Daqui há um ano, ele poderia ser demandado em juízo em face da sociedade não ter cumprido determinada obrigação perante algum credor. Destacamos que é notória a preocupação do legislador em proteger credores da sociedade. Seguindo esta lógica, o artigo 1.032 fixa a responsabilidade do sócio que foi excluído, pelo período de dois anos após averbada a resolução, nos seguintes termos:                              

Art. 1.032. A retirada, exclusão ou morte do sócio, não o exime, ou a seus herdeiros da responsabilidade das obrigações sociais anteriores, até dois após averbada a resolução da sociedade; nem nos dois primeiros casos, pelas posteriores e em igual prazo, enquanto nãos e requerer a averbação.    

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Antonio José Teixeira Leite).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados