JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Tales Calaza
Cursando Direito na faculdade ESAMC Uberlândia, formado em inglês pela Universidade de Cambridge. Mais informações na plataforma Lattes.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

O Cumprimento de Sentença no Novo CPC
Direito Processual Civil

A Liquidação de Sentença no Novo CPC
Direito Processual Civil

Introdução à Teoria Geral do Processo
Direito Processual Civil

Monografias Direito do Trabalho

A Terceirização de Serviços em Contraste com a Intermediação de Trabalho Humano

O presente artigo visa como principal objetivo construir um ideal teórico de diferenciação entre a terceirização de serviços e a intermediação de trabalho humano, assim como trazer um breve estudo sobre o direito do trabalho.

Texto enviado ao JurisWay em 14/07/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

1.    1. Introdução

  Em nosso País, a ideia de terceirização surgiu nos anos 60 e até hoje não há lei brasileira regulamentando-a de forma geral. De forma específica já foi criada, partindo do exemplo da Lei n° 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que regula o trabalho temporário, mas falando de uma maneira geral ainda não encontramos no ordenamento jurídico brasileiro tal lei que nos traz de uma maneira generalizada e conceituosa o tema “terceirização”.

 

2.     2. Pontos Cruciais

  A terceirização pode ser afirmada como “o fenômeno pelo qual o trabalhador é inserido no processo produtivo da empresa tomadora de serviços, sem que haja vinculação empregatícia à mesma, preservando-se essa vinculação com a empresa intermediária” (FGV).

  Para o doutrinador Sérgio Pinto Martins, temos que a terceirização “consiste na possibilidade de contratar terceiro para a realização de atividades que não constituem o objeto principal da empresa, sendo extensiva à produção de bens e serviços”.

  Assim podemos conceitua-la por fim como: “a estratégia de gestão empresarial pela qual se desloca a realização de certas atividades não essenciais da empresa para outras organizações especializadas em seu desenvolvimento” (FGV).

   Na terceirização será determinada alguma tarefa a ser cumprida por trabalhador vinculado a prestadora de serviços. Não havendo vínculo jurídico na terceirização com os empregados.

 

3.     3. Súmula 331 TST

   A referida súmula traz as hipóteses em que é possível a terceirização ocorrer:

I-                    Trabalho temporário, trazido pela Lei n° 6.019/74.

II-                  Serviços de vigilância, trazido pela Lei n° 7.102/83.

III-                Serviços de conservação e limpeza.

IV-               Serviços especializados ligados à atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.

Nesses casos supracitados, ocorrem as “terceirizações lícitas”, onde se mantém o vínculo empregatício com a empresa prestadora de serviços.

 

4.     4. Mão de Obra Interposta

   Em contraste com a terceirização, temos a intermediação do trabalho humano. Para muitos, pode parecer a mesma ideia, porém uma sutil diferença torna essa atividade ilegal.

   A intermediação do trabalho é uma pratica além de ilegal, inconstitucional. Por ela pode-se entender como um “aluguel de humanos”, ou um “aluguel de mão de obra”, sobre essa ideia fere princípios básicos como o da dignidade humana e da valorização social do trabalho.

   Nessa hipótese a prestadora de serviços apenas forneceria trabalhadores para laborares sobre regras e vigilância da empresa tomadora de serviços, ou seja, a prestadora não é especializada em nenhuma atividade, apenas contrata empregados e os “aluga” para as tomadoras.

   Segundo Arion Sayão Romita “esta seria a descaracterização de relação de emprego mediante a introdução de um terceiro, que, só nominalmente, figura como empregador”.

   A diferença desta pratica ilegal para a terceirização é a especialidade da empresa prestadora de serviços em alguma atividade, que prestará serviços ao tomador por meio de seus empregados, mas sob sua égide.

 

5.     5. Base Legal

 Como base jurídico-legal, temos a Súmula 331 do TST que traz que

I-                    a contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vinculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário.

II-                  A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional.

III-                Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância e de conservação e limpeza, bem como a de serviços especializados ligados à atividade meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta.

IV-               O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador de serviços quanto aquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.

V-                 Os entes integrantes da Administração Pública direta e indireta respondem subsidiariamente, nas mesmas condições do item IV, caso evidenciada a sua conduta culposa no cumprimento das obrigações da Lei n° 8.666/93, especialmente na fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais e legais da prestadora de serviço como empregadora. A aludida responsabilidade não decorre de mero inadimplemento das obrigações trabalhistas assumidas pela empresa regularmente contratada.

VI-                A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.

 

6.     6. Responsabilidade Subsidiária

No caso do empregado trabalhar sob boa-fé da prestadora e da tomadora de serviços, “a empresa tomadora da mão de obra vai figurar como garantia do pagamento das eventuais dívidas trabalhistas deixadas pela fornecedora, uma vez que aquela é responsável solidariamente por esses direitos” (FGV).

Na hipótese do empregado trabalhar com pessoalidade, habitualidade, subordinação jurídica e onerosidade para o tomador de serviços, estará cumprindo os requisitos da relação de vínculo empregatício, ou seja, embora empregado da fornecedora de serviços, é empregado da tomadora de serviços.

 

Conclusão

 

 

O seguinte trabalho teve base em súmulas do TST e no curso de Direito do Trabalho trazido pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Possui como principal objetivo esclarecer e evidenciar a diferença entre a terceirização e a intermediação de trabalho humano, assim como contextualizar e trazer de uma forma didática uma noção do curso de Direito do Trabalho.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Tales Calaza).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados