Outros artigos do mesmo autor
Usucapião ExtrajudicialDireito Civil
Outras monografias da mesma área
O AMBIENTE JURÍDICO DA PUBLICIDADE NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
O "Punitive Damege" nas relações de consumo.
A COBRANÇA DE TÍTULOS BANCÁRIOS E OS DANOS MORAIS
O Código de Defesa do Consumidor e o envio de cartão de crédito não solicitado
VIAGEM INTERNACIONAL E A PERDA DAS GARANTIAS CONSUMERISTAS
PIS E COFINS ENERGIA - STJ ACABA DE DECIDIR PELA ILEGALIDADE DO REPASSE NAS CONTAS DE ENERGIA
Do dever de informar do fornecedor contra o dever de saber do consumidor parte 2
COMÉRCIO NÃO PODE IMPOR VALOR MÍNIMO PARA AS COMPRAS COM CARTÃO DE CRÉDITO
Fui demitido. Tenho direito a continuar no Plano de Saúde Coletivo da Empresa?
O FIM DO ABUSO DAS COMPANHIAS AÉREAS
(CCJ do Senado Aprova Limite para Multa no Cancelamento de Passagens Aéreas)
É evidente o desgaste dos consumidores que planejaram uma viagem e que de última hora necessitam cancelar tudo, somado a frustação existente em cancelar a viagem está a necessidade de pagar pela desistência. Um Verdadeiro Absurdo!
Neste sentido, foi aprovado na data de 15/04/2015 um projeto de lei, a ser incluída no Código Brasileiro da Aeronáutica (Lei 7.565/1986) que fixa um teto de cobrança para as companhias aéreas no caso dos cancelamentos de voos solicitados por passageiros.
Desta forma, a proposta, que seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso capaz de levá-la para o plenário do Senado, determina que no caso de cancelamento dos bilhetes dentro da validade, a multa será limitada a percentual de 5% ou 10% da tarifa paga, e o restante do valor pago deverá ser devolvido ao consumidor/passageiro.
O critério de restituição é temporal, assim a taxa de 5% está prevista para os pedidos feitos, com no mínimo, cinco dias de antecedência da data da passagem, e nos outros casos a taxa será de 10% do valor pago. Entretanto, a nova lei não abrangerá os casos em que os consumidores perderam o voo.
O Objetivo do projeto de lei é inibir o abuso das companhias aéreas na cobrança de multas exorbitantes pela remarcação ou reembolso, quando os bilhetes estejam ainda dentro do prazo de validade.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |