Outros artigos do mesmo autor
EUTANÁSIADireito Penal
Resenha do filme Justiça para Todos Estatuto da OAB/Código de Ética
Outras monografias da mesma área
Súmulas Vinculantes sob a ótica da decisão justa
A efetivação dos direitos e garantias fundamentais e o direito ao mínimo existencial
IMPENHORABILIDADE DO SALÁRIO? Colisão de direitos fundamentais.
O calote eleitoral e o roubo aos direitos dos trabalhadores
INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS E A TEORIA DA RESERVA DO POSSÍVEL
A extensão da contribuição sindical para os servidores públicos e seus efeitos
Sobre o Direito dos Indios - resumidamente.
Texto enviado ao JurisWay em 31/05/2016.
Direito dos Índios
O Direito dos Índios foi assegurado na Constituição do Brasil em 1988, nela impôs o respeito aos costumes, crenças, tradições desse povo, assim como o direito sobre as terras que ocupam. Esses direitos constitucionais estão expressos no capitulo da CF/88 no titulo VIII, “Da Ordem Social”, capitulo VIII, “Dos Índios”.
Nesse capitulo inovasse os conceitos sobre o Índios que antes da Constituição era chamado de Estatuto do Índio e os tratava como uma categoria social transitória e garante suas terras como direitos originários, ou seja, anterior da criação do próprio Estado.
Descrito no caput artigo 231 da Constituição:
"São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."
O Brasil passa, portanto a reconhecer o direito à diferença, ou seja, serem índios e de permanecerem como tal indefinidamente, não implica menos direito nem privilégios. A CF/ 88 assegura aos povos indígenas a utilização das suas línguas e processos próprios de aprendizagem no ensino básico (artigo 210, § 2º). Permitiu também que os índios, suas comunidades e organizações, como qualquer outra pessoa no Brasil, tenham legitimidade para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses.
A CF/88 eleva também à categoria constitucional o próprio conceito de Terras Indígenas, que assim se define, no parágrafo 1º. de seu artigo 231: "São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições."
No que se refere às Terras Indígenas, a Constituição de 88 ainda estabelece que:
A Constituição de 1988 também reconhece aos índios:
Nas Disposições Constitucionais Transitórias, fixou-se em cinco anos o prazo para que todas as Terras Indígenas no Brasil fossem demarcadas. O prazo não se cumpriu, e as demarcações ainda são um assunto pendente.
Apesar do respaldo constitucional, os direitos do Índio ainda estão longe de serem cumpridos devidamente. Cabe agora aos Índios e as entidades de apoio, universidades e até e principalmente o Mistério Público para se obter nessa direção por parte de todos os que atuam na questão, Há de se fazer assim como em 1987 e 1988, onde formou-se uma coalisão entre o movimento indígena e o movimento de apoio aos índios para conduzir iniciativas referentes aos direitos indígenas na nova Constituição do país para de fato serem cumpridas.
Nenhum comentário cadastrado.
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |