JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Moises Pacheco
Moises Pacheco,servidor publico,estudante de direito,instrutor de CFC

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Sobre o médico que escrevia nas pacientes:
Outros

Reação ou auto defesa.
Direito Penal

O Haiti é aqui.
Outros

O TRANSITO EM TRANSE
Direito de Trânsito

Gripe A.O direito a vida
Responsabilidade Civil

Mais artigos...

Monografias Direito de Família

O toque de recolher para crianças e adolescentes:

Breves considerações sobre este fato que vem acontecendo em SP.

Texto enviado ao JurisWay em 13/07/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

O fato já é típico em algumas cidades como Ilha Solteira, Fernandópolis e Itapura no estado de São Paulo e a cidade de Cambara no estado do Paraná. O fato vem gerando controvérsias,mesmo que só atinja adolescentes e crianças desacompanhadas de seus pais ou responsáveis.

A quem pregue a inconstitucionalidade desta norma, alegando a perda do direito de livre locomoção dos cidadãos estabelecidos no artigo 5º da Constituição Federal, em seu inciso XV, que se convencionou chamar de direito de "ir e vir”, (““ é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;”). O representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves, acredita que a medida restringe a liberdade: “O Poder Judiciário, nem mesmo o Conselho Tutelar, pode substituir as famílias. Quem tem que estabelecer os limites são os pais. Esse toque de recolher tem um tom de criminalização e de perseguição a crianças e adolescentes e se emprega à polícia, que certamente não é capacitada e preparada para esse tipo de abordagem”.

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) se manifesta:” quando crianças e adolescentes migram para as ruas em horários e situações de risco elas estão dizendo para todos nós que precisam de proteção e que estão sendo vitimizadas, exatamente nos supostos lugares de refúgio e cuidado. A ida para as ruas tem representado, muitas vezes, alternativas de sobrevivência às fomes de pão e afeto. E que crianças e adolescentes não estão nas ruas apenas por falta de limite, disciplina e regras de limitação de conduta.”.

Em contrapartida, numa maior corrente, a quem defenda estas normas devido à perda parcial do pátrio poder, das pesquisas que mostram o aumento do nível de criminalidade no horário noturno. Sustenta a juíza de Cambara cidade que recentemente instituiu este critério: “É uma medida preventiva que tem o objetivo de evitar a proximidade de crianças e adolescentes com drogas, em locais propícios para isso”. Para o jurista Dalmo Dallari, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, a determinação preserva crianças e adolescentes das más influências. Diz ele: “Achei que isso, na verdade, fazia falta. Todos os dias temos notícias do envolvimento de crianças com drogas, menores usados como traficantes. Essas medidas não impedem a criança e o adolescente de saírem a rua à noite. Pode ficar até de madrugada. O que estabelece é que não podem ficar sozinhos”. A psicopedagoga Geórgia Vassimon comenta: “Pode ser positiva se ela gerar um movimento educativo e gerar discussão na cidade. E é negativo se ficar só no esquema autoritário, que pode gerar outros movimentos de criminalidade na cidade. Acho que falta conversa nas famílias”.

O ECA afirma:Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária” e também diz:” Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais”.

Portanto, guiando-se por estes artigos, em particular o artigo dezesseis que se refere as “restrições legais” podemos considerar o “toque de recolher”’como uma restrição legal, pois trata-se de situação típica: a defesa dos interesses do estatuto da criança e do adolescente, visto que em primeiro lugar compete aos pais proteger os filhos assim como sucessivamente a comunidade, a sociedade em geral e por ultimo o poder publico. Este, portanto visualizando a incapacidade dos demais agentes de proporcionar esta segurança toma medidas drásticas, com resultados eficazes.

É notório que existem adolescentes que ora trabalham ou estudam a noite, porem não as altas horas da noite e da madrugada, como é possível ver, nas ruas, crianças e adolescentes vagando sozinhos nestes horários, assim como freqüentando ambientes impróprios e extremamente nocivos ao seu desenvolvimento sócio-cultural,inclusive pondo sua integridade física e moral em risco.

Todas essas afirmações são validas, pois ajudam a colocar este problema em evidencia para que destas controvérsias surja uma solução para esta questão. Solução esta que parte dos pais e do Estado,através do ministério publico,conselhos tutelares.

Consideremos então valido o “toque de recolher” para crianças e adolescentes onde ele estiver em vigor, pois esta cumprindo bem seu propósito e aonde venha ser implantado, que se cerque de todas as medidas necessárias para sua eficácia, pois o Estado não pode ficar inerte a realidade.

Junto com esta medida fazem-se necessárias também outras providencias como a participação ativa dos pais na educação de seus filhos, pois a família é o alicerce do aprendizado das relações humanas, do discernimento entre o certo e o errado, não a escola ou a sociedade. Estas tem papel formador e qualificador  do conhecimento cultural do individuo.

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Moises Pacheco).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Gabriel Da Silva Lima (06/02/2010 às 21:40:16) IP: 201.1.144.79
um adolescente entre 13 e 15 anos pode ficar na rua ate dez horas da noite ??? me respondam por favor é muito inportante para mim .
2) Jair Alves Csta (04/03/2010 às 16:30:50) IP: 189.104.183.36
Fico preocupado quando a "sociedade" se vale de um poder imperador pra resolver uma situação como esta. Reflito o seguinte; se a criança e ou adolescente está na rua, trabalhando(trabalho infantil), roubando, usando drogas, ou en situação de vulnerabilidade é porque algo esta errado em sua família e ela através destes atos está suplicando SOCORRO.
Proibiremos as crianças de circularem á noite sozinhas, elas passaam a circular durante o dia!
3) Sérgio Nazário (05/03/2010 às 10:57:43) IP: 187.41.85.207
Se um adolescente impetrar Habeas Corpus contra esse toque de recolher tem alguma chance do pedido ser deferido?
4) Fernando (06/03/2010 às 01:04:59) IP: 189.107.128.184
Creio que, o que falta é a criação de um curso de Técnico em Gestão Familiar, que funcionará junto aos Conselhos Tutelares e/ou aos Juizado da Infância e da Adolescência; sendo obrigada a participação dos pais no programa, (Exemplo Super Nani -SBT; creio que minimizará muitos problemas familiares e desafogará a promotoria.
5) Renan (06/03/2010 às 04:54:24) IP: 201.29.190.179
Dependendo da localidade onde você reside, há de se ratificar esta atuação do Poder Público. Penso que desta forma o Estado iniciou uma reflexão em cada uma das famílias que vivenciam esta ação, bem como as que não vivenciam mas acompanham este fato. Noticiários informam periodicamente a expansão da violência e, alguns dados afirmam que esta ocorre no decorrer da noite. Enfim, dependendo da região onde você reside é melhor agir em conformidade com a lei.
6) Fábio (08/03/2010 às 22:47:22) IP: 189.105.6.192
Ainda bem que existem juizes que pensam assim e preocupam-se efetivemente com os menores. Estão corretos porque é dever do Estado zelar pelo bem estar desses jovens. Princiopalmente em um país onde os pais omissos e impotentes viraram refens dos filhos agressivos, sem limites e extremamente ousados. Quem diz que esse dever é só da família está desinformado e com retórica hipócrita, e aposto que nada faz de fato para trazer soluções verdadeiras. Parabéns aos juizes que assim agem.


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados