JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Isadora Murano
Sócia na Murano Advogados

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito de Família

DA POSSIBILIDADE DE MAJORAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA

Breves comentários acerca da possibilidade de se requerer a majoração o valor da pensão alimentícia.

Texto enviado ao JurisWay em 16/03/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

DA POSSIBILIDADE DE MAJORAÇÃO DA PENSÃO ALIMENTÍCIA

 

O pagamento de pensão alimentícia à filho se tornou algo extremamente comum nos dias atuais, devido ao grandioso número de separações e divórcios entre casais e, até mesmo, ante a inexistência de união entre ambos após o nascimento das crianças, ocorrendo assim à necessidade de definição, pela via judicial ou extrajudicial, da colaboração financeira que caberá a cada genitor.

 

O fato é, que em determinados casos, dependendo da idade, estilo de vida dos filhos ou situação financeira dos genitores, a prestação alimentícia é fixada em valor que acaba se tornando insuficiente para o pleno sustento da prole. Daí, a possibilidade e necessidade, do pedido de majoração da pensão alimentícia através da chamada Ação Revisional de Alimentos, que é baseado no tipo de mudança ocorrida na equação possibilidade-necessidade.

 

O termo “equação possibilidade-necessidade” significa, que a referida ação revisional, deve ter como causa de pedir, ser fundamentada, na mudança da situação financeira do devedor ou necessidade do credor de alimentos, ou seja, deve ser considerada a real necessidade de quem o pede, bem como, a possibilidade econômica de quem os presta.

 

Alguns exemplos do que seriam essas mudanças para o embasamento do pedido de majoração, são: o aumento das necessidades do filho, uma criança que não estudava e passa a estudar (atingimento da idade escolar), a realização de um curso que implique na mudança de domicílio, ou no caso de um genitor que foi admitido em novo emprego com maior remuneração.

 

Enfim, existe uma série de acontecimentos capazes de gerar reflexos na situação fático-financeira, tanto do obrigado, quanto dos alimentados/filhos e, por consequência disso, torna-se imprescindível à revisão do valor da prestação alimentícia, com o fito de buscar a proporcionalidade entre a época em que a mesma fora fixada ou acordada e a situação atual em que vivem os pais e os filhos.

 

Assim sendo, constata-se que a possibilidade jurídica de majorar o valor da pensão, baseia-se em uma questão de fato, que é representada pelas oscilações, os famosos “altos e baixos”, normalmente ocorridos na vida das pessoas, mais precisamente na mudança da situação econômica dos envolvidos.

 

A Ação Revisional de Pensão Alimentícia encontra-se prevista no artigo 1.699 do Código Civil Brasileiro, que dispõe o seguinte: “Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo”.

 

Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, encartado no Recurso Especial n. 1.505.030-MG[1], esta ação revisional de alimentos tem como objeto, a majoração do encargo, diante da modificação da situação financeira de quem presta os alimentos ou os recebe, mas também à alteração da própria forma do pagamento sem modificação de valor, ou seja, pode contemplar a pretensão de modificar a forma da prestação alimentar, devendo ser demonstrada a razão pela qual a modalidade anterior não mais atende à finalidade da obrigação, cabendo ao juiz fixar ou autorizar, se for o caso, um novo modo de prestação, como por exemplo, uma pensão que antes era repassada em espécie pode ser alterada para pagamento de uma despesa específica, como escola ou universidade.

 

A mencionada ação é demanda através de um procedimento especial regido pela Lei de Alimentos (Lei nº 6.478/68) e deve ser proposta no domicílio do próprio alimentado, sendo que, se o Juiz decidir pela majoração da prestação, o novo valor fixado deve retroagir à data em que o obrigado foi citado para responder ao processo e, o beneficiário, no caso o alimentado, se não possuir capacidade plena, deverá ser representado ou assistido pelo indivíduo responsável para tal.

 

Conclui-se, portanto, que se houve modificação na situação financeira de quem presta os alimentos ou na condição do filho ou filhos que os recebem, poderão os privilegiados buscar o Poder Judiciário e requerer o aumento da prestação através da Ação Revisional de Alimentos.

 

Isadora de Moraes P. Murano – Sócia na Murano Advogados

 

 



[1]REsp 1.505.030-MG, Ministro Relator Raul Araújo. Órgão Julgador: Quarta Turma. Data do Julgamento: 06/08/2015

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Isadora Murano).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados