envie um e-mail para este autorOutros artigos do mesmo autor
Terá Validade?Direito Penal
Outras monografias da mesma área
ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL
Lista fechada em sistema proporcional
REPRESENTAÇÃO POR CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO
O PROBLEMA DA CORRUPÇÃO SÃO OS POLÍTICOS E NÃO O SISTEMA ELEITORAL
ELEIÇÕES DE 2010: RESOLUÇÕES DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (III)
Monografias
Direito Eleitoral
A discussão sobre esse assunto perde sentido sem uma reflexão sobre seu significado.
Texto enviado ao JurisWay em 07/02/2015.
Obrigatoriedade do voto.
A discussão sobre esse assunto perde sentido sem uma reflexão sobre seu significado. Durante anos a sociedade brasileira buscou reinstaurar a democracia, regime em que o voto tem papel decisivo, já que é canal privilegiado de expressão da vontade popular.
Se a democracia plena está inevitavelmente vinculada à possibilidade de escolher, o próprio ato de votar deveria ser uma escolha. É assim nos Estados Unidos, país considerado por muitos como exemplar modelo democrático.
Portanto, é de se estranhar que, em uma democracia, o direito do voto transforme-se em obrigação. Os votos nulos e brancos quase ganharam as eleições de 89 em alguns recantos do país. Boa parte os eleitores de votos brancos e nulos apenas cumpriram uma obrigação para não sofrerem as penalidades da lei. Estes votos até podem servir para expressar a descrença inúmeros brasileiros. Mas enquanto não ficar claro que voto é direito, expressão de uma vontade, não estaremos construindo um estado verdadeiramente democrático.
Apenas quando entendermos de fato que o voto é um direito, não obrigação, poderemos também entender o que significa direito à vida, à liberdade, à saúde e educação, à igualdade de oportunidades e outros direitos garantidos pela Constituição mas não pela prática social.
Assim com lucidez devemos lutar pela não obrigatoriedade do voto, pois a obrigatoriedade do mesmo fere o próprio significado do que é democracia, assim tenho plena convicção de que muitos brasileiros defendem o fim da obrigatoriedade do voto, para realmente ver a construção de uma verdadeira democracia brasileira.
Nenhum comentário cadastrado.
| Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |