JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Ivani Glaci Drachenberg
IVANI GLACI DRACHENBERG, Advogada, pós-graduada em Direito Civil, Tributário, Constitucional, Administrativo, Família/Sucessões, Empresarial e Notarial/Registral. Autora do livro "A Responsabilidade Civil do Médico na Cirurgia Estética frente ao CDC"

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Constitucional

A técnica da lei "ainda constitucional"

A técnica da lei "ainda constitucional" usada pelo STF

Texto enviado ao JurisWay em 10/12/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Em que consiste a técnica da lei “ainda constitucional”? O STF já a utilizou?

A técnica da lei “ainda constitucional”, é também denominada pela doutrina e jurisprudência de “inconstitucionalidade progressiva” ou de “declaração de constitucionalidade de norma em trânsito para a inconstitucionalidade” segundo entendimento de Moura “consiste na flexibilização do controle de constitucionalidade utilizada em situações constitucionais imperfeitas, de forma a considerar as normas questionadas como ainda pertencentes ao arcabouço jurídico”.

Esclarece Bulos[1] que essa “situação constitucional imperfeita é o estágio provisório de constitucionalidade, no qual o ato legislativo passa por um progressivo processo de inconstitucionalização”.

Portanto, essas normas embora sejam incompatíveis com a Constituição Federal de 1988, situam-se entre a constitucionalidade plena e a inconstitucionalidade absoluta, devendo ser mantidas no ordenamento jurídico vigente em razão de suas circunstâncias fáticas.

Assim, nas palavras de Boulhosa[2] para que não haja a declaração de inconstitucionalidade da norma, “prefere-se mantê-la no ordenamento jurídico com o status de constitucional, até que certas situações fáticas sejam implementadas, quando então aquela mesma norma passa a ter o caráter de inconstitucional”.

Complementa Campos[3] dizendo que embora a lei seja declarada inconstitucional, ela ainda produzirá efeitos até certo ponto determinado na sentença pela Suprema Corte Brasileira, objetivando assim, o respeito ao princípio da segurança jurídica e interesse social (Lei 9.868/1999 - Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal).

No que tange a exemplificar o questionamento ora abordado, Akemi[4] cita como um dos exemplos de aplicação da técnica da “lei ainda constitucional” o caso da declaração de constitucionalidade do artigo 68 do Código de Processo Penal que prevê a legitimidade ativa do Ministério Público na defesa dos necessitados, na qual o Tribunal considera que essa norma permanece constitucional apenas enquanto as Defensorias Públicas não forem implementadas, é o que se extrai:

 

LEGITIMIDADE. AÇÃO ‘EX DELICTO’. MINISTÉRIO PÚBLICO. DEFENSORIA PÚBLICA. ARTIGO 68 DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL. CARTA DA REPÚBLICA DE 1988. A teor do disposto no artigo 134 da Constituição Federal, cabe à defensoria pública, instituição essencial à função jurisdicional do Estado, a orientação e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do artigo 5º, LXXIV, da Carta, estando restrita a atuação do Ministério Público, no campo dos interesses sociais e individuais, àqueles indisponíveis (parte final do artigo 127 da Constituição Federal). INCONSTITUCIONALIDADE PROGRESSIVA. VIABILIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DE DIREITO ASSEGURADO CONSTITUCIONALMENTE. ASSITÊNCIA JURÍDICIA E JUDICIÁRIA DOS NECESSITADOS. SUBSISTÊNCIA TEMPORÁRIA DA LEGITIMAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Ao Estado, no que assegurado constitucionalmente certo direito, cumpre viabilizar o respectivo exercício. Enquanto não criada por lei, organizada e, portanto, preenchidos os cargos próprios, na unidade da Federação a Defensoria Pública, permanece em vigor o artigo 68 do Código de Processo Penal, estando o Ministério Público legitimado para a ação de ressarcimento nele prevista. Irrelevância de a assistência vir sendo prestada por órgão da Procuradoria Geral do Estado, em face de não lhe competir, constitucionalmente, a defesa daqueles que não possam demandar, contratando diretamente profissional da advocacia, sem prejuízo do próprio sustento (RE 135.328/SP, Rel. Min. Marco Aurélio, 20/04/2001).

 

Porém, segundo Moura[5], críticos ao emprego da técnica da lei “ainda constitucional” argumentam que ela viola os princípios da segurança jurídica e da supremacia da Constituição, pois é inadmissível que se aplique uma norma infraconstitucional em discordância do previsto na Constituição, que é a lei maior.

Todavia, apesar das críticas, entende Boulhosa[6], que o sistema adotado pelo Supremo Tribunal Federal é acertado, pois o Direito é o reflexo das relações sociais e, para tanto, deve acompanhar suas constantes evoluções, ademais, como a atividade legiferante não acompanha a mesma evolução cronológica dos fatos jurídicos deve, pois a norma constitucional ser flexibilizada para melhor adequar-se aos fatos sociais, razão pela qual a técnica da “lei ainda constitucional” mostra-se uma técnica eficaz neste novo cenário de controle de constitucionalidade.

Dessa forma, com a técnica da “lei ainda constitucional” o Supremo não declara simplesmente a inconstitucionalidade da lei, mas permite ainda que produza efeitos até outro momento, indicado na decisão.

Isso faz com que determinadas decisões, em sede de controle, não terão seus efeitos a partir de sua prolação, evitando-se assim a insegurança jurídica e a contrariedade ao interesse social.

Assim, adota o Supremo a flexibilização da decisão de modo a reconhecer que na existência de situações constitucionais imperfeitas a norma constitucional seja relativizada para melhor adequação aos casos concretos e, ainda, quando questionadas essas normas sejam mantidas no ordenamento jurídico.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AKEMI, Tássia. No que consiste a “inconstitucionalidade progressiva”? Ela já foi utilizada pelo Supremo Tribunal Federal, no Brasil?  Disponível em: . Acesso em: 11 Nov. 2012.

BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BOULHOSA, Flavinia Gomes Santos. A técnica da lei “ainda constitucional” à luz da jurisprudência do STF. Disponível em: . Acesso em: 11 Nov. 2012.

CAMPOS, Ricardo Ribeiro. Leis Inconstitucionais ainda constitucionais? Disponível em <http://www.cjf.jus.br/revista/numero25/artigo13.pdf>. Acesso em: 11 Nov. 2012.

MOURA, Mirena Augusta dos Reis Carvalho. A técnica da lei "ainda constitucional" e a sua aplicação pelo Supremo Tribunal Federal. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,a-tecnica-da-lei-ainda-constitucional-e-a-sua-aplicacao-pelo-supremo-tribunal-federal,35733.html>. Acesso em 11 Nov. 2012.

 

 



[1]BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 158.

[2] BOULHOSA, Flavinia Gomes Santos. A técnica da lei “ainda constitucional” à luz da jurisprudência do STF. Disponível em: . Acesso em: 11 Nov. 2012.

[3] CAMPOS, Ricardo Ribeiro. Leis Inconstitucionais ainda constitucionais? Disponível em <http://www.cjf.jus.br/revista/numero25/artigo13.pdf>. Acesso em: 11 Nov. 2012.

[4] AKEMI, Tássia. No que consiste a “inconstitucionalidade progressiva”? Ela já foi utilizada pelo Supremo Tribunal Federal, no Brasil?  Disponível em: . Acesso em: 11 Nov. 2012.

[5] MOURA, Mirena Augusta dos Reis Carvalho. A técnica da lei "ainda constitucional" e a sua aplicação pelo Supremo Tribunal Federal. Disponível em: . Acesso em 11 Nov. 2012.

[6] BOULHOSA, Flavinia Gomes Santos. A técnica da lei “ainda constitucional” à luz da jurisprudência do STF. Disponível em: . Acesso em: 11 Nov. 2012.

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Ivani Glaci Drachenberg).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados